Aracatu

Aracatu

Últimas Notícias




Oito funcionários da Vale são presos em investigação sobre rompimento da barragem de Brumadinho
Foto: Carlos Amaral/G1

Oito funcionários da Vale foram presos, na manhã desta sexta-feira (15), em investigação sobre o rompimento da barragem de Brumadinho, na Grande Belo Horizonte. A operação ocorreu em Minas Gerais, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Segundo o Ministério Público, a ação visa "apurar responsabilidade criminal pelo rompimento de barragens existentes na Mina Córrego do Feijão, mantida pela empresa Vale, na cidade de Brumadinho.

"Os oito presos são funcionários da mineradora, de acordo com o MP, sendo quatro gerentes (dois deles, executivos) e quatro integrantes de áreas técnicas.

Ler texto completo
Prefeito de Tanhaçu tem contas aprovadas, mas prefeito é multado em R$ 2 mil
Foto: Divulgação

O Tribunal de Contas dos Municípios, por quatro votos a dois, aprovou com ressalvas as contas da Prefeitura de Tanhaçu, da responsabilidade de Jorge Teixeira da Rocha, relativas ao exercício de 2017. A decisão foi proferida na sessão desta quarta-feira (13/02). O relator do parecer, conselheiro Plínio Carneiro Filho, aplicou multa de R$12 mil pelas irregularidades praticadas pelo gestor, especialmente aquelas encontradas durante o exame de processos licitatórios. O prefeito também foi punido, pelo voto da maioria dos conselheiros, com outra multa, no valor correspondente a 30% dos seus subsídios anuais por não ter reduzido os gastos com pessoal.

O conselheiro Paolo Marconi apresentou voto divergente, opinando pela rejeição das contas e – por sugestão do Ministério Público de Contas – envio do parecer ao Ministério Público Estadual, para que seja apurada a prática de ato de improbidade administrativa diante das irregularidades encontradas em processos licitatórios. O voto divergente foi acompanhando apenas pelo conselheiro Fernando Vita. Os demais – conselheiros José Alfredo Dias, Raimundo Moreira e Mário Negromonte – seguiram o voto do relator, por entender que as irregularidades não eram graves o suficientes para justificar a punição com a rejeição das contas.

Ler texto completo
OMS alerta para possível 3ª onda de surto de febre amarela no Brasil
Foto: Divulgação

Com pelo menos 36 casos de febre amarela confirmados em humanos no período entre dezembro de 2018 e janeiro deste ano, o Brasil poderia estar vivendo uma terceira onda de surto da doença. O alerta foi divulgado esta semana pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O país registra ainda, segundo a entidade, oito mortes confirmadas por febre amarela no mesmo período.

Os casos se concentram em 11 municípios de dois estados. Em São Paulo, foram confirmadas infecções em Eldorado (16 casos), Jacupiranga (1), Iporanga (7), Cananeia (3), Cajati (2), Pariquera-Açu (1), Sete Barras (1), Vargem (1) e Serra Negra (1). No Paraná, dois casos foram confirmados em Antonina e Adrianópolis. O local de infecção de um último caso confirmado ainda está sob investigação.

Ainda de acordo com a OMS, entre os casos confirmados em humanos, 89% deles foram identificados em homens com média de idade de 43 anos e pelo menos 64% dos infectados são trabalhadores rurais.

“Embora seja muito cedo para determinar se este ano apresentará os altos números de casos em humanos observados ao longo dos dois últimos grandes picos sazonais [o primeiro entre 2016 e 2017 e o segundo entre 2017 e 2018], há indicações de que a transmissão do vírus continua a se espalhar em direção ao sul e em áreas com baixa imunidade populacional”, destacou a entidade, por meio de comunicado.

Ituaçu: Mulher que sofria maus tratos e passava por procedimentos espirituais é resgatada pela polícia
Foto: Informe Ituaçu

A Polícia Militar de Ituaçu atendeu no último dia 09 de fevereiro a um chamado da Secretaria de Assistência Social de Ituaçu e resgatou uma mulher que sofria maus tratos no bairro Avenida Brasil. De acordo informações obtidas pela nossa redação, a vítima estava sofrendo de depressão pós parto e se encontrada em local completamente insalubre. Ainda segundo informações, a guarnição identificou ferimentos nos pulsos e pelo corpo da mulher. Na residência foram encontrados também um casal, que alegou estarem dando banhos espirituais na vítima e que segundo eles, as marcas pelo corpo eram devido ao sol. Diante das circunstâncias, os envolvidos foram encaminhados à delegacia para esclarecimentos dos fatos e adoção das medidas cabíveis.

Motoristas realizam manobras arriscadas para desviar de buracos na BA-142, entre Tanhaçu e Ituaçu
Foto: Gil Mendes | Rede Informe

A situação precária da BA-142, entre os municípios de Ituaçu e Tanhaçu, vem gerando revolta nos moradores da região há anos. A estrada que já passou por diversas operações para tapar buracos, deixa motoristas de veículos grandes e pequenos em situações de risco, já que é necessário realizar manobras, invadindo o outro lado da pista, para não cair em enormes buracos e causar danos aos meios de transporte.

A referida rodovia também já foi discurso para palanque de diversos políticos da região, que usaram de suas influências para prometer, ganhar votos, se eleger e até agora nada da reconstrução da estrada.

Todos os dias, centenas de pessoas trafegam pela BA-142, para trabalhar, estudar e até mesmo para desfrutar dos roteiros turísticos da Chapada Diamantina, nas condições precárias, passando por transtornos incalculáveis.

Ressaltando os riscos que os enormes buracos trazem, é preciso se lembra dos diversos acidentes que já ocorreram devido ao problema e a dificuldade que ele gera, até mesmo no momento de prestar socorro a vítimas que precisam ser encaminhadas a Vitória da Conquista ou Brumado.

Assim, continua a sina dos moradores da região, que sofrem diariamente, enfrentando os pouco mais de 35 quilômetros de pesadelo.