Brumado

Brumado

Últimas Notícias

Oito funcionários da Vale são presos em investigação sobre rompimento da barragem de Brumadinho
Foto: Carlos Amaral/G1

Oito funcionários da Vale foram presos, na manhã desta sexta-feira (15), em investigação sobre o rompimento da barragem de Brumadinho, na Grande Belo Horizonte. A operação ocorreu em Minas Gerais, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Segundo o Ministério Público, a ação visa "apurar responsabilidade criminal pelo rompimento de barragens existentes na Mina Córrego do Feijão, mantida pela empresa Vale, na cidade de Brumadinho.

"Os oito presos são funcionários da mineradora, de acordo com o MP, sendo quatro gerentes (dois deles, executivos) e quatro integrantes de áreas técnicas.

Ler texto completo
OMS alerta para possível 3ª onda de surto de febre amarela no Brasil
Foto: Divulgação

Com pelo menos 36 casos de febre amarela confirmados em humanos no período entre dezembro de 2018 e janeiro deste ano, o Brasil poderia estar vivendo uma terceira onda de surto da doença. O alerta foi divulgado esta semana pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O país registra ainda, segundo a entidade, oito mortes confirmadas por febre amarela no mesmo período.

Os casos se concentram em 11 municípios de dois estados. Em São Paulo, foram confirmadas infecções em Eldorado (16 casos), Jacupiranga (1), Iporanga (7), Cananeia (3), Cajati (2), Pariquera-Açu (1), Sete Barras (1), Vargem (1) e Serra Negra (1). No Paraná, dois casos foram confirmados em Antonina e Adrianópolis. O local de infecção de um último caso confirmado ainda está sob investigação.

Ainda de acordo com a OMS, entre os casos confirmados em humanos, 89% deles foram identificados em homens com média de idade de 43 anos e pelo menos 64% dos infectados são trabalhadores rurais.

“Embora seja muito cedo para determinar se este ano apresentará os altos números de casos em humanos observados ao longo dos dois últimos grandes picos sazonais [o primeiro entre 2016 e 2017 e o segundo entre 2017 e 2018], há indicações de que a transmissão do vírus continua a se espalhar em direção ao sul e em áreas com baixa imunidade populacional”, destacou a entidade, por meio de comunicado.

Motoristas realizam manobras arriscadas para desviar de buracos na BA-142, entre Tanhaçu e Ituaçu
Foto: Gil Mendes | Rede Informe

A situação precária da BA-142, entre os municípios de Ituaçu e Tanhaçu, vem gerando revolta nos moradores da região há anos. A estrada que já passou por diversas operações para tapar buracos, deixa motoristas de veículos grandes e pequenos em situações de risco, já que é necessário realizar manobras, invadindo o outro lado da pista, para não cair em enormes buracos e causar danos aos meios de transporte.

A referida rodovia também já foi discurso para palanque de diversos políticos da região, que usaram de suas influências para prometer, ganhar votos, se eleger e até agora nada da reconstrução da estrada.

Todos os dias, centenas de pessoas trafegam pela BA-142, para trabalhar, estudar e até mesmo para desfrutar dos roteiros turísticos da Chapada Diamantina, nas condições precárias, passando por transtornos incalculáveis.

Ressaltando os riscos que os enormes buracos trazem, é preciso se lembra dos diversos acidentes que já ocorreram devido ao problema e a dificuldade que ele gera, até mesmo no momento de prestar socorro a vítimas que precisam ser encaminhadas a Vitória da Conquista ou Brumado.

Assim, continua a sina dos moradores da região, que sofrem diariamente, enfrentando os pouco mais de 35 quilômetros de pesadelo.

Jornalista Ricardo Boechat morre aos 66 anos em queda de helicóptero em SP
Foto: José Patrício/Estadão Conteúdo

O jornalista, apresentador e radialista Ricardo Eugênio Boechat morreu no início da tarde desta segunda-feira (11), aos 66 anos, em São Paulo.

O jornalista estava em helicóptero que caiu na Rodovia Anhanguera, em São Paulo, e bateu na parte dianteira de um caminhão que transitava pela via. O piloto Ronaldo Quattrucci também morreu no acidente.

Ele era apresentador do Jornal da Band e da rádio BandNews FM e colunista da revista "IstoÉ". Ele trabalhou nos jornais “O Globo”, “O Dia”, “O Estado de S. Paulo” e “Jornal do Brasil” e foi comentarista no Bom Dia Brasil, da TV Globo, na década de 1990. Ele ganhou três vezes o Prêmio Esso, um dos principais do jornalismo brasileiro.

Filho de diplomata, Ricardo Eugênio Boechat nasceu em 13 de julho de 1952, em Buenos Aires. O pai estava a serviço do Ministério das Relações Exteriores na Argentina.

Ler texto completo
Acusado de negociar compra de criança de 12 anos é solto após pagar fiança na Bahia

O suspeito de negociar a compra de um garoto de 12 anos, que seria vendido pela mãe por R$ 70 mil, foi liberado após pagar uma fiança de dois salários mínimos, o que corresponde ao valor de R$ 1.996. Segundo a Polícia Civil, Sinvaldo Lenes Vieira, deixou a delegacia de Santa Maria da Vitória, na tarde de quarta-feira (6).

De acordo com informações da polícia, a prisão da mãe do adolescente, Maria Roque Rocha, também é afiançável, mas a suspeita alegou não ter condições financeiras para fazer o pagamento.

Ler texto completo