Aracatu

Aracatu

Últimas Notícias





Inscrições para o Sisu começam amanhã

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam amanhã (23) e vão até a próxima sexta-feira (26) no site do Ministério da Educação (MEC). Ao todo, serão 239.601 vagas oferecidas em 130 instituições, entre universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais.

Podem se inscrever estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, que obtiveram nota na redação diferente de zero e que não sejam treineiros (participantes menores de 18 anos no primeiro dia de realização da prova). É necessário informar o número de inscrição do Enem 2017 e a senha mais atual cadastrada no site.

O Sisu foi desenvolvido pelo ministério para selecionar candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior que utilizarão a nota do Enem como única fase de seu processo seletivo. A seleção é feita com base na nota obtida pelo candidato. No site do MEC, é possível consultar as vagas disponíveis, pesquisando as instituições e os seus respectivos cursos participantes.

Confira o cronograma completo do Sisu abaixo:

- 23/1 a 26/1: período de inscrições (as notas de corte serão divulgada nos dias 24, 25 e 26)

- 29/1: resultado da chamada regular

- 29/1 a 7/2: prazo para participar da lista de espera

- 30/1 a 7/2: matrícula da chamada regular

- 9/2: convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data

Bando rende vigilante e rouba armas do fórum de Itapetinga
Foto: Reprodução

Cinco homens fortemente armados invadiram o fórum da cidade de Itapetinga, no sudoeste baiano, e roubaram todas as armas que se encontravam no local. Segundo informações, a ação ocorreu na manhã desta segunda-feira (22).

Para terem acesso as armas, os bandidos renderam o vigilante que trabalhava no fórum. Diversas unidades da polícia estão em diligência pela região na intenção de capturar os autores do crime. 

Governo divulga resultado provisório de concurso para soldado da PM
Foto: Mateus Pereira/GOVBA

A Polícia Militar da Bahia (PMBA) publicou no Diário Oficial do Estado deste sábado (20) o resultado provisório com a lista dos classificados no concurso para o Curso de Formação de Soldados (CFSd) da corporação. Ao todo, foram convocados aproximadamente 2.500 candidatos.
Após a realização da prova teórica em agosto, os candidatos aprovados foram convocados dois meses depois para realizarem o Teste de Aptidão Física (TAF), as avaliações médica, odontológica e psicológica. Eles também passaram por investigação social e entregaram toda a documentação necessária e exigida em edital.
No Diário Oficial desta sexta também foi publicado o cronograma das próximas etapas, que envolvem entrega dos laudos aos candidatos, interposição, julgamento, devolução e resultado dos recursos, datas para novos exames, resultado final e apresentação para matrícula, que está prevista para 27 de março.
O resultado final do certame será divulgado em 24 de março e os aprovados já poderão se matricular três dias depois. Os futuros soldados irão estudar, durante nove meses de curso, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), e aprenderão disciplinas como Direitos Humanos, Abordagens, Tiro Policial, Policiamento Comunitário, Legislação, Policiamento de Trânsito, entre outras, além de passarem por estágio operacional antes de reforçarem o policiamento em todo o estado.
A PM orienta que o candidato acompanhe as publicações do Diário Oficial, pois as datas do cronograma podem sofrer alterações.

 Tanhaçueses reclamam de descaso do Banco do Brasil com usuários da cidade
Foto: Reprodução Facebook Dedé Santana

Em Tanhaçu, assim como em vários municípios da Bahia, tem sido constantes as reclamações por parte dos usuários de serviços do Banco do Brasil. Alguns moradores da cidade que são clientes do Banco relataram para a nossa redação que todos os fins de semana há um grande descaso do Banco com a população.

O transtorno enfrentado por todos é com relação aos caixas eletrônicos da agência que operam com menos da metade de sua capacidade, ou seja, de cinco terminais, apenas dois operam sem defeitos e na maioria das vezes não há dinheiro disponível. Outro problema identificado pela população é com relação ao ar condicionado da agência que fica desligado aos fins de semana e causa grande desconforto para quem enfrenta filas enormes para utilizar os terminais.

A solução mais viável para que esses problemas sejam vistos de forma mais séria pela instituição, é a reclamação por parte dos usuários pelo telefone da ouvidoria 0800 729 5678.

Desde já, nossa redação está aberta a esclarecimentos.

Sem débito e sem saque, caixa econômica entra pra lista de transtornos em Brumado
Foto: Gil Mendes

A caixa econômica entrou na manhã deste domingo para a lista dos bancos que geram transtornos para os brumadenses. De acordo apurou nossa reportagem, os usuários dos serviços do banco tiveram problemas esta manhã por não conseguirem efetuar pagamento no débito e nem tão pouco fazer saques nos terminais da agência. Algumas pessoas relataram que estariam precisando comprar remédios com uma certa urgência e não puderam pois a única instituição financeira da qual era usuário seria a caixa e nada estava funcionando. Na agência, diversas pessoas esperavam por horas para conseguir fazer um saque e até o momento não foi possível.