Aracatu

Aracatu

Últimas Notícias

Barra da Estiva: Hospital Suzy Zanfretta realiza ?Projeto Nascer?

O Hospital Suzy Zanfretta conforme as exigências do Ministério da Saúde em relação a mulher gestante, a partir da data de 01 de janeiro de 2020, desenvolve o Projeto Nascer direcionado a acolher todas as mulheres a partir das 37 semanas na unidade hospitalar com o objetivo de orientá-la sobre o desenvolvimento da gestação, parto e pós-parto. O objetivo específico é criar vínculo com essa mulher para que ao chegar no termo a mesma possa procurar a unidade hospitalar para seu parto, podendo se familiarizar com o ambiente e a equipe multiprofissional que irá atendê-la. Com a implementação do “Projeto Nascer”, gestantes com 37 semanas ou mais são convidadas para comparecerem na unidade toda última sexta-feira do mês às 9:30h sendo realizado uma roda de conversa com temas relacionados ao parto natural e cesárea, amamentação, pós-parto e cuidados com o recém-nascido. No mesmo dia será realizada uma visita monitorada para que as gestantes e familiares conheçam o local de pré-parto, parto e pós-parto. A equipe do Hospital Susy Zanfretta solicita que o projeto seja divulgado nos PSFs.

Corpo de brumadense é encontrado boiando na zona rural de Dom Basílio
Foto arquivo: Destaquebahia

Um Homem identificado como, Ladislau Sousa Almeida, 55 anos, natural da cidade de Brumado, foi encontrado boiando no leito do rio na Zona Rural de Dom Basílio na Fazenda Possa Nova São João, no último final de semana. Conforme informações colhidas pelo Destaquebahia, o corpo foi encontrado por moradores da região, que de imediato acionaram a polícia.

Após avaliação por parte da polícia local, uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado, também foi acionada para realizar os procedimentos de praxe. Convém salientar que o afogamento é a quarta causa de morte acidental em adultos no mundo. No Brasil as características do clima, a vasta rede hidrográfica representa fatores de risco que em muitos casos resultam em morte.

 

Em tentativa de assalto homem é alvejado por disparo de arma de fogo

Na tarde da última quarta-feira (05), um homem de 33 anos, identificado como Edmilson Fernandes, após reagir a uma tentativa de assalto foi atingido por um disparo de arma de fogo na altura do tórax. O fato ocorreu na comunidade do Junco, município de Rio do Antônio, Edmilson teria sido abordado por dois indivíduos em uma motocicleta, logo após a ação os elementos fugiram. A vítima foi socorrida pela equipe do SAMU-192 e logo em seguida transferido para o Hospital de Guanambi (HRG). Conforme as últimas informações, a vítima passa bem.

 

Secretaria Municipal de Saúde realiza aula inaugural do curso de formação técnica do Agente Comunitário de Saúde

Iniciou nesta última segunda-feira (03) na Secretaria Municipal de Saúde a aula inaugural do curso de formação técnica do Agente Comunitário de Saúde (ACS) – Módulo I, para nove ACS, promovida mediante parceria do Município com o Ministério da Saúde através da Escola de Saúde Pública da Bahia Prof. Jorge Novis (ESPBA). Estavam presentes a Coordenadora de Atenção Básica, Enfª. Eriedna Soares, Coordenadoras da Vigilância Epidemiológica e Endemias, Ftª. Emille Prates e Farmª. Paula Oliveira, o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jovelino Lima Marques, e a Docente do curso, Enfª Julia Amorim.

Este módulo foi pensado especialmente para entender a importância e as ações que são desenvolvidas pelo ACS e sua inserção no processo de melhoria da qualidade dos serviços de saúde prestados à população.

Os nove ACS pertencem às unidades do Centro de Saúde, USF SEDE, USF Piabanha e USF Pedra, a conclusão desse módulo antecede formação técnica do Módulo II com os 43 ACS do Município. O papel social do ACS é de grande relevância no contexto de mudanças das práticas de saúde junto à população brasileira. É também um dos muitos desafios colocados para o Sistema Único de Saúde (SUS), relacionados à qualidade de vida do cidadão.

O curso confere mais uma conquista para atuação profissional dos ACS junto às equipes multiprofissionais que desenvolvem ações de cuidado e proteção à saúde de indivíduos e grupos sociais, em domicílios e coletividades do município.

Colisão: Tanhacuense morre vítima de acidente próximo a Sussuarana

Na manhã desta terça-feira (04) por volta das 10:50h, foi registrado um acidente entre uma motocicleta CG 125 Titan, cor verde e um veículo Fiat Palio attractive 1.4 cor vermelha, na BR-030 na altura do KM 407, próximo a Sussuarana. Segundo informações passadas a redação do Destaquebahia, logo após o acidente o condutor do Fiat Palio evadiu-se do local temendo represália por parte dos familiares do motociclista. Ainda segundo informações, o SAMU 192 esteve no local, mas, infelizmente o condutor da motocicleta, identificada como, Manoel Messias Alves da Silva, natural de Tanhaçu, não resistiu aos ferimentos e veio óbito. A Equipe do DPT de Brumado esteve no local para os procedimentos de praxe.