Guanambi

Guanambi

Últimas Notícias

CAESG apreende arma de fogo na zona rural de Candiba

Na manhã de hoje (17), uma Guarnição da CIPE SUDOESTE, em rondas ostensivas na cidade de Candiba recebeu uma ligação anônima via celular funcional, relatando que na localidade denominada fazenda Barro, zona rural do município foram ouvidos disparos de arma de fogo, porém sem características dos autores. De posse das informações a Guarnição deslocou-se até o local, onde de longe avistou um indivíduo e que ao perceber a aproximação da viatura, empreendeu fuga pelo matagal dispensando uma bolsa, onde em seu interior foi encontrada uma espingarda cartucheira, calibre .28, sem marca aparente  e dois cartuchos intactos de marca CBC. Não foi possível capturar o indivíduo. O armamento e a munição foram apresentadas na Delegacia de Polícia Civil da cidade de Candiba onde foi registrada a Ocorrência.

Vandalismo é crime; esclarece o advogado criminalista, Dr. Couto de Novaes

Os romanos antigos chamavam de vandalismo o comportamento, originariamente atribuído à tribo dos Vândalos, que, de maneira cruel, destruíam e deterioravam qualquer coisa bela que encontravam pela frente. Já no Brasil, faz tempo que o vandalismo deixou de ser registrado apenas em grandes cidades, sendo tal prática ilícita um problema também enfrentado pelos pequenos municípios brasileiros. Eis um típico exemplo: Madrugada de sábado, centro de uma pequena cidade, um bando de arruaceiros é pego em flagrante deteriorando vitrines e fachadas. Câmeras de segurança dos estabelecimentos registram as imagens dos delinquentes, que se revezavam entre si, na degradação.

Mas, esclareça-se, vandalismo não é brincadeira; ao contrário, é crime. E pode dar cadeia! Aquele que destrói, inutiliza ou deteriora coisa alheia poderá responder, pelo menos, por crime de dano (art. 163, Código Penal); e por crime ambiental, esse último nos casos de pichação de edifícios urbanos (art. 65, da Lei nº 9.605/98). A punição por uma dessas práticas pode variar de 01 (mês) a 03 (três) anos de detenção, ou multa (obrigação de pagar o prejuízo).

O vandalismo é ato criminoso contra o patrimônio público ou privado. Quando tal conduta é realizada se encaixando especificamente na previsão de crime de dano ao patrimônio (art. 163, do Código Penal), o sujeito poderá responder por dano simples ou dano qualificado (com pena mais grave). Assim, o vândalo sofrerá punição mais grave quando o vandalismo for praticado por motivos egoísticos ou quando o dano for contra o patrimônio público municipal, estadual ou federal. É importante observar que os menores de idade, praticando atos de vandalismo, apesar de não responderem por crimes, responderão por ato infracional, e poderão sofrer a imposição de medidas socioeducativas de internação, com até 3 anos de duração.

Os alvos preferenciais dos baderneiros que atentam contra o patrimônio público e privado são: postos de saúde, escolas, postes de iluminação, telefones públicos e lixeiras, equipamentos de parques e praças, agências bancárias, ônibus coletivos e suas paradas, prédios públicos em geral, estabelecimentos comerciais diversos, residências etc.

Assim, os atos de vandalismo resultam em grandes prejuízos e provocam transtornos à sociedade como um todo. Tais condutas resultam em gastos inesperados, do já escasso dinheiro público, para consertar os estragos causados; além de submeter empresários e proprietários de residências a incontáveis prejuízos materiais e morais, gerando queda de investimentos e aumento do desemprego. Pesquisas sobre as possíveis causas do vandalismo apontam que este comportamento não está ligado diretamente à situação socioeconômica dos praticantes destes atos, pois concluíram que os vândalos são encontrados em todas as classes sociais. Porém, há consenso de que somente por meio da valorização da educação será possível evitar a multiplicação dessa prática delituosa. Faz-se necessário, pois, trabalho conjunto das famílias, das escolas, das igrejas, dos conselhos tutelares, a promover uma conscientização construtiva/humanitária na formação dos jovens. É preciso educar e prevenir.

Fiscalize e denuncie, enquanto isso. Se o leitor tiver quaisquer informações sobre casos de vandalismo, exerça sua cidadania e faça uma denúncia pelo “190”. Se avistar um vândalo praticando o crime, se possível, discretamente, filme a ação com o seu celular e procure a autoridade policial de seu bairro, de sua cidade, narrando o fato e entregando as imagens. Instale câmeras de segurança na sua casa, na sua empresa. Felizmente, esses equipamentos de segurança tem se popularizado e se comprovado muito importantes para a punição dos vândalos. Fiquem vigilantes. Afinal, a justiça é para todos!

