Brumado

Brumado

Últimas Notícias

Presidente da câmara de Rio do Antônio vai a Brasília com o objetivo de conquistar a emancipação do distrito de Ibitira

Um movimento pela emancipação de alguns distritos brasileiros está acontecendo em Brasília e, representando o município de Rio do Antônio, na luta pelo desmembramento e emancipação de Ibitira, está presente o vereador e presidente da Câmara, André Berkovitz, acompanhando dos vereadores Salvador Matos e Manoel Moreira.

Segundo André,  estão reforçando o movimento o ex – prefeito de Rio do Antônio, Célio Guimarães, ex – secretário Márcio Guimarães, Claudio Aguiar e Lucas Silva.

Presidente da câmara de Rio do Antônio vai a Brasília com o objetivo de conquistar a emancipação do distrito de Ibitira

Os rio-antonienses têm o apoio dos deputados Erivelton Santana e do deputado Barcelar, os quais votarão favoráveis à PEC 137/2015, que dispõe sobre o procedimento para criação, incorporação, a fusão e o desmembramento de municípios.

Para que Ibitira tenha possibilidade de desmembramento, o município de Rio do Antônio teria que ter no mínimo 24 mil habitantes, mas, os deputados estarão propondo uma emenda para reduzir par 20 mil, já que no ultimo censo foi contabilizado 16 mil, número que pode ser aumentado e alcançar a quantidade necessária para que o andamento do processo de emancipação tenha continuidade.

Guanambi e Brumado são alvos da 'Operação Lanzarote', da Polícia Federal
Foto: Reprodução

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (27), uma operação que apura fraudes relacionadas com a gestão do Projeto Glaucoma, em diversos municípios da microrregião de Guanambi, no sudoeste baiano. Batizada de “Lanzarote”, a força-tarefa cumpre cinco mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva contra o sócio-administrador do Instituto Oftalmológico da Bahia (IOBA), que estão sendo cumpridos nas cidades de Guanambi e Brumado, na Bahia, e em Aracaju e Itabaiana, em Sergipe. O Projeto Glaucoma é um programa instituído pelo governo federal e que consiste no cadastramento e contratação de instituições de saúde para o tratamento oftalmológico de pacientes com glaucoma, com o atendimento clínico e o fornecimento contínuo de medicação (colírios). Tal projeto é financiado pelo Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (Faec), do Ministério da Saúde. De acordo com a PF, o Ioba realizava mutirões de grandes dimensões em diferentes locais improvisados, o que ensejou que a clínica investigada recebesse repasses do Ministério da Saúde em quantidade superior à sua capacidade física instalada para atendimentos. Ainda segundo os investigadores, foi constatado que o sócio - administrador do IOBA também exigia de seus subordinados (médicos, enfermeiras e técnicos) que multiplicassem a quantidade de pacientes atendidos no projeto e que fossem ministrados aos pacientes os colírios da linha 3, em lugar dos colírios das linhas 1 e 2, que são mais baratos. Segundo a PF, verificou-se também a ocorrência de inúmeros casos de falsos diagnósticos de glaucoma, inclusive com a prescrição e utilização de colírios por pacientes, sem necessidade, por períodos de até dois anos. Conforme informações do Ministério da Saúde, a clínica, no período de 2013 até maio de 2017, recebeu a quantia total de R$ 9.418.632,99. O nome da operação é uma referência à ilha aonde viveu o famoso escritor português José de Sousa Saramago, autor do premiado livro “Ensaio sobre a Cegueira” – o glaucoma é a terceira maior causa de cegueira no Brasil. Informaçõs do Bahia Notícias. 

Acidente é registrado na BR-030 próximo ao distrito de Sussuarana: ocupantes eram brumadenses
Foto: Whatsapp da Redação

Um acidente envolvendo cinco brumadenses foi registrado na manhã desta segunda-feira (26), na BR-030, próximo ao distrito de Sussuarana.

Apesar da gravidade do acidente, todos foram socorridos por equipes do SAMU ao Hospital Magalhães Neto, em Brumado e passam bem.

Os ocupantes voltavam de uma viajem a capital baiana quando houve o acidente. As causas ainda não foram divulgadas. A Polícia Rodoviária esteve no local registrando a ocorrência.

Desemprego: Eletrobras lança Plano de Demissão Consensual e quer desligar 3 mil funcionários
Foto: Reprodução

A Eletrobras lançou hoje (26) seu Plano de Demissão Consensual (PDC) , que tem como meta o desligamento de três mil funcionários em todas as empresas da holding e economia anual de R$ 890 milhões.

Uma das iniciativas previstas no plano diretor de negócios da estatal para o período 2018 a 2022, o Plano de Demissão Consensual será implantado simultaneamente na holding e nas empresas Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel), Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE), Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), Eletronuclear, Eletronorte, Amazonas GT, Eletrosul e Furnas.

O plano teve aprovação da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest) e a adesão dos empregados ocorrerá até o dia 27 de abril, com oito turmas de desligamentos, no período de 30 de maio a 14 de dezembro deste ano.

Segundo comunicado da Eletrobras, são elegíveis ao PDC empregados que tenham, no mínimo, 10 anos de vínculo empregatício com a empresa, no momento do desligamento, considerando o limite de 14/12/2018; ou anistiados e reintegrados à empresa por meio da Comissão Especial Interministerial de Anistia – Lei nº 8.878/1994 (neste caso não há exigência de tempo mínimo de empresa).

A holding esclarece que o lançamento do PDC já estava previsto nas iniciativas de eficiência operacional e disciplina financeira que vêm sendo implementadas na companhia desde 2016.

“A possibilidade de desligamento se dá pela crescente automação adotada nas empresas Eletrobras, na utilização de um sistema de gestão empresarial [ERP, na sigla em inglês] unificado nas companhias e também da criação de um Centro de Serviços Compartilhados”, diz a nota. Para a empresa, a redução de quadro de pessoal busca “um alinhamento dos custos da Eletrobras às tarifas, evitando prejuízos operacionais no futuro”.

Caminhão de empresa brumadense é encontrado abandonado na BA-142 após carga de cerveja ser roubada em Milagres
Foto: Divulgação PRE

Um caminhão Trator Scania, modelo G 420 foi encontrado abandonado na BA-142, próximo a comunidade de Tanque da Pedra, sentido ao município de Anagé, na manhã de ontem (25).

De acordo informações passadas a nossa redação, o veículo que pertence a uma empresa brumadense teria sido roubado juntamente com uma carga de cerveja na cidade de Milagres. A polícia Rodoviária Estadual (PRE) foi acionada e encaminhou o caminhão até a delegacia de Brumado para adoção de medidas cabíveis. O reboque com a carga de cerveja não foi encontrado.