Brumado

Brumado

Últimas Notícias

Crianças pegam carona em viatura após perderem transporte escolar

O que era pra ser uma ronda rotineira pelas ruas de Tucano, município a distante 268 Km da capital baiana, se tornou um grande passeio para duas crianças, alunos da escola Zélia de Brito. Os meninos foram esquecidos pelo transporte escolar e garantiram uma carona na viatura da 2ª Companhia do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM/Euclides da Cunha) de Tucano, na terça-feira (11). 

“Nós estávamos patrulhando na porta da escola quando vimos os dois meninos sentados. Eles estavam bem tristes e ai resolvemos perguntar o que aconteceu. Eles informaram que perderam o transporte para o povoado de Muriti e não tinham como ir para casa”, contou o comandante da 2ª Companhia do 5º BPM, capitão Duarte Gomes da Silveira. 

Os policiais tentaram o contato com o transporte escolar e não tiveram resultado. “Resolvemos levar eles para casa. Colocamos Jeferson e Clebson na viatura, que eles disseram adorar, mostramos todos os equipamentos do carro e eles falaram que sonham em ser policiais no futuro”, afirmou o capitão. 

Os garotos, que são amigos de escola, ainda ganharam presentes dos policiais. “Durante bate papo eles falaram da dificuldade financeira que suas famílias enfrentam. Então resolvemos passar no mercado e comprar uma cesta básica para cada, além de biscoitos, doces e salgadinhos”, explicou. 

Do município de Tucano até o povoado de Muriti, os policias enfrentaram 40 quilômetros de estrada de barro. “Fizemos a viagem com a estrada bem ruim, chegamos lá já pela noite e encontramos as mães deles que estavam desesperadas sem notícias dos filhos. Elas contaram que não tinham dinheiro pra ir na cidade procurar. Chorando as duas mães agradeceram muito a nossa guarnição”, informou o comandante. 

O capitão Duarte conta da emoção que foi devolver os garotos para suas famílias. “Fiquei feliz em ver a alegria dos garotos dentro da viatura e ao ver a ansiedade, medo e também felicidade das mães em receber seus filhos bem em casa”, relatou.

Aracatu: Corpo de jovem é encontrado carbonizado na zona rural
Foto: Reprodução

Na manhã desta quarta-feira (12) foi encontrado um corpo carbonizado as margens da BA-262 , próximo a comunidade de Mergulhão, Zona Rural de Aracatu. Segundo informações, moradores da região encontraram o corpo e acionaram a Policia Civil que deslocou até o local. A vítima aparenta ser um jovem de aproximadamente 20 anos, porém, a Policia Civil disse que só irá passar mais informações, após resultados da perícia. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. Para elucidar este caso, a Polícia Civil espera que a população que  tem um papel importante nas investigações, contribua com informações ligando para os números  197 ou 190 da Polícia Militar, sua identidade será mantida no mais absoluto sigilo. O corpo ainda não foi identificado.

Governo do Estado realizou a entrega de 35 ônibus escolares para municípios baianos
Foto: Divulgação

Em recente agenda de trabalho, na última segunda-feira (10) o governador Rui Costa realizou a entrega de ônibus escolares para 35 municípios baianos dentre eles, Aratcatu , Livramento de Nossa Senhora e Vitória da Conquista. A ação representa um investimento de R$ 5,4 milhões e contou com recursos de emendas parlamentares, inclusive do secretário do Planejamento, Walter Pinheiro, que direcionou os recursos quando exercia o mandato de senador.

“São investimentos necessários para estimular os jovens nos seus estudos, uma vez que muitos deles moram distante de suas escolas e o transporte regular contribui para evitar a evasão escolar, ao tempo em que melhora a qualidade de vida dos estudantes. Além disso, estes veículos fortalecem o regime de colaboração entre o estado e os municípios, ampliando o acesso à educação em cada lugar”, destaca Pinheiro, que direcionou R$24.078.998 em emendas parlamentares individuais do Orçamento Geral da União (OGU) de 2018 e 2019 para a Bahia. Do total de 38 emendas, 17 foram para a Saúde, seis para a Educação e 15 voltadas para o desenvolvimento de municípios e da agricultura familiar.

Os ônibus são de dois modelos: ORE 1 e ORE 3. O primeiro tem capacidade para 29 estudantes sentados e o ORE 3 comporta 59 estudantes sentados. Ambos possuem Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM) para embarque e desembarque de estudante com deficiência ou com mobilidade reduzida. Os veículos irão atender aos estudantes das redes municipais e, também, aos estudantes da rede estadual de ensino que moram nas zonas rurais.

Livramento: Dr. Carlos Batista concede entrevista e fala sobre saúde e política

Considerado como médico amigo do povo, Dr. Carlos Souto Batista,(Carlão) como é popularmente conhecido, esteve nesta segunda-feira (10) na emissora de Rádio Portal FM concedendo entrevista. Dr.Carlos falou sobre verdades e mitos relacionados ao coronavírus e fez as devidas recomendações quanto a prevenção para todas as faixas etárias dando destaque principalmente para os idosos.

Além de médico e também ex-Prefeito de livramento, fez com que o apresentador aproveitasse a oportunidade atendendo aos seus ouvintes, para questionar o entrevistado se o mesmo irá concorrer ao cargo no Executivo livramentenese. Carlão disse que ainda falta muito tempo para as convenções e é cedo para comentar qualquer coisa, porém, aproveitou a oportunidade para agradecer as pessoas que tem demostrado muito carinho lembrando constantemente do seu nome. “Estarei sempre pronto para servi a população. Quero agradecer todos e a emissora por esta oportunidade”, concluiu.

Barra da Estiva: Hospital Suzy Zanfretta realiza ?Projeto Nascer?

O Hospital Suzy Zanfretta conforme as exigências do Ministério da Saúde em relação a mulher gestante, a partir da data de 01 de janeiro de 2020, desenvolve o Projeto Nascer direcionado a acolher todas as mulheres a partir das 37 semanas na unidade hospitalar com o objetivo de orientá-la sobre o desenvolvimento da gestação, parto e pós-parto. O objetivo específico é criar vínculo com essa mulher para que ao chegar no termo a mesma possa procurar a unidade hospitalar para seu parto, podendo se familiarizar com o ambiente e a equipe multiprofissional que irá atendê-la. Com a implementação do “Projeto Nascer”, gestantes com 37 semanas ou mais são convidadas para comparecerem na unidade toda última sexta-feira do mês às 9:30h sendo realizado uma roda de conversa com temas relacionados ao parto natural e cesárea, amamentação, pós-parto e cuidados com o recém-nascido. No mesmo dia será realizada uma visita monitorada para que as gestantes e familiares conheçam o local de pré-parto, parto e pós-parto. A equipe do Hospital Susy Zanfretta solicita que o projeto seja divulgado nos PSFs.