Por Dr. Couto de Novaes (Advogado criminalista, sócio na P&C Advocacia). WhatsApp: (71) 9 9205 4489

Ciclismo: Aracatuense conquista 1° lugar no Desafio Terra do Minério

O aracatuense Alex Carvalho ficou em primeiro lugar no “Desafio Terra do Minério”, realizado em Brumado, no domingo (06).

Alex conquistou a primeira colocação na categoria turismo masculino cicloturismo 39 km e contou com o patrocinio da empresa Stuffbrown Mineração.
 

Ciclismo: Aracatuense conquista 1° lugar no Desafio Terra do Minério

Ao lado de Alex, Daniel Silveira que conquistou o segundo lugar masculino 50 km.

A corrida foi realizada por Beto Bike Sports.

EM ENCONTRO COM O SECRETÁRIO FÁBIO-VILLAS, PREFEITO DE BRUMADO RECEBE A GARANTIA DA INSTALAÇÃO DA POLICLÍNICA, VEJA O VÍDEO
Em encontro com o secretário Fábio-Villas, prefeito de Brumado recebe a garantia da instalação da Policlínica

01/10/2019 - 18:26

Em encontro com o secretário Fábio-Villas, prefeito de Brumado recebe a garantia da instalação da Policlínica

EM ENCONTRO COM O SECRETÁRIO FÁBIO-VILLAS, PREFEITO DE BRUMADO RECEBE A GARANTIA DA INSTALAÇÃO DA POLICLÍNICA, VEJA O VÍDEO

Acompanhado do deputado federal Daniel Almeida e do vice-prefeito Édio Pereira, o chefe do executivo brumadense, Eduardo Vasconcelos, teve nessa segunda-feira (30), uma importante reunião com o secretário estadual de Saúde, Fábio Villas-Boas, na qual ficou garantida e sacramentada a instalação da Policlínica de Brumado, a qual se agregará a todo o complexo da área de saúde do município que está em constante expansão. O secretário fez questão de ressaltar que o projeto de descentralização e regionalização da saúde terá um capítulo mais importante, onde milhares de pessoas serão beneficiadas. O prefeito ficou muito satisfeito e destacou que “o secretário nos garantiu que no máximo no mês de novembro estará sendo realizada a licitação da nossa tão esperada policlínica. É mais uma vitória conquistada para o povo de Brumado”. Outra questão que foi abordada pelo secretário foi a constante ampliação e modernização do Hospital Magalhães Neto que terá a sua continuidade, o que confirmará ainda mais o status de referência regional na área de saúde para Brumado, o que vem sendo obtido por meio de muito trabalho e dedicação.

Monitor da Violência: após 2 anos, quase metade dos casos de mortes violentas segue sem autoria identificada na Bahia

Francivaldo Silva, Xaynna Shayuri Morganna, Gabriel da Silva Oliveira, Robson Rocha dos Anjos, José Carlos Cirilo dos Santos Júnior e Hércules Pereira de Jesus nunca tiveram nenhuma relação entre si. Suas histórias, no entanto, compartilham de um mesmo fim trágico: foram assassinados em uma mesma semana de 2017 e os crimes de que foram vítimas permanecem sem nenhuma solução até agora, dois anos depois.
 

Na semana em que foram assassinados, entre 21 e 27 de agosto daquele ano, a Bahia registrou 99 mortes, cujos inquéritos são acompanhados pelo Monitor da Violência, projeto especial do G1 que mapeia o andamento de investigações e processos envolvendo os crimes violentos do período.

Os casos de Francivaldo, Xaynna, Gabriel, Robson, José e Hércules não são isolados. Isso porque, do total de inquéritos abertos pela polícia para apurar as mortes ocorridas naquela semana específica, 51,6% seguem em andamento na polícia e quase metade (40 inquéritos, ou 44% do total) não conseguiu identificar os autores do crime e nem a motivação.

Quarenta a um por cento dos inquéritos foram concluídos e somente 5% chegaram a ser julgados pela Justiça. É o que revela um novo levantamento exclusivo feito pelo G1, agora em 2019.

Defensoria Pública realizou mutirão em Aracatu; diversos serviços foram prestados

No último dia 20 sexta-feira), muitos aracatuenses foram beneficiados com uma ação realizada pela Defensoria Pública em Aracatu, em parceria com o Conselho Tutelar do Município.
Foram realizados, entre outros, atendimentos como pensão  alimentícia, acordos de divórcios e requerimento de DNA. 

Defensoria Pública realizou mutirão em Aracatu; diversos serviços foram prestados

 "Agradecemos a  Defensoria Pública do Estado da Bahia e também a primeira dama Roseane Andrade Maia pelo apoio e colaboração, nesta ação de tão grande importância realizada em nossa cidade", relataram os conselheiros tutelares.

