Guanambi

Guanambi

Últimas Notícias

Gabarito do Enem 2019 é divulgado

O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 foi divulgado na tarde desta quarta-feira (13) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os cadernos de prova também foram divulgados.

É importante lembrar que o número de acertos não representa necessariamente a nota final. Na correção do Enem, é usado o método chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI) – modelo estatístico que leva em conta a dificuldade de cada pergunta e busca avaliar o desempenho do candidato em determinada área de conhecimento.

Clique aqui e confira o Gabarito

Ladrão de calcinhas preso com mais de mil peças diz que já foi ao psicólogo mas não consegue parar de furtar
Foto: Polícia Militar/ Divulgação

O ladrão de calcinhas preso em Turmalina, no interior de Minas, com 1.045 peças furtadas, disse em depoimento que não consegue se conter e até já procurou ajuda com psicólogo. Segundo a polícia, esta foi a segunda detenção do homem pelo mesmo crime.

Segundo a Polícia Militar, no momento da prisão, o homem estava usando uma das calcinhas furtadas. Os policiais foram na casa dele para cumprir um mandado de prisão por furto e apreenderam 1.000 calcinhas e 45 sutiãs.

“Esse mandado era por crimes antigos de furto de calcinhas. As peças que foram encontradas na casa são de crimes recentes, e as vítimas não registraram boletim de ocorrência. Agora, nós vamos identificar essas vítimas para concluir o inquérito e encaminhar para a Justiça”, disse a delegada.

O homem foi levado para o presídio de Turmalina e está à disposição da Justiça. A prisão anterior ocorreu em 2015, depois de ele ter furtado 301 peças em Capelinha.

Uma vizinha dele, que preferiu não se identificar, diz que foi obrigada a se mudar porque não aguentava mais os furtos.

A mulher conta que o homem levou cerca de 30 calcinhas e 5 sutiãs novos, mas ela não registrou boletim de ocorrência. "Eu não procurei a polícia porque sei que ele não fica preso, daqui a pouco está solto de novo. Até carne da minha geladeira, ele furtava."

Vendas do varejo crescem 0,7%, revela pesquisa do IBGE

As vendas no varejo cresceram 0,7% em setembro na comparação com agosto. Segundo informou hoje (13) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), este é o quinto resultado positivo consecutivo. O segmento acumulou ganho de 2,4%.

O instituto informou ainda que, com o maior dinamismo da atividade comercial nos últimos três meses, o índice de média móvel no trimestre encerrado em setembro (0,6%) “acentua ritmo de crescimento frente à estabilidade que vinha sendo observada entre março e junho de 2019”.

Na comparação com setembro de 2018, o varejo cresceu 2,1%, sendo a sexta taxa positiva seguida. Com estes resultados, os índices do setor foram positivos tanto para o fechamento do terceiro trimestre de 2019 (2,6%), como para o acumulado dos nove primeiros meses do ano (1,3%).

As comparações são em relação a iguais períodos do ano anterior. O indicador acumulado nos últimos 12 meses, saindo de 1,4% em agosto para 1,5% em setembro, “sinaliza estabilidade no ritmo de vendas”.

Dono de mineradora preso com explosivos é investigado por suspeitas de crimes ambientais em Livramento
Foto: Divulgação Polícia Civil

O homem preso em Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste da Bahia, com explosivos e munições, é dono uma mineradora e usava o material para extração ilegal de minério. De acordo com o delegado Arilano Botelho, ele é suspeito de provocar incêndios em Livramento de Nossa Senhora, na região da Chapada Diamantina.

"As investigações apontam que o incêndio na serra foi promovido através das extrações de minério, porque quando os explosivos são detonados, eles lançam faíscas que incendeiam facilmente a vegetação que já está seca. Com todo o material encontrado com ele, ele se torna um dos suspeitos. Seguimos com as investigações do inquérito, para saber se ele é realmente o causador e se há mais pessoas", explicou.

Ainda segundo entrevista do delegado Arilano ao G1, as explosões causaram o incêndio, mas não significa que tenha sido proposital.

"Os incêndios partiram dessas explosões, mas não foi necessariamente proposital. No entanto, quando se faz isso, se assume o risco de causar as chamas, porque a cidade está com o clima muito seco", detalhou.

Para o delegado, o suspeito confessou que o material ilegal encontrado na casa é realmente dele, mas disse que não usou os explosivos nos últimos dois anos. Todos os equipamentos foram apreendidos e levados para perícia. Depois disso, serão encaminhados para o Exército, a partir de uma decisão judicial.

Bolsonaro anuncia saída do PSL e criação da Aliança pelo Brasil
Foto: Isac Nóbrega

O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta terça-feira (12) a saída do PSL, partido pelo qual foi eleito, e a criação de outra legenda, a Aliança pelo Brasil.

Nesta tarde, o presidente recebeu, no Palácio do Planalto, a vice-líder do governo no Congresso Nacional, deputada Bia Kicis (PSL-DF), e outros parlamentares do partido..

"Hoje anunciei minha saída do PSL e início da criação de um novo partido: "Aliança pelo Brasil". - Agradeço a todos que colaboraram comigo no PSL e que foram parceiros nas eleições de 2018", diz o tuíte do presidente.

