Últimas Notícias

Aracatu

Aracatu




BAHIA: Surto ativo de sarampo atinge a Bahia



14/08/2019 - 09:22

Por

BAHIA: Surto ativo de sarampo atinge a Bahia
Foto: Reprodução

A Bahia passa por um surto ativo de sarampo depois da confirmação de um caso da doença: uma soteropolitana de 12 anos, que estava na Espanha a passeio, e chegou à capital doente.

Pela classificação do Ministério da Saúde, é considerado surto ativo se um local apresenta um único caso em um cenário sem transmissão de sarampo, como é o caso da Bahia, mesmo que seja importado. Caso não surja casos secundários após 90 dias, a classificação de surto é finalizada. 

O sarampo é uma doença infecciosa, transmitida pela tosse e espirro fortemente contagioso e que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. 

Os principais sinais e sintomas são: febre alta, acima de 38,5°C; dor de cabeça; manchas vermelhas pelo corpo; tosse; coriza; conjuntivite; e mal-estar.

A população com idade entre 12 meses e 49 anos que ainda não se protegeu deverá comparecer a um dos postos com o cartão de vacina e documento de identificação para atualização.

Outros dois casos vão entrar na contabilidade do estado de São Paulo, que já registrou mais de 900 casos, porque à Bahia coube apenas a constatação e as medidas de prevenção, como o bloqueio vacinal.