Aracatu

Aracatu

Últimas Notícias




Ex-prefeito de Ituaçu e Deputado Estadual visitam gabinete de Secretário do Estado para solicitar reforma da BA-142
Também estiveram presentes na reunião Phellipe Britto e Flavio Brito

O Ex-Prefeito de Ituaçu Albercio Brito e o Deputado Estadual Marquinhos Viana estiveram na manhã desta quinta-feira (31) na Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia, em uma reunião com o Secretário Marcos Cavalcanti. Na ocasião, ambos solicitaram a obra de recuperação do trecho da BA-142 que liga os municípios de Tanhaçu e Andaraí.

Ler texto completo
Homem é preso acusado de abuso sexual contra as cinco filhas na zona rural de Ituaçu
Foto: Informe Ituaçu

A Polícia Militar cumpriu o mandado de prisão, expedido pelo Juiz de Direito da comarca de Ituaçu, contra um homem acusado de praticar abusos sexuais contra as cinco filhas na fazenda Andressa, zona rural da cidade. De acordo informações passadas a nossa redação, o indivíduo abusava das cinco filhas, tendo começado os abusos pela mais velha e prosseguindo até a mais nova, quando já em fase de transição à adolescência. Ainda segundo informações o mesmo fazia ameaças às vítimas e a familiares para que não fosse denunciado.

O mandado de prisão foi expedido em 2013, tendo base nos fatos e provas apresentadas e levando em consideração os riscos que o próprio indiciado pode levar as vítimas e a toda população ituaçuense. “Assim, tem-se que os fundamentos para a decretação da prisão preventiva, previstos no art. 312 do código penal, encontram-se presente razão pela qual a custódia provisória do indiciado”, sentenciou o juiz.

O acusado permanece preso e a disposição da justiça. 

Embasa emite nota de esclarecimentos após relatos de contas abusivas em Tanhaçu
Foto: Reprodução

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento emitiu uma nota de esclarecimentos sobre as contas de água de valor elevado que estão sendo recebidas por moradores de Tanhaçu. Após material divulgado pelo Informe Tanhaçu, veja o que diz a empresa:

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) esclarece que o sistema de abastecimento de Tanhaçu está operando normalmente e não há registros de interrupções no fornecimento de água. Os moradores que constatarem aumento nas contas, fora do padrão do imóvel, devem procurar o escritório local da empresa na cidade para solicitar abertura do procedimento de revisão.

Devido ao período de estiagem que afetou o abastecimento na cidade, reduzindo a oferta de água, as contas eram cobradas, por decisão judicial, desde fevereiro de 2015, de maneira excepcional, pela tarifa mínima, independentemente do consumo. No entanto, com a retomada da regularidade no abastecimento, a partir de dezembro de 2018, as contas voltaram a ser emitidas pelo volume de água consumido e registrado pelo hidrômetro do imóvel.

A Embasa ressalta que os usuários foram comunicados sobre o retorno a medida, cuja divulgação ocorreu em toda a cidade e em informe entregue diretamente nos imóveis contendo orientações sobre economia e uso consciente da água”

Peixes aparecem mortos em rio de Ituaçu e população suspeita de intoxicação; secretário nega
Foto: Gil Mendes | Informe Ituaçu

Na manhã desta terça-feira (29), grande quantidade de peixes foram encontrados mortos no Rio Mato Grosso que passa pelo município de Ituaçu. De acordo informações obtidas pelo Informe Ituaçu, diversas espécies foram atingidas em um longo trajeto das águas. Segundo alguns moradores da cidade, o motivo da morte dos peixes pode está ligado à aplicação de veneno, realizada pela prefeitura nas ruas, para evitar a proliferação do mato. Ainda segundo relatos, a chuva acabou levando esse veneno ao rio e matando os peixes. Um morador chegou a denunciar que a aplicação do veneno não era adequada e que haviam cometido um grave crime ambiental.

Uma denúncia já havia sido registrada no INEMA a respeito da aplicação supostamente irregular, mas o órgão não se manifestou sobre o assunto.

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Ituaçu, André Magalhães, publicou um vídeo na página da pasta no Facebook informando que o ocorrido atingiu apenas uma parte do rio (embaixo da ponte), e que andou por cerca de 6 quilômetros as margens e não encontrou outras espécies mortas.

O Secretário disse ainda que foram colhidas amostras da água e dos peixes mortos para envio ao laboratório e em breve deve haver notícias sobre o ocorrido.

Clique aqui e veja a publicação da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

Veja o Vídeo:

Homem é encontrado morto em lagoa no povoado de Paris Matias em Aracatu
Foto: Reprodução Destaque Bahia

Na manhã desta terça-feira (29), um homem foi encontrado morto em uma lagoa no povoado de Paris Matias, na zona rural de Aracatu. De acordo informações obtidas pelo Informe Aracatu, Cláudio Luiz Laureano, morador do bairro Jardim de Alah em Brumado, teria ido até o local para se banhar e acabou desaparecendo. Ainda segundo informações, a suspeita é de que o mesmo tenha cometido suicídio, já que, ele havia deixado uma mensagem em suas redes sociais se despedindo das pessoas e pedindo desculpas. Um amigo de Cláudio chegou a procura-lo no local após ver a postagem, mas só teria encontrado seu chinelo e óculos a beira da lagoa. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) se deslocou até o local do ocorrido para realizar a remoção do corpo.