Polícia Militar e alunos de escolas municipais realizam ação beneficente em Ituaçu

Pelo 3º ano consecutivo, na manhã de segunda-feira (11), policiais militares do Destacamento PM de Ituaçu, juntamente com a guarnição do Destacamento PM de Barra da Estiva, alunos do 7º ano amarelo matutino e vespertino, e as professoras Sheila Dantas, Roseveth Ferreira e Karol Ávila, da Escola Municipal Juvenal Wanderley, realizaram a entrega de brinquedos, e alimentos arrecadados pelos alunos e policiais junto à comunidade, como ação social do "Projeto Sementes Cidadãs". A distribuição foi feita a famílias carentes de bairros da cidade de Ituaçu.

Igreja Assembleia de Deus de Brumado realizará cruzada evangelística no distrito de Serra Negra, em Aracatu

No dia 16 de Novembro, a Igreja Assembleia de Deus realizará em Serra Negra, município de  Aracatu uma cruzada evangelística com a temática “Porque o Evangelho é poder de Deus para Salvação”.

A igreja está focada na pregação do evangelho, pois acredita que mudanças radicais acontecem na sociedade quando o maior objetivo da igreja é aproximar os homens de Deus. 

Segundo os organizadores, revelar o amor de Deus por meio do evangelismo pessoal, das cruzadas e da ação social já é uma pratica constante da Assembleia de Deus, que completa 100 anos influenciando a sociedade baiana.

Serra Negra tornou-se parte do projeto missionário da Assembleia de Deus a partir do momento em que a liderança da instituição tomou conhecimento das grandes necessidades da localidade e da quantidade de pessoas sem contato com o evangelho, alguns anos atrás não havia um crente na região, hoje várias famílias professam a fé em Cristo. O secretário de Missão Renato Santos afirma; “ o que importa para a igreja é a conversão de almas, amamos almas, nos colocamos no lugar daqueles que sofrem e a melhor forma de amenizar ou de acabar com o sofrimento das pessoas é apresentando o nosso Salvador Jesus hoje em Serra Negra tem uma igreja, uma Assembleia de Deus anunciando o evangelho e cuidando de ensinar os preceitos do nosso Cristo”.

Igreja Assembleia de Deus de Brumado realizará cruzada evangelística no distrito de Serra Negra, em Aracatu

Convidamos toda a comunidade para participar de um dia de trabalhos com vários profissionais de diversas áreas, que prestarão serviços voluntários como corte de cabelo, aferição de pressão, manicure, aconselhamento, entre outros, tudo gratuito, e a noite a partir da 18h começa a Cruzada.

Fabrício Abrantes amplia diálogo com imprensa brumadense
Foto: Informe Brumado

A fim de alinhar a comunicação, prezando pela responsabilidade e clareza das informações, o empresário e administrador Fabrício Abrantes se reuniu nesta terça-feira (12), em Brumado, com representantes da imprensa local. 

Durante a conversa, o empresário falou sobre a importância da imprensa para a veiculação de informações de credibilidade para a população, sobretudo no campo político, onde nos últimos anos dados sem nenhuma apuração são difundidos através de aplicativos e redes sociais. 

Lembrou ainda que toda a sua rotina de pré-campanha está aberta aos veículos, que  podem acompanhá-lo diariamente por meio da assessoria de comunicação, nas redes sociais e diretamente nos encontros.

Fabrício Abrantes finalizou o bate papo falando da importância do diálogo e ressaltando a importância da imprensa livre e responsável na construção do processo democrático.

Família de Tanhaçu procura por jovem que está desaparecido

A família do jovem Leandro de Jesus Dias, de 34 anos, conhecido como Liu, está a sua procura. Ele sofre de problemas psicológicos e está desaparecido desde o dia 08/10, quando saiu de casa a pé e desde então não manteve contato com conhecidos. Quem tiver informações que possam levar a seu paradeiro pode entrar em contato com a família por meio dos telefones (77) 999924303, (77) 998460094 e (77) 999058199.

Reforma da Previdência é promulgada pelo Congresso
Foto: Marcelo Camargo

Quase nove meses depois de ser oficialmente proposta pelo governo, nesta terça-feira (12), deputados e senadores, em uma sessão conjunta do Congresso Nacional, promulgam a Reforma da Previdência. O texto altera regras de aposentadorias e pensões para mais de 72 milhões de pessoas, entre trabalhadores do setor privado que estão na ativa e servidores públicos federais.

Considerada um marco dos 300 dias do governo Bolsonaro, a solenidade presidida pelo presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) também é acompanhada pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Alcolumbre minimizou a ausência do presidente da República, Jair Bolsonaro e do ministro da Economia,Paulo Guedes na sessão. “Eu acho que não é sinal de nada. A gente ás vezes faz um cavalo de batalha por uma fotografia. As emendas constitucionais sempre foram promulgadas em sessões solenes especiais do Parlamento brasileiro. Nessas sessões muitas delas o presidente da República e ministros não vieram. Não será a presença do presidente da República ou do ministro que vai chancelar esse encontro, essa promulgação”, avaliou Alcolumbre ao chegar ao Senado.

Ler texto completo