HOMEM É ENCONTRADO MORTO CACULÉ; A SUSPEITA É QUE TENHA RECEBIDO UMA DESCARGA ELÉTRICA

Um homem identificado como, Carlos Wilians Novaes, vulgo "Bodinho", foi encontrado sem vida na manhã deste domingo (22), na imediações da Lagoa Manoel Caculé, em um terreno. A polícia foi acionada e, acredita - se, que ele tenha morrido após receber uma descarga elétrica, o corpo já estava em estado de decomposição, há três dias que Carlos Wilians estava desaparecido.
A Polícia Técnica esteve no local realizando a perícia e encaminhando o corpo ao IML (Instituto Médico Legal) de Guanambi para exame de necropsia. Ele [Carlos Wilians], era proprietário de um bar próximo onde foi encontrado morto.

Tanhaçuense com filha internada em Brumado clama por ajuda; veja o vídeo
Conheça a história do lavrador Edilson e sua filha de 7 anos.

18/09/2019 - 16:58

Conheça a história do lavrador Edilson e sua filha de 7 anos.

Tanhaçuense com filha internada em Brumado clama por ajuda; veja o vídeo

O tanhaçuense Edilson, morador da Várzea da Pedra, que está com a filha de 7 anos internada no hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, a quase um mês, vive um drama. E clama por ajuda. Conheça a sua história e o que aconteceu com a sua filha. Veja o vídeo produzido pelo site Destaquebahia.

Caminhada Passos Que Salvam acontecerá mais uma vez em Brumado; servidores do judiciário reforçam a campanha

Acontece em Brumado, no dia 24 de novembro, a Quarta Edição da Caminhada Passos que Salvam. Segundo Iara Lobo, uma das organizadoras, a caminhada tem como objetivo chamar a atenção dos pais para os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil.

“Nós já encaminhamos vários pacientes para Barretos, como o adolescente Mailson que foi diagnosticado com leucemia e voltou curado” esclareceu Lobo.

Um dos grandes parceiros da ação, o doutor Genilvado Alves Guimarães, esteve na mobilização realizada no Fórum. “Esta é a quarta vez que nós do Fórum aderimos à campanha, cujo objetivo não é somente de arrecadar recursos para o hospital, mas também conscientizar os pais ou responsáveis acerca da prevenção do câncer infantojuvenil. Esta caminhada não ocorre só em Brumado, mas em âmbito nacional na mesma data é nós aderimos porque sabemos que se trata de uma instuição séria”, disse Guimarães.

Para colaborar com o evento os interessados podem adquirir o kit para participar da caminhada nos pontos de apoio, Óticas Denize, kaçula Modas e Padaria Divina, Mercadinho do Galego, Salão Afrodite, Depil Mulher, Loja as Marias e Loja BlAACK Brasil.

Porém, para Iara Lobo, o mais importante é a presença da população apoiando a campanha para que a parceria com o Hospital do Amor em Barretos continue a ajudar mais pessoas. A Quarta Edição da Caminhada Passos sairá do Comando da Polícia Militar em direção a Praça da Prefeitura, onde acontecerá o show de Fan Estourado.

Funcionários dos Correios entram em greve

11/09/2019 - 09:27

Funcionários dos Correios entram em greve

Os funcionários dos Correios entraram em greve geral por tempo indeterminado. A greve foi decretada na noite desta terça-feira (10) em assembleias realizadas em diferentes estados do país.

A categoria quer impedir a redução dos salários e de benefícios, e é contra a privatização da estatal, que foi incluída no mês passado no programa de privatizações do governo Bolsonaro.
 

O reajuste salarial de 0,8% é um dos principais pontos reclamados pela categoria. No entanto, os trabalhadores querem também a reconsideração quanto a retirada de pais e mães do plano de saúde, melhores condições de trabalho e outros benefícios.

"A decisão foi uma exigência para defender os direitos conquistados em anos de lutas, os salários, os empregos, a estatal pública e o sustento da família", afirmou em nota a Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (Findect).

Em nota em sua página na internet, a federação informou que a greve foi decretada em São Paulo, Rio de Janeiro, Tocantins, Maranhão e na maioria dos estados do país.

Em nota, a direção dos Correios informou ter participado de 10 encontros com os representantes dos trabalhadores para apresentar propostas dentro das condições possíveis, "considerando o prejuízo acumulado na ordem de R$ 3 bilhões".

"O principal compromisso da direção dos Correios é conferir à sociedade uma empresa sustentável. Por isso, a estatal conta com os empregados no trabalho de recuperação financeira da empresa e no atendimento à população", informou a estatal.