Aracatu

Aracatu

Últimas Notícias






Conheça os encantos das cavernas de Ituaçu

08/08/2018 - 15:38

Conheça os encantos das cavernas de Ituaçu
Gruta do Pé do Morro | Foto: Sollon Almeida / GAE

A importância de Ituaçu, ao patrimônio espeleológico nacional é bastante expressiva. O município, por situar-se na região ao sul da Chapada Diamantina, Bahia, concentra formações geológicas que são bastante relevantes ao contexto cavernícola do Nordeste brasileiro, deve-se, considerar que o carste local se insere no contexto da sinclinal de Ituaçu, que reúne um pacote de rochas sedimentares, que datam do Proterozóico Médio e Superior. 

Conheça os encantos das cavernas de Ituaçu
Gruta da Mangabeira Foto: Sollon Almeida / GAE

Esse universo propicia o afloramento de carbonatos que se alocam no Supergrupo São Francisco, Grupo Bambuí, sendo expressivas as formações de calcarenitos cinzas. A geomorfologia local propicia a formação de grandes maciços e serrotes associados a tais carbonatos, nos quais, a atividade constante de prospecção espeleológica do agrupamento local, o Grupo Araras de Espeleologia – GAE vem desenvolvendo um trabalho de grande relevância, com a descoberta, georeferenciamento e prospecção de dezenas de cavidades subterrânea além de está iniciando um importantíssimo trabalho de Espeleotopografia.

Conheça os encantos das cavernas de Ituaçu
Gruta das Cortinas | Foto de Franklin Sarmento / GAE

Ituaçu guarda um rico potencial em cavernas inexploradas ou que não recebem visitação regular de pessoas, técnicos, esportistas ou pesquisadores, desponta a Serra das Araras, pois ali se evidencia uma grande concentração de cavernas, com dimensões variadas, mas todas bastante ornamentadas uma com rica fauna e flora (inclusive endêmica), grande quantidade de fósseis e vestígios arqueológicos.

Conheça os encantos das cavernas de Ituaçu
Gruta das Cortinas | Foto de Franklin Sarmento / GAE

Contatos do GAE (Grupo Araras de Espeleologia )
E-mail: [email protected]
Fecebook:. Gae Espeleologia
Instagran: gae_espeleolgia
Whatzap: 77 98105 4181

Polícia prende homem com 21 pistolas escondidas em tanque de combustíveis na Bahia
Foto: Divulgação | SSP

Equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Litoral Norte da PM e da Polícia Federal interceptaram, na noite de terça-feira (7), um carro com 21 pistolas escondidas, no tanque de combustível. Os armamentos trazidos por José Josenildo Araújo da Silva, natural do Rio Grande do Norte, abasteceriam uma facção de traficantes de drogas em Salvador e RMS.

Após denúncias anônimas e ações de inteligência, o veículo modelo Fit, placa JRP-4877, foi monitorado e abordado, no município de Conde, minutos depois de atravessar a divisa entre Bahia e Sergipe. José estava acompanhado da esposa e de dois filhos (crianças menores de 10 anos). O criminoso, quando foi parado, alegou vir em passeio de férias com a família, na Linha Verde.

Sabendo do carregamento de armas e acessórios, o veículo foi conduzido até o pátio da PF, em Salvador e, após busca minuciosa, foram encontrados, no tanque de combustível, 14 pistolas calibre 9mm (uso restrito), cinco pistolas calibre 40 e duas pistolas calibre 45, todas fabricadas nos E.U.A e Turquia, além de 58 carregadores, sendo dois de fuzil e munições. 

José foi autuado por tráfico de armas. PM e PF trabalham, nas identificações dos receptores dos armamentos.

Aracatu: Escola Municipal São Pedro realiza entrevistas com Secretários de Cultura e saúde
Foto: Divulgação

Com o intuito de treinar a oratória dos alunos e encorajá-los a falar em público, a professora Keilla Lima da Escola Municipal São Pedro, simulou um jornal apresentado pelos mesmos. Para isso, eles convidaram a secretária de Saúde Luciene Silveira e o Secretário de Cultura, Esportes e Turismo Mateus Jackson para uma entrevista. Na ocasião, a secretária expôs a necessidade de ternos saneamento básico e citou a importância da prevenção contra DST'S, dentre outros assuntos. Mateus por sua vez falou dos planos culturais para este ano, explicou como funciona a Secretaria de Cultura e como são realizados os eventos. Ele também falou da organização do São Pedro no Arraiá do Gererê 2018, parabenizou a professora e a diretora Rosimeire pela realização do jornal e levou doces e bombons para os alunos, jurados e funcionários da escola.

Juros do cartão de crédito rotativo estão mais altos

As concessões do rotativo do cartão de crédito representaram cerca de 10% dos empréstimos liberados pelas instituições financeiras, em junho. Clientes devem ficar atentos à taxa de juros desse tipo de crédito, que subiu, em junho para quem que paga em dia pelo menos o mínimo da fatura, após entrar em vigor a regra que proíbe cobrar juros diferentes para adimplentes e inadimplentes.

Se for considerada outra modalidade com taxa de juros alta, o cheque especial, sobe para 30,5% o percentual das concessões dos bancos, para pessoas físicas no crédito rotativo (cartão de crédito e cheque especial), em junho. “É um volume muito grande em linhas tão caras”, disse o diretor de Economia da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), Miguel de Oliveira.

Para Oliveira, o uso dessas modalidades de crédito indica que o endividamento das famílias ainda está alto. “São linhas mais fáceis, pré-aprovadas. Os consumidores continuam usando mal o cartão e os bancos cobram taxas muito altas. Muita gente não olha a taxa de juros e isso custa muito caro”, destacou.

Prorrogadas as inscrições para o Processo Seletivo do IFBA Campus Brumado

O prazo para solicitação de isenção parcial da taxa de inscrição do processo seletivo do IFBA 2019 foi prorrogado.

Os alunos que cursaram do 5º ao 9º ano em escola pública e pretendem fazer o Ensino Médio Técnico no IFBA Campus e os alunos que já concluíram ou são concluintes do ensino médio em escola pública que pretendem fazer os cursos técnicos na modalidade Subsequente têm até o dia 09 de Agosto para realizar suas inscrições pagando a taxa de apenas R$3,50.

Após a solicitação da isenção no ato da inscrição, é necessário que o aluno vá até o IFBA com: Original e xerox do RG e uma declaração ou o histórico escolar que comprove os requisitos para isenção.

O IFBA Campus Brumado oferta 120 vagas de Ensino Médio Técnico, distribuídas entre os cursos de Edificações e Informática e 120 vagas para os cursos técnicos na modalidade Subsequente, distribuídas entre os cursos de Mineração e Edificações.

As provas estão previstas para 21 de outubro com questões de Português, Matemática, História e Geografia, para os candidatos aos cursos de Ensino Médio. Para os candidatos aos cursos técnicos na modalidade subsequente, a prova constará questões de Português, Matemática e Atualidades. Este ano, não haverá prova de redação.

As inscrições são feitas exclusivamente através do site selecao.ifba.edu.br e vão até o dia 16 de Agosto.

Os interessados com dificuldade de acesso à internet podem ir até o IFBA fazer sua inscrição.