Aracatu

Aracatu

Últimas Notícias

Aracatu e mais 19 municípios serão beneficiados com Mutirão de Cirurgias do Governo do Estado

Mais 21 municípios da região de Brumado começam a ser atendidos, na próxima semana, pelo Mutirão de Cirurgias do Governo do Estado. O período das pré-consultas será de 12 a 14 de julho e as unidades móveis, que ficarão estacionadas no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro, situado na Rua Nove, em Brumado, tem capacidade de atender a 180 pacientes por dia. As cirurgias serão feitas a partir do dia 17, no Hospital Municipal Professor Magalhães Netto, em Brumado.

Nesta etapa, os municípios Érico Cardoso, Aracatu, Barra da Estiva, Boquira, Botuporã, Brumado, Caturama, Contendas do Sincorá, Dom Basílio, Guajeru, Ibicoara, Ibipitanga, Ituaçu, Jussiape, Livramento de Nossa Senhora, Macaúbas, Malhada de Pedras, Paramirim, Rio de Contas, Rio do Pires e Tanhaçu serão atendidos. Durante a realização do mutirão, serão realizados os seguintes procedimentos cirúrgicos: hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica) histerectomia, colecistectomia.

Os pacientes que farão cirurgia de vesícula precisam estar em jejum para a realização do exame de ultrassonografia (USG). Já os pacientes que farão procedimento de histerectomia, devem levar resultados de exame preventivo. Além disso, todos os pacientes devem levar resultados de exames laboratoriais e outros que tiverem.

Como fazer o cadastramento

O Mutirão de Cirurgias é desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e tem por finalidade auxiliar os municípios na redução da fila de espera de cirurgias eletivas, atendendo os pacientes com agilidade e cuidado. As cirurgias eletivas são procedimentos realizados por meio de marcação, ou seja, sem caráter de urgência e emergência, para todas as especialidades.

O cadastramento dos pacientes é feito pelas secretarias municipais de saúde, que devem manter a Lista Única atualizada, com as principais demandas de cada município. Para ser atendido, o paciente já deve ter a indicação médica para a cirurgia e ter feito o cadastro na Secretaria de Saúde do município de residência.

Caso ele não tenha feito o cadastro prévio, mas tenha exames laboratoriais que comprovem a necessidade de realizar uma das cirurgias oferecidas, o paciente poderá se dirigir ao local das consultas pré-operatórias, munido dos documentos exigidos. No momento da alta hospitalar, além das orientações, os pacientes saem com todos os medicamentos para garantir a segurança da cirurgia.

Para saber se a pessoa está cadastrada para passar pela cirurgia, basta consultar a lista única, disponível na INTERNET. O paciente ou responsável também poderá ir até a Secretaria Municipal de Saúde de seu município, para saber se o seu nome consta na lista para a realização do procedimento.

Estão abertas a partir desta segunda as inscrições para os cursos técnicos do IFBA
São mais de 5 mil vagas para os cursos técnicos.

03/07/2017 - 08:36

São mais de 5 mil vagas para os cursos técnicos.

Estão abertas a partir desta segunda as inscrições para os cursos técnicos do IFBA
Para os aracatuenses é uma ótima oportunidade e uma das opções é o campus de Brumado

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) lançou o edital do Processo Seletivo 2018 para cursos técnicos nas formas integrada e subsequente. Ao todo, são ofertadas 5.185 vagas, distribuídas entre 19 campi do Instituto. Dessas, 50% serão destinadas a estudantes que cursaram o ensino fundamental e/ou médio em escolas públicas.

As inscrições começam nesta segunda-feira (3) e vão até o dia 17 de agosto, exclusivamente pela internet, através da página da seleção. Para se inscrever, o candidato deve preencher os dados solicitados e gerar o boleto para pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 35,00. Para os cursos subsequentes, o candidato que tenha cursado todas as séries do Ensino Médio em escola pública, poderá solicitar a isenção parcial da taxa, até o dia 3 de agosto, no ato da inscrição, preenchendo a opção correspondente. Os contemplados com a isenção parcial pagarão o valor de R$3,50, referente a 10% da taxa de inscrição.

