Brumado

Brumado

Últimas Notícias

Primeiro dia de provas do Enem tem 30% de abstenção
Foto: Tomaz Silva | Agência Brasil

Dos 6,73 milhões de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, 30,2% não compareceram ao primeiro dia de provas. Esse é o maior índice de abstenção desde 2009, quando foram registradas 37,7% de ausência.

No total, 273 pessoas foram eliminadas no primeiro dia, sendo que 264 foram por descumprimento das regras gerais do edital e nove por terem algum equipamento identificado pelos detectores de metal. Em 2016, o exame teve 3.942 eliminações ao final do primeiro dia e 4.780 no segundo.

Não foi identificado nenhum caso de candidato usando ponto eletrônico, apenas uma pessoa que usava um fone de ouvido, que foi desclassificada. “A própria divulgação de que estamos utilizando equipamentos que identificam o uso de transmissores deve ter inibido os malfeitores que tentam ir no caminho dessa fraude”, disse o ministro da Educação, Mendonça Filho, em entrevista agora à noite. Neste ano, pela primeira vez foram utilizados detectores de ponto eletrônico.

O Inep também identificou dois casos de pessoas que saíram do local da prova antes do horário e também foram eliminadas. Um candidato foi identificado com um cigarro de maconha no bolso, mas ele pôde concluir a prova. 

Duas turmas não conseguiram concluir a prova por falta de energia, uma em Teresina (PI) e outra em Uruaçu (GO). Esses alunos terão que refazer a prova em dezembro e, segundo o Inep, não serão prejudicados.

De acordo com o instituto, o participante isento de pagamento da taxa de inscrição do Enem 2017 que não compareceu às provas e deixar de justificar essa ausência do sistema de inscrição do Enem 2018, por meio de documento legal, perderá o direito a nova isenção.

Vítima fatal de acidente no fim de semana em Brumado é identificada
O motociclista colidiu frontalmente com um Fiat / Strada

30/10/2017 - 13:32

O motociclista colidiu frontalmente com um Fiat / Strada

Vítima fatal de acidente no fim de semana em Brumado é identificada
Hildate morreu no local. Foto: Gil Mendes

A Polícia identificou a vítima fatal do acidente ocorrido no último sábado (28), conforme divulgado pelo Informe Brumado (veja a matéria).
Após ser levado para o IML (Instituto Médico Legal), a vítima foi identificada como sendo, Hildate dos Santos Meira, 37 anos. Ele era motorista (já trabalhou na empresa Novo Horizonte) e também já foi mototaxista, motivo pelo qual se tornou muito conhecido em Brumado.

Homem morre após motocicleta colidir com veículo na BR-030 em Brumado
O acidente ocorreu no trecho que liga a cidade ao distrito de Sussuarana

30/10/2017 - 08:11

O acidente ocorreu no trecho que liga a cidade ao distrito de Sussuarana

Homem morre após motocicleta colidir com veículo na BR-030 em Brumado
Foto: Informe Brumado

Uma colisão envolvendo uma motocicleta Honda Bros e um veículo Fiat Strada deixou uma vítima fatal nas proximidades da fábrica de cimento, na BR-030 em Brumado.

De acordo informações colhidas pelo Informe Brumado no local do acidente, após a colisão o veículo saiu da pista e capotou. Ainda segundo informações, o motociclista morreu no momento do acidente. A Polícia Técnica esteve no local realizando a perícia e o levantamento cadavérico. A polícia Rodoviária Estadual (PRE) esteve no local garantindo a segurança do trânsito. O motorista do veículo foi socorrido e encaminhado ao hospital de Brumado, não há informações sobre seu estado de saúde.

Estudante de direito aciona MP por irregularidade na venda de ingressos para o show de Wesley Safadão em Brumado
Outra denúncia já havia sido feita ao Ministério Público contra os organizadores da festa sobre o mesmo assunto

27/10/2017 - 11:49

Outra denúncia já havia sido feita ao Ministério Público contra os organizadores da festa sobre o mesmo assunto

Estudante de direito aciona MP por irregularidade na venda de ingressos para o show de Wesley Safadão em Brumado
Foto: Gil Mendes | Informe Brumado

O estudante de direito Jossiley Ramos entrou em contato com a redação do Informe Brumado relatando que teve o direito de estudante violado pela empresa responsável pelo show do cantor Wesley Safadão, que acontece nesta sexta-feira (27), em Brumado.

O jovem alegou que foi comprar um ingresso para o show na categoria de meia-entrada, entretanto a empresa organizadora disse que com a carteira da URE (Carteira de Estudante OAB) ele não poderia fazer a compra de meia-entrada. Segundo o declarante, a meia-entrada é direito de todo estudante conforme a Lei Federal 12.933/13, porém não aceitaram a sua carteira da URE porque só estava aceitando a da UNE. “Fiquei surpreso, pois tenho a carteira da URE há três anos e tenho ido a festas populares em Brumado e região e nunca fui barrado”, relatou o estudante.

Jossiley disse a nossa reportagem que foi ao Ministério Público realizar a queixa sobre o ocorrido e outras denúncias já haviam sido prestadas sobre a não venda de meia-entrada para o show de hoje. 

“Como estudante de uma universidade pública de Brumado ser barrado de comprar um ingresso de meia-entrada em uma festa deste porte eu creio que é no mínimo vexatória. Isso configura crime contra o consumidor e a organização vai responder perante o CDC (Código do Direito do Consumidor). A lei tem que ser cumprida não só para os estudantes, mas também para os idosos, deficientes e seus respectivos acompanhantes”, esclareceu Jossiley

Polícia prende carro com documentação irregular e numeração suprimida
Foto: Polícia Militar

Por volta das 09:20h de hoje (23), o grupo B do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) em patrulhamento pelo Bairro das Flores visualizou um veículo com características suspeitas, ao realizar consulta e vistoria foi constatado que o mesmo apresentava divergências no documento e etiquetas de identificação com numeração suprimida, O Fiat Uno de placa policial DGN-7869 e o proprietário foram apresentados na Depol a fim de que sejam tomadas as providências cabíveis.