Aracatu

Aracatu

Últimas Notícias




I Encontro de Conselheiros Municipais de Educação é realizado em Aracatu
Foto: Divulgação

Com o objetivo de fortalecer os Conselhos Municipais de Educação e fornecer subsídios teóricos, desenvolver habilidades e promover trocas de experiências entre os conselheiros locais, o Conselho Municipal de Educação em parceria com a Secretaria Municipal de educação e o Sindicato APLB promoveram ontem, dia 10 de abril o I Encontro de Conselheiros Municipais de Educação, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação. 

I Encontro de Conselheiros Municipais de Educação é realizado em Aracatu
Foto: Divulgação

O encontro reuniu conselheiros municipais de educação, conselheiros do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), representantes da Secretaria Municipal de Educação, Diretores e Coordenadores Escolares. A palestra foi ministrada pela advogada Drª Denise da Mata e a Contadora Isabella Cotrim.

Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem 2019 termina nesta quarta; saiba como fazer
Foto: Divulgação

Termina às 23h59 desta quarta-feira (10) o prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019. O participante que deseja solicitar o direito de não pagar os R$ 85 da taxa e estiver dentro dos critérios do edital deve acessar a página do Enem 2019 e se inscrever. O resultado será divulgado no dia 17 de abril. As provas serão nos dias 3 e 10 de novembro.

A isenção da taxa não significa a inscrição automática no exame. O candidato deverá voltar ao site do Enem 2019 e concluir a inscrição em maio.

Até as 10h50 desta quarta, 3 milhões de pedidos de isenção já haviam sido feitos segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela prova.

Ler texto completo
Suspeitos de tráfico fogem após abordagem da polícia no povoado de Pau Ferrado, em Ibicoara

A Polícia Militar de Ibicoara apreendeu na manhã de hoje (10), um veículo com placa adulterada, que supostamente estaria em poder de dois homens, suspeitos de tráfico de drogas. De acordo informações obtidas pelo Informe Ituaçu, a PM recebeu uma denúncia de que os dois indivíduos receberam uma quantidade de drogas em Vitória da Conquista e levaria para a o povoado de Pau Ferrado, momento em que a guarnição saiu em diligências para captura dos mesmos. Ao avistar a polícia, os suspeitos empreenderam fuga pela comunidade e abandonaram o veículo, embrenhando-se na mata.
O veículo modelo Polo, que possui placa policial JSE 8481 adulterada e incompatível com o chassi, possui restrição de furto/roubo e foi apreendido. Diligências estão sendo realizadas na intenção de prender os meliantes.

 







Prefeitura de Aracatu conclui Programa Água Doce na comunidade Baixa Escura
Foto: Divulgação

Foi concluído no município de Aracatu na comunidade Baixa Escura o Programa Água Doce que vai beneficiar as Comunidades: Baixa Escura, Lagoa do Alto, Gato, Lagoinha e Martins. Uma conquista do deputado estadual Marquinho Viana e de prefeito Sérgio Maia.

O Programa Água Doce (PAD) é uma ação do Governo Federal coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente e visa o estabelecimento de uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano, promovendo e disciplinando a implantação, a recuperação e a gestão de sistemas de dessalinização ambiental e socialmente sustentáveis para atender, prioritariamente, as populações de baixa renda em comunidades difusas do semiárido. "Em breve, mais dessalinizadores deste Programa serão entregues a mais comunidades" - afirma o prefeito Sérgio Maia.

Prefeitura de Aracatu conclui Programa Água Doce na comunidade Baixa Escura
Foto: Divulgação
Reconstrução da Rodovia BA-142 entre Sussuarana e Mucugê já tem recursos e começa no segundo semestre
Foto: Gil Mendes Informe Ituaçu

No próximo semestre já deve ser iniciada a recuperação de trecho da BA 142, numa extensão de 243 quilômetros entre o distrito de Sussuarana (Tanhaçu) e município de Andaraí, passando por Ituaçu, Barra da Estiva e Mucugê. O projeto para a obra começou a ser elaborado assim que  o governador autorizou a sua inclusão no PREMAR- Programa de Restauração e Manutenção de Rodovias no Estado da Bahia - e a utilização de recursos da reserva que dispõe do Banco Mundial, segundo informou o secretário estadual de Infraestrutura (Seinfra),   Marcos Cavalcante aos deputados  Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual), em reunião na tarde desta segunda-feira (8), com a participação do superintendente de Infraestrutura Terrestre, Saulo Pontes.

O governador acabou autorizando a utilização dos recursos de reserva que dispõe do Banco Mundial, já que não saiu a autorização do governo federal para liberação do financiamento aprovado junto ao Banco Europeu, segundo destacou o secretário. Waldenor manifestou a sua satisfação com a notícia de atendimento do pleito que apresentou e vem defendendo em atenção à população da região: "Como frequentador constante da Chapada Diamantina dou o meu testemunho sobre as péssimas condições da estrada, que exigem providências imediatas. E fico feliz porque o governador se mostrou sensível às reclamações da população, autorizando essa importante obra", disse o deputado.