Brumado

Brumado

Últimas Notícias

Resultado do Encceja já pode ser consultado no site do Inep

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já disponibilizou em seu site os resultados do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2019. Para acessar as notas é exigido CPF e a senha.

Terá direito ao certificado de ensino fundamental ou médio o candidato que obtiver a nota mínima exigida em todas as quatro áreas de conhecimento e na redação, sendo 100 pontos nas provas objetivas e 5 na de texto.

O certificado será emitido pelas secretarias de Estado de Educação. Segundo o MEC, os institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia que firmaram adesão ao Encceja também são certificadores do exame, porém somente do ensino médio.

O Encceja é um exame que tem por objetivo aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou o ensino médio na idade adequada. Nessa edição, teve recorde de 1.185.945 participantes, número que representa um aumento de 45% em relação à edição do ano passado.

Governador da Bahia passa mal e é atendido por Samu durante evento em Jequié

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), teve um mal-estar durante um evento na manhã desta sexta-feira (6), na cidade de Jequié, no sudoeste do estado.

De acordo com a assessoria do governo, a suspeita é de que Rui tenha tido uma queda na pressão arterial por causa do calor no município.

O governador foi atendido no local por médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e, em seguida, voltou a participar do evento.

Em nota, o governo informou ainda que Rui Costa está bem e segue agenda em Jequié.

Falso advogado é preso em flagrante ao fazer atendimento jurídico previdenciário em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação OAB

Um homem de 27 anos foi preso na quinta-feira (5), em Vitória da Conquista, por exercer ilegalmente a profissão de advogado. A informação é da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da cidade do sudoeste da Bahia.

De acordo com a OAB, a Ordem ficou ciente da atuação do suspeito após receber denúncia sobre suposto exercício irregular da profissão, através de ações de panfletagens e mala direta na cidade. O falso advogado foi flagrado prestando atendimento jurídico previdenciário em um escritório localizado Avenida Vivaldo Mendes, no bairro Recreio.

A divulgação era direcionada aos aposentados e pensionistas do INSS, voltada a orientações jurídicas no âmbito do Direito Previdenciário.

A Polícia Militar participou da ação junto aos representantes da OAB. No escritório, ao ser exigida a carteira profissional, o homem, identificado como Victor Jeronimo Barros Dias Guimarães, negou ser advogado e confessou apenas a consultoria jurídica, o que legalmente constitui a prática do exercício ilegal da profissão.

Conforme informou a OAB, com residência fixa em São Bernardo do Campo, em São Paulo, o suspeito, praticou os mesmos atos no dia anterior em Porto Seguro, cidade do sul da Bahia e planejava atender em Salvador e Camaçari, na região metropolitana, ainda nesta semana.

Afastado do cargo de Presidente da Câmara, vereador tenta agredir equipe de reportagem em Rio do Antônio
O vereador precisou ser contido por uma servidora que estava no local | Foto: Informe Rio do Antônio

Uma situação constrangedora envolvendo uma equipe de reportagem e o vereador Nelson Soares, terminou com boletim de ocorrência registrado na delegacia de Rio do Antônio nesta quinta-feira (06). O episódio se deu após o termino relampago da sessão onde o vereador supracitado foi afastado das funções de presidente do legislativo. Nelson não reconheceu que a maioria dos vereadores entraram com processo de afastamento e finalizou as atividades do legislativo antes mesmo de o processo ser lido.

Afastado do cargo de Presidente da Câmara, vereador tenta agredir equipe de reportagem em Rio do Antônio
A reportagem era feita pelo repórter Fabiano Neves | Foto: Informe Rio do Antônio

Após a conclusão uma equipe de reportagem o procurou para que ele falasse sobre o assunto, mas de forma agressiva e mal educada, o parlamentar empurrou um cinegrafista e expulsou a equipe do órgão público. O vereador precisou ser contido por uma servidora que estava no local.

O fato foi gravado em vídeo e registrado o boletim de ocorrência na delegacia local

Mulher é presa por tráfico de drogas no bairro Irmã Dulce em Brumado

Em rondas no Bairro Irmã Dulce, na cidade de Brumado, uma guarnição da Cipe Sudoeste avistou uma mulher identificada pelas iniciais Q. D. L. S. na porta de sua residência, que ao avistar a guarnição adentrou em sua residência de forma abrupta fechando seu portão, com base na atitude suspeita, de imediato os policiais adentraram a edificação e encontraram a mulher de posse de um papel contendo anotações suspeitas, uma quantia de R$ 99,00 e pinos de substância semelhante a cocaína. Em buscas no interior da residência foram encontrados mais pinos cheios de substância semelhante a cocaína bem como outros vazios, um tablete de substância análoga a maconha e um estojo de munição calibre 38. Mediante os fatos Q. D. L. S. foi encaminhada a DT para adoção das medidas cabíveis.