Ituaçu

Ituaçu

Últimas Notícias


Obras de reconstrução da BA-142 tem licitação publicada, trecho mais crítico está entre Tanhaçu e Ituaçu
O trecho entre Tanhaçu e Ituaçu já foi bloqueado em protesto este ano devido a situação precária da pista

O Aviso de licitação para obra de recuperação de rodovias estaduais, publicado no último dia 6, no Diário Oficial do Estado, contempla também as estrada que liga o distrito de Sussuarana (Tanhaçu) até o município de Andaraí, passando por Tanhaçu, Ituaçu, Barra da Estiva e Mucugê. 
Importante elo de ligação com as regiões turísiticas da Chapada Diamantina, o referido trecho também se destaca pelo o escoamento da sua produção agrícola da região.
O trecho  está  discriminado no edital da Seinfra como lote 2  e deve absorver investimentos do Governo Estado da ordem de aproximadamente R$ 100 milhões. Trata-se do trecho da BA 142 que engloba uma extensão de 243 quilômetros entre o distrito de Sussuarana(Tanhaçu)  e o município de Andaraí, no entroncamento com a BR-242. A obra foi incluída no PREMAR II- Programa de Restauração e Manutenção de Rodovias no Estado da Bahia - e será realizada com recursos oriundos de empréstico contraído junto ao Banco Mundial. 

Caminhada Passos Que Salvam acontecerá mais uma vez em Brumado; servidores do judiciário reforçam a campanha

Acontece em Brumado, no dia 24 de novembro, a Quarta Edição da Caminhada Passos que Salvam. Segundo Iara Lobo, uma das organizadoras, a caminhada tem como objetivo chamar a atenção dos pais para os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil.

“Nós já encaminhamos vários pacientes para Barretos, como o adolescente Mailson que foi diagnosticado com leucemia e voltou curado” esclareceu Lobo.

Um dos grandes parceiros da ação, o doutor Genilvado Alves Guimarães, esteve na mobilização realizada no Fórum. “Esta é a quarta vez que nós do Fórum aderimos à campanha, cujo objetivo não é somente de arrecadar recursos para o hospital, mas também conscientizar os pais ou responsáveis acerca da prevenção do câncer infantojuvenil. Esta caminhada não ocorre só em Brumado, mas em âmbito nacional na mesma data é nós aderimos porque sabemos que se trata de uma instuição séria”, disse Guimarães.

Para colaborar com o evento os interessados podem adquirir o kit para participar da caminhada nos pontos de apoio, Óticas Denize, kaçula Modas e Padaria Divina, Mercadinho do Galego, Salão Afrodite, Depil Mulher, Loja as Marias e Loja BlAACK Brasil.

Porém, para Iara Lobo, o mais importante é a presença da população apoiando a campanha para que a parceria com o Hospital do Amor em Barretos continue a ajudar mais pessoas. A Quarta Edição da Caminhada Passos sairá do Comando da Polícia Militar em direção a Praça da Prefeitura, onde acontecerá o show de Fan Estourado.

Funcionários dos Correios entram em greve

11/09/2019 - 09:27

Funcionários dos Correios entram em greve

Os funcionários dos Correios entraram em greve geral por tempo indeterminado. A greve foi decretada na noite desta terça-feira (10) em assembleias realizadas em diferentes estados do país.

A categoria quer impedir a redução dos salários e de benefícios, e é contra a privatização da estatal, que foi incluída no mês passado no programa de privatizações do governo Bolsonaro.
 

O reajuste salarial de 0,8% é um dos principais pontos reclamados pela categoria. No entanto, os trabalhadores querem também a reconsideração quanto a retirada de pais e mães do plano de saúde, melhores condições de trabalho e outros benefícios.

"A decisão foi uma exigência para defender os direitos conquistados em anos de lutas, os salários, os empregos, a estatal pública e o sustento da família", afirmou em nota a Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (Findect).

Em nota em sua página na internet, a federação informou que a greve foi decretada em São Paulo, Rio de Janeiro, Tocantins, Maranhão e na maioria dos estados do país.

Em nota, a direção dos Correios informou ter participado de 10 encontros com os representantes dos trabalhadores para apresentar propostas dentro das condições possíveis, "considerando o prejuízo acumulado na ordem de R$ 3 bilhões".

"O principal compromisso da direção dos Correios é conferir à sociedade uma empresa sustentável. Por isso, a estatal conta com os empregados no trabalho de recuperação financeira da empresa e no atendimento à população", informou a estatal.

Baleia encontrada encalhada morre na praia de Salvador
Foto: Reprodução

Morreu na manhã desta sexta-feira (30), a baleia jubarte, encontrada viva e encalhada na praia bairro de Coutos, em Salvador. A informação foi confirmada por Luena Fernandes, bióloga do Instituto Baleia Jubarte.

O animal era um adulto de cerca de 15 metros comprimento e 39 toneladas. Conforme Luena, equipes do instituto continuam no local, fazendo exames e colhendo amostras, que vão apontar a causa da morte da baleia.

A previsão é de que o corpo seja retirado ainda nesta sexta, por equipes da Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb).

O encalhe desta sexta ocorreu um dia após outra jubarte ser encontrada morta em praia de Plataforma, a cerca de oito quilômetros de Coutos.

Desde o inicio da manhã, quando a baleia foi encontrada, diversos moradores estiveram no local para jogar água nela. Durante a ajuda, um homem foi atingido após a baleia fazer um movimento brusco e ficou ferido. Há suspeita de que ele tenha fraturado uma perna.

 

ARMA E OUTROS MATERIAIS ILÍCITOS SÃO APREENDIDOS PELA POLÍCIA EM BRUMADO, UMA PESSOA FOI PRESA

Após denúncia de populares sobre intenso tráfico de drogas e individuo ostentando arma de fogo na rua Virgílio Ataíde, o grupo C do Peto com apoio da Soint ; fazendo rondas no endereço acima citado deparou-se com dois individuos em atitude suspeita na porta da residência do conduzido, ao dar voz de abordagem, os mesmos tentaram empreender fuga  sendo alcançados no interior da residência; foi feita a busca no quarto de Erielton Henrique Alves dos Santos Vulgo ( Rick de Dona Nice), local onde foi encontrado: 01 Balança de precisão, Embalagem comumente usada para embalar entorpecentes, 02 Cigarros de substância análoga a maconha, 5 cartuchos intactos de calibre 38 e 01 Revólver Taurus Calibre 38. O mesmo assumiu ser todos de sua propriedade. O indivíduo e todo material foram conduzidos até 20° COORPIN onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante pelo Delegado Claudio Marques. 

 Governo rejeitará ajuda financeira do G7 segundo o ministro Onyx Lorenzoni
Foto: Reprodução

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou que o governo rejeitará a ajuda do G7 para combater as queimadas na Amazônia, anunciada nesta segunda-feira (26) pelo presidente da França, Emmanuel Macron. A assessoria do Palácio do Planalto confirmou a informação dada por Onyx.

O anúncio da ajuda foi feito na França, após Macron ter participado de uma reunião do G7. Segundo ele, o grupo decidiu destinar 20 milhões de euros para combater as queimadas.

O presidente francês e o presidente Jair Bolsonaro têm feito críticas públicas um ao outro desde a semana passada.

"Agradecemos, mas talvez esses recursos sejam mais relevantes para reflorestar a Europa