Os cursos oferecidos pelo campus Brumado são:

Técnico em Mineração
Técnico em Informática
Técnico em Edificações

O edital pode ser acessado nas versões em PDF, em Língua Brasileira de Sinais e em Áudio. Acesse o site do Prosel 2018: http://portal.ifba.edu.br/processoseletivo2018/edital/Edital

Acidente que vitimou radialista 'Maluco do Veneno' teria sido causado por imprudência na direção

Em depoimento à polícia, o lavrador Salvador Souza Almeida declarou que conduzia sua motocicleta em sentido oposto ao que o radialista Sinval Souza, conhecido popularmente como "Maluco do Veneno", contrariando hipótese de que o acidente havia sido provocado por uma batida entre as duas motos. Salvador disse ainda que viu quando o mesmo, em alta velocidade, perdeu o controle da moto e caiu em uma banca de terra. Ele relatou ainda que o capacete usado pelo Maluco do Veneno não estava preso ao pescoço e se soltou com a queda. Devido a falta de sinal de telefônico no local, a busca por resgate do locutor foi dificultada, sendo necessário a locomoção de uma terceira pessoa até a cidade de Malhada de Pedras, onde ocorreu o acidente, para que o SAMU fosse acionado. Maluco do Veneno, não resistiu aos ferimentos e morreu no dia 22 de maio, em uma UTI em Vitória da Conquista.

Em Brumado, Polícia Civil prende homem com dinheiro falso e cocaína
O indivíduo vendia o dinheiro falso para um grupo na internet

23/06/2017 - 09:51

O indivíduo vendia o dinheiro falso para um grupo na internet

Em Brumado, Polícia Civil  prende homem com dinheiro falso e cocaína

Investigadores da Polícia Civil (20ª COORPIN) prenderam em flagrante delito o indivíduo Gianine Elideangelis Moura de Souza, de 27 anos, no interior de sua residência situada no Centro de Brumado, onde foram encontrados vários "pinos" de cocaína e muitas células falsas de Real, além de Notebook, impressora e outros artefatos utilizados na falsificação.

Em Brumado, Polícia Civil  prende homem com dinheiro falso e cocaína

A Polícia Civil suspeita de que Gianine teria criado um perfil "fake" no Facebook onde "vendia" as células falsas em um Grupo.

Gianine foi autuado em flagrante pela prática dos crimes de tráfico de drogas e moeda falsa, sendo que o inquérito policial deve ser concluído e encaminhado à Justiça no prazo de 10 (dez) dias. A prisão aconteceu ontem (22).

A tradição continua: São Pedro de Aracatu tem atrações confirmadas; confira a programação
Mais uma vez artistas consagrados garantirão a alegria do público no 'Arraiá do Gererê'.

23/06/2017 - 07:38

Mais uma vez artistas consagrados garantirão a alegria do público no 'Arraiá do Gererê'.

A tradição continua: São Pedro de Aracatu tem atrações confirmadas; confira a programação

O tradidicional São Pedro em Aracatu continua firme e forte; para este ano, as atrações já foram confirmadas através da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo do município na noite da última quinta – feira (22).
O “Arraiá do Gererê” vai contar com as seguintes atrações: Banda Lordão, Luan Estilizado, Adelmário Coelho, Calcinha Preta, Samyra Show, Edgar Mão Branca e artistas locais.
A programação ficará da seguinte forma: Sexta 07/07 - Adivaldo Teles - Edigar Mão Branca - Aline e Vilmar eLuan Estilizado. Sábado 08/07 - Swing de Menina - Balada dos Primos - Adelmário Coelho e Lordão. Domingo 09/07 - Swing de Prata – Lennon - Calcinha Preta e Samyra Show. Se programe e não fique de fora de uma das festas mais tradicionais da região, em Aracatu.