Aracatu

Aracatu

Últimas Notícias

COVID-19: SEIS HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS FEDERAIS FAZEM PARTE DA REDE DE PESQUISA PARA TESTAR VACINAS; UM ESTÁ NA BAHIA

Um trabalho em parceria direta com o Governo Federal no enfrentamento à Covid-19 é realizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação. Seis hospitais universitários da Rede Ebserh integram os centros de pesquisa brasileiros responsáveis por testar a segurança e a eficácia de três vacinas contra a doença. Todas as três vacinas já estão na terceira fase de testes e foram liberadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os seis hospitais vinculados à Ebserh que fazem parte da pesquisas estão em Brasília (DF), Curitiba (PR), Pelotas (RS), Salvador (BA), Cuiabá (MT) e Santa Maria (RS).Segundo Giuseppe Gatto, ao participar das pesquisas da vacina contra a Covid-19 os hospitais universitários contribuem com a sociedade. “Os hospitais universitários estão na vanguarda da ciência. Estão sempre envolvidos com pesquisas de ponta. E, no momento que estamos vivendo, pesquisar Covid ou coronavírus é muito importante. E nós temos dedicado boa parte dos nossos esforços nisso, disse Gatto. Participam dos processos, aqui no Brasil, o Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB/Ebserh); o Complexo Hospital das Clínicas (CHC-UFPR/Ebserh), em Curitiba; o hospital de Pelotas (HE-UFPel/Ebserh); e o hospital de Cuiabá (HUJM-UFMT/Ebserh). Vacina dos Estados Unidos e Bélgica: o hospital de Salvador (Hupes-UFBA/Ebserh) participa dos testes da vacina desenvolvida pela farmacêutica Jansen-Cilag, do grupo Johnson & Johnson. A iniciativa prevê a inclusão de até 60 mil voluntários no mundo, sendo sete mil no Brasil, dos quais até mil desses voluntários devem ser da Bahia, por meio do Hupes.

BRUMADO REGISTRA 1911 CASOS CURADOS DA COVID-19

A Secretaria Municipal de Saúde de Brumado informou, em Boletim Epidemiológico divulgado nesta terça-feira (20), que o município contabiliza 2179 casos confirmados da Covid-19, sendo 1911curados. São 10 internações, 24 óbitos, e 244 pacientes em tratamento. No momento, 129 ainda aguardam resultado laboratorial e 4493 já foram descartados. São 7094 casos notificados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

PRF INTENSIFICA NA BAHIA FISCALIZAÇÃO A VEÍCULOS DE CARGA COM FOCO NA SEGURANÇA VIÁRIA

A Polícia Rodoviária Federal na Bahia realizou um comando específico de fiscalização a veículos de carga. Foram realizadas ações preventivas com foco na segurança viária para coibir possíveis irregularidades de trânsito e também prevenir acidentes. A instituição conta com efetivo especializado e nas atividades foram empregados policiais do Grupo de Fiscalização de Trânsito (GFT), com vasto conhecimento da legislação e de equipamentos contemporâneos utilizados para a fiscalização. Os comandos tiveram como foco o correto funcionamento dos sistemas de iluminação e sinalização dos veículos, de vital importância na manutenção da segurança viária e, consequentemente, na redução de acidentes e de vítimas. Também fizeram parte das fiscalizações a verificação do sistema de Placas de Identificação Veicular – PIV, de relevante importância para a correta identificação veicular e consequente redução de ocorrências criminais relacionados à adulteração das placas e na diminuição das irregularidades que dificultam a correta leitura das placas pelos sistemas internos. Durante as abordagens serão verificados o correto funcionamento do sistema de freios, o estado de conservação dos pneus e demais equipamentos obrigatórios, as condições de amarração das cargas e o cumprimento do tempo de direção do motorista profissional pelos condutores. Nas abordagens também foram fiscalizados os equipamentos de uso obrigatório, em especial: faixas refletivas, sistema de freios, condições dos pneus e comprovação obrigatória do horário de descanso (11 horas de descanso para cada jornada de 24 horas) e as condições de amarração das cargas.

 

ELEIÇÕES 2020: TRE-BA ALERTA CANDIDATOS COM CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DE ELEIÇÕES SEGURAS

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia intensifica a campanha de conscientização de candidatos e candidatas às prefeituras e câmaras municipais baianas sobre a necessidade de atuar com segurança para evitar o contágio do coronavírus, relançando o lema "Eleições limpas passam pelas nossas mãos".  Com um dos slogans "Aglomerou? Tá Cancelado!", a campanha do TRE-BA incentiva o respeito às regras sanitárias vigentes no estado e que os candidatos e candidatas evitem promover aglomerações. A ideia, sugerida pelo presidente do Regional da Bahia, desembargador Jatahy Júnior, é difundir entre os que pleiteiam cargos eletivos no poder municipal o entendimento sobre os cuidados necessários à realização de uma eleição em meio à pandemia.  “As eleições vão acontecer para garantir o direito do voto e também a renovação dos mandatos, que devem sempre ser conquistados nas urnas. Entretanto, é preciso respeitar não apenas a legislação eleitoral como as regras sanitárias, para garantir que tudo aconteça com segurança. O candidato que não seguir por aí será cobrado antes de tudo pelos próprios eleitores”, afirmou o presidente.  A ação do TRE-BA reforça o que foi estabelecido na Resolução Administrativa nº 30/2020, publicada em 21/9. O documento regulamentou o poder de polícia da Justiça Eleitoral e vinculou as eleições municipais às regras sanitárias estabelecidas pelo governo do estado para evitar o contágio de Sars-Cov-2 durante as campanhas eleitorais e no dia de votação.  A campanha é uma parceria entre a Ouvidoria, a Seção de Atenção ao Cliente e a Assessoria de Comunicação.

POSTOS DO PROCON DE GUANAMBI E VITÓRIA DA CONQUISTA VOLTAM A FUNCIONAR COM AGENDAMENTO PELO SAC DIGITAL

A partir desta segunda-feira (19), os postos da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA), localizados na Rede SAC dos municípios de Vitória da Conquista, Jequié, Guanambi, Juazeiro, Paulo Afonso e Valença, voltam a funcionar com atendimento presencial. Os atendimentos serão feitos somente por hora marcada e os horários para agendamento estão disponíveis no site e aplicativo SAC Digital. “Todos os nossos serviços estarão disponíveis para o consumidor, mas é imprescindível fazer agendamento prévio no site www.sacdigital.ba.gov.br ou baixar o aplicativo disponível para Android e iOS. Nesse momento de pandemia é fundamental evitar aglomerações e, justamente por isso, realizaremos atendimentos agendados, garantindo assim a segurança de todos”, alertou Adriana Menezes, diretora de atendimento do Procon-BA, órgão da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS). Os atendimentos serão realizados das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira. É importante que os cidadãos redobrem a atenção com os cuidados recomendados pelo Governo do Estado e pela Organização Mundial de Saúde (OMS): manter a distância física de um metro e meio entre as pessoas, utilizar máscaras de proteção e buscar os postos apenas no dia e horário agendados.