Aracatu

Aracatu

Últimas Notícias

Luan Estilizado, Edgar Mão Branca e atrações locais farão grande show hoje (07) no São Pedro de Aracatu
A primeira noite de festa no município promete atrair público de toda a região

07/07/2017 - 14:43

A primeira noite de festa no município promete atrair público de toda a região

Luan Estilizado, Edgar Mão Branca e atrações locais farão grande show hoje (07) no São Pedro de Aracatu

Começa nesta sexta - feira (07), os festejos do São Pedro em Aracatu. Tradicional e destino de pessoas de toda a região, o "Arraiá do Gererê" traz quatro atrações musicais para esta primeira noite, duas atrações locais; Advaldo Teles e Banda, a dupla Aline e Vilmara, e os já consagrados Edgar Mão Branca e Luan Forró Estilizado. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Aracatu.

 HOMEM MORRE EM ACIDENTE NA BR-030, PRÓXIMO A FÁBRICA DE CIMENTO EM BRUMADO

Na manhã desta sexta-feira, dia 07,  por volta das 07h, Carlito Mascarenhas, 64 anos de idade, morreu em um grave acidente ocorrido na BR-030, nas imediações da fábrica de cimento, trecho entre Brumado e o distrito de Sussuarana, em Tanhaçu. Informações apuradas pelo Informe Aracatu indicam que o senhor trafegava pela via em um automóvel Honda Civic com identificação de Campinas/ SP, quando perdeu o controle da direção em uma curva, saiu da rodovia e caiu em uma ribandeira. 

Carlito morreu ainda no local do acidente. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal ( IML) de Brumado pela Polícia Técnica. A Polícia Rodoviária esteve no local realizando os procedimentos cabíveis

Secretário de Cultura, Esportes e Turismo de Aracatu se pronuncia sobre os festejos de São Pedro
Ao menos na sexta e sábado as atrações estão estão confirmadas.

05/07/2017 - 22:52

Ao menos na sexta e sábado as atrações estão estão confirmadas.

Secretário de Cultura, Esportes e Turismo de Aracatu se pronuncia sobre os festejos de São Pedro

Após recomendação do Ministério Público que solicitou contenção de gastos no tradicional festejo de São Pedro que acontece todos os anos no município de Aracatu e, para este mês, já havia sido divulgada toda a grade de programação, tudo teve que ser alterado e até a possibilidade de não haver o evento foi cogitado entre os aracatuenses; no entanto, essa cogitação teve fim na noite desta quarta - feira (05), quando o Secretário de Cultura, Esportes e Turismo, Mateus Jackson, se pronunciou através do seu perfil no Facebook. O secretário disse que: "Pessoal, estamos tentando salvar toda a programação do São Pedro, mas a Ação do Ministério Público nos obrigou a conter gastos. Haverá sim o evento! Isso já está decidido, porém, é bem provável que a programação do domingo, dia 09 seja cancelada. Os outros dias estão mantidos. Na sexta teremos Luan Estilizado, Edigar Mão Branca e duas atrações locais. Sábado, dia 08, se apresentam no palco o forrozeiro Adelmario Coelho,a banda Lordão e quatro atrações locais. Lamento informá-los tardiamente, mas só agora tivemos um parecer" disse Mateus.
Com a notícia confimando a realização do evento, a população não só de Aracatu, como de municípios vizinhos, podem se prepararem para o "Arraia do Gererê" na sexta (07) e sábado (08).

Dupla brumadense representará a Bahia em competição internacional
Gláuber e Alessandro participarão do Rally Mercosul 2017

05/07/2017 - 07:35

Gláuber e Alessandro participarão do Rally Mercosul 2017

Dupla brumadense representará a Bahia em competição internacional

Foi realizado na Taisan Auto na noite de segunda-feira, dia 03, em Brumado, um evento para a apresentação da equipe do Club Amarok Bahia que participará do Rally Mercosul 2017, competição de 7 dias que sairá de Curitiba com destino a Buenos Aires, passando pelo Uruguai.

