Brumado

Brumado

Últimas Notícias

Contas de 2015 do ex-prefeito Aguiberto Lima Dias são aprovadas pelo Poder Legislativo de Brumado

A Câmara de Vereadores de Brumado realizou na noite desta segunda-feira (09) uma sessão especial para votar as contas do exercício de 2015 do ex-prefeito Aguiberto Lima Dias. Com a ausência do vereador José Santos, os parlamentares, aprovaram as contas por 12 votos, ou seja, por unanimidade. O presidente Léo Vasconcelos explicou no final que agora a documentação voltará para o TCM, que já tinha dado o parecer favorável, se cumprindo assim a legislação. Ainda faltam as contas do ano de 2016, as quais deverão ser votadas no próximo ano. A sessão foi rápida e no final foi anunciado que os trabalhos do Poder Legislativo se encerrarão na próxima segunda-feira (16) com a realização de uma sessão extraordinária para a votação da Lei Orçamentária para o ano de 2020.

Comércio varejista registra a sexta alta consecutiva em outubro
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O volume de vendas do comércio varejista teve um aumento de 0,1% na passagem de setembro para outubro deste ano. Segundo dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgados hoje (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é a sexta alta consecutiva do índice, que acumula crescimento de 2,7% no período.

O varejo também teve altas de 0,4% na média móvel trimestral, de 4,2% na comparação com outubro do ano passado, 1,6% no acumulado do ano e de 1,8% no acumulado de 12 meses.

Na passagem de setembro para outubro, seis das oito atividades pesquisadas tiveram aumento do volume de vendas: equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (5,3%), combustíveis e lubrificantes (1,7%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,2%), móveis e eletrodomésticos (0,9%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (0,3%) e tecidos, vestuário e calçados (0,2%).

Governo anuncia versão digital de diplomas com custo 80% menor
Foto: Valter Campanato

O Ministério da Educação (MEC) anunciou hoje (10) que universidades e instituições de ensino superior terão uma nova modalidade de emissão de diplomas de graduação: o diploma digital. De acordo com o secretário de Educação Superior, Arnaldo Barbosa Júnior, a medida visa reduzir os custos de emissão do certificado e agilizar a empregabilidade de jovens graduados. 

“Quando a pessoa se forma no nível superior, o nível de empregabilidade se torna muito elevado. Isso é fruto das oportunidades que estamos criando, é mais um serviço de transformação digital. E vamos corrigir um erro histórico: ficamos muito distantes dos alunos. Mas, cada vez mais, queremos nos aproximar e construir um novo mundo. Um mundo de educação de qualidade”, disse o secretário.

O novo formato deve estar disponível para 8,3 milhões de estudantes brasileiros que estão em fase de graduação e que serão beneficiados pela primeira fase de implantação do diploma digital. O projeto-piloto foi realizado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e conseguiu reduzir o tempo de emissão de um diploma devidamente autenticado e assinado digitalmente pelo ministério para 15 dias - prazo 84% menor que os 90 dias estipulados pela maioria das instituições de ensino superior do Brasil. Segundo o secretário, por enquanto a nova tecnologia não será aplicada para cursos de pós-graduação, mestrados e doutorados.

Grave acidente deixa uma vítima fatal na BA-148, entre Livramento e Dom Basílio

Um grave acidente ocorrido na BA-148 deixou uma vítima fatal na noite de ontem (10), entre Livramento de Nossa Senhora e Dom Basílio. De acordo informações obtidas pela nossa redação, Gonçalo Ramos Silva, de anos, conduzia uma motocicleta quando um caminhão colidiu violentamente com seu veículo. Com o impacto, a vítima foi lançada a beira da rodovia, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. O acidente ocorreu na altura da Barragem do Rio do Paulo. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para realizar a remoção do corpo e os procedimentos de perícia. O veículo tem licenciamento da cidade de Rio do Antônio e o motorista fugiu do local.

Rio do Antônio: Juiz nega pedido de reconsideração do mandado de segurança do vereador Nelson Soares
Foto: Informe Rio do Antônio

Após ser afastado do cargo de presidente da Câmara de Rio do Antônio, o vereador Nelson Soares impetrou junto a justiça um mandado de segurança na qual solicita o cancelamento da decisão que o destituiu do posto de presidente. O vereador realizou um pedido de reconsideração da decisão, o qual também foi negado pelo juiz, mantendo a decisão de que o mesmo não deve exercer a função de presidente enquanto não seja concluída a apuração das irregularidades apresentadas.
O vereador Nelson Soares foi afastado pela maioria dos vereadores do legislativo rio-antoniense, que alegaram omissão e ineficiência do mesmo, com cerca de 8 denúncias que deverão ser investigadas. O afastamento ocorreu na última quinta-feira (05), mesmo após o então presidente, encerrar os trabalhos sem fazer a leitura da denúncia.
O vereador denunciado chegou a divulgar um vídeo em suas redes sociais afirmando que estava sofrendo pressão por parte dos vereadores para que tivessem aumento de salário, e por isso, haviam pedido seu afastamento.
O vereador e ex-presidente da Câmara, André Rogério Berkovitz, divulgou um áudio onde fala sobre a situação sobre a divulgação do vídeo. Ouça o áudio: