Ituaçu

Ituaçu

Últimas Notícias




Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem 2019 termina nesta quarta; saiba como fazer
Foto: Divulgação

Termina às 23h59 desta quarta-feira (10) o prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019. O participante que deseja solicitar o direito de não pagar os R$ 85 da taxa e estiver dentro dos critérios do edital deve acessar a página do Enem 2019 e se inscrever. O resultado será divulgado no dia 17 de abril. As provas serão nos dias 3 e 10 de novembro.

A isenção da taxa não significa a inscrição automática no exame. O candidato deverá voltar ao site do Enem 2019 e concluir a inscrição em maio.

Até as 10h50 desta quarta, 3 milhões de pedidos de isenção já haviam sido feitos segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela prova.

Ler texto completo
Suspeitos de tráfico fogem após abordagem da polícia no povoado de Pau Ferrado, em Ibicoara

A Polícia Militar de Ibicoara apreendeu na manhã de hoje (10), um veículo com placa adulterada, que supostamente estaria em poder de dois homens, suspeitos de tráfico de drogas. De acordo informações obtidas pelo Informe Ituaçu, a PM recebeu uma denúncia de que os dois indivíduos receberam uma quantidade de drogas em Vitória da Conquista e levaria para a o povoado de Pau Ferrado, momento em que a guarnição saiu em diligências para captura dos mesmos. Ao avistar a polícia, os suspeitos empreenderam fuga pela comunidade e abandonaram o veículo, embrenhando-se na mata.
O veículo modelo Polo, que possui placa policial JSE 8481 adulterada e incompatível com o chassi, possui restrição de furto/roubo e foi apreendido. Diligências estão sendo realizadas na intenção de prender os meliantes.

 







Reconstrução da Rodovia BA-142 entre Sussuarana e Mucugê já tem recursos e começa no segundo semestre
Foto: Gil Mendes Informe Ituaçu

No próximo semestre já deve ser iniciada a recuperação de trecho da BA 142, numa extensão de 243 quilômetros entre o distrito de Sussuarana (Tanhaçu) e município de Andaraí, passando por Ituaçu, Barra da Estiva e Mucugê. O projeto para a obra começou a ser elaborado assim que  o governador autorizou a sua inclusão no PREMAR- Programa de Restauração e Manutenção de Rodovias no Estado da Bahia - e a utilização de recursos da reserva que dispõe do Banco Mundial, segundo informou o secretário estadual de Infraestrutura (Seinfra),   Marcos Cavalcante aos deputados  Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual), em reunião na tarde desta segunda-feira (8), com a participação do superintendente de Infraestrutura Terrestre, Saulo Pontes.

O governador acabou autorizando a utilização dos recursos de reserva que dispõe do Banco Mundial, já que não saiu a autorização do governo federal para liberação do financiamento aprovado junto ao Banco Europeu, segundo destacou o secretário. Waldenor manifestou a sua satisfação com a notícia de atendimento do pleito que apresentou e vem defendendo em atenção à população da região: "Como frequentador constante da Chapada Diamantina dou o meu testemunho sobre as péssimas condições da estrada, que exigem providências imediatas. E fico feliz porque o governador se mostrou sensível às reclamações da população, autorizando essa importante obra", disse o deputado.

Vacinação contra a gripe começa amanhã em todo o país
Foto: Divulgação

Começa nesta quarta-feira (10), em todo o país, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Nesta primeira fase, serão priorizadas crianças com idade entre 1 e 6 anos, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). A escolha, de acordo com o Ministério da Saúde, foi feita por causa da maior vulnerabilidade do grupo.

A partir de 22 de abril, todo o público-alvo da campanha poderá receber a dose, incluindo trabalhadores da saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

A escolha dos grupos segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A definição, segundo a pasta, também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. A meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos elegíveis para vacinação.

 

Ler texto completo
Homem atira na polícia e foge após apreensão de drogas no distrito de Tranqueiras em Ituaçu; outras duas pessoas foram presas
Foto: Divulgação Polícia Militar

Por volta de 20h de ontem (09), a guarnição de Radiopatrulhamento do DPM de Ituaçu, em rondas pelo povoado de Tranqueiras, avistou e abordou o indivíduo em atitude suspeita e, ao realizar a busca pessoal, encontrou três porções de substância análoga à maconha. Ao ser indagado pelos policiais, o homem informou que havia adquirido a droga com um sujeito conhecido por Van. A polícia diligenciou até a residência do indivíduo, onde encontraram com sua esposa cerca de 1,5 kg de substância similar à maconha e 300 g de substância aparente à cocaína. A mulher na ocasião afirmou que a droga seria do marido "Van" e disse que ele estaria em um bar, em Tranqueiras. Os policiais diligenciaram ao local e foram recebidos por disparos de arma de fogo, tendo o autor dos disparos conseguido se evadir de moto com sentido ignorado.

Por essa razão, as duas pessoas e todo material apreendido foram conduzidos e apresentados na sede da Delegacia Territorial de Brumado, onde o fato foi registrado. Os policiais militares fazem rondas para fins de capturar o meliante que se evadiu.