Dupla brumadense representará a Bahia em competição internacional

Em entrevista à imprensa, o navegador Glauber Barcelar, falou sobre o evento. ” Serão 7 dias de prova representando a Bahia, de Curitiba a Buenos Aires via Uruguai. Esta é a primeira vez que uma equipe do Amarok Bahia  participa desta modalidade, mesmo realizando eventos esportivos há 5 anos.  Agora, participarmos de uma competição baseada em diversos treinamentos de navegação, pensando em participar de outros eventos pelo Brasil e também trazer a modalidade  Rally para a Chapada Diamantina, como o projeto Rally da Família. Nossa participação no Mercosul  é muito importante para o cenário regional, mostrando que o interior da Bahia tem representantes e pessoas interessadas em seguir nesta modalidade”, disse. 

Alessandro falou sobre a preparação da equipe e modificações realizadas na Amarok. ” Estamos nos preparando desde o ano passado,  quando aconteceu outra edição do Rally Mercosul. Montamos toda a estratégia da equipe para competimos a altura dos demais participantes e fizemos modificações  no carro, como por exemplo, a troca de pneus para suportar trechos de lama na zona rural e instalamos alguns equipamentos de navegação que são essenciais para o Rally. O restante é concentração na prova e tentar fazer bonito”, explicou.

Dupla brumadense representará a Bahia em competição internacional

A equipe agradeceu aos patrocinadores que, muito mais do que dar visibilidade às suas marcas através do apoio, estão proporcionando a oportunidade de não só a Bahia, como Brumado serem representadas em uma competição internacional.

Aracatu e mais 19 municípios serão beneficiados com Mutirão de Cirurgias do Governo do Estado

Mais 21 municípios da região de Brumado começam a ser atendidos, na próxima semana, pelo Mutirão de Cirurgias do Governo do Estado. O período das pré-consultas será de 12 a 14 de julho e as unidades móveis, que ficarão estacionadas no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro, situado na Rua Nove, em Brumado, tem capacidade de atender a 180 pacientes por dia. As cirurgias serão feitas a partir do dia 17, no Hospital Municipal Professor Magalhães Netto, em Brumado.

Nesta etapa, os municípios Érico Cardoso, Aracatu, Barra da Estiva, Boquira, Botuporã, Brumado, Caturama, Contendas do Sincorá, Dom Basílio, Guajeru, Ibicoara, Ibipitanga, Ituaçu, Jussiape, Livramento de Nossa Senhora, Macaúbas, Malhada de Pedras, Paramirim, Rio de Contas, Rio do Pires e Tanhaçu serão atendidos. Durante a realização do mutirão, serão realizados os seguintes procedimentos cirúrgicos: hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica) histerectomia, colecistectomia.

Os pacientes que farão cirurgia de vesícula precisam estar em jejum para a realização do exame de ultrassonografia (USG). Já os pacientes que farão procedimento de histerectomia, devem levar resultados de exame preventivo. Além disso, todos os pacientes devem levar resultados de exames laboratoriais e outros que tiverem.

Como fazer o cadastramento

O Mutirão de Cirurgias é desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e tem por finalidade auxiliar os municípios na redução da fila de espera de cirurgias eletivas, atendendo os pacientes com agilidade e cuidado. As cirurgias eletivas são procedimentos realizados por meio de marcação, ou seja, sem caráter de urgência e emergência, para todas as especialidades.

O cadastramento dos pacientes é feito pelas secretarias municipais de saúde, que devem manter a Lista Única atualizada, com as principais demandas de cada município. Para ser atendido, o paciente já deve ter a indicação médica para a cirurgia e ter feito o cadastro na Secretaria de Saúde do município de residência.

Caso ele não tenha feito o cadastro prévio, mas tenha exames laboratoriais que comprovem a necessidade de realizar uma das cirurgias oferecidas, o paciente poderá se dirigir ao local das consultas pré-operatórias, munido dos documentos exigidos. No momento da alta hospitalar, além das orientações, os pacientes saem com todos os medicamentos para garantir a segurança da cirurgia.

Para saber se a pessoa está cadastrada para passar pela cirurgia, basta consultar a lista única, disponível na INTERNET. O paciente ou responsável também poderá ir até a Secretaria Municipal de Saúde de seu município, para saber se o seu nome consta na lista para a realização do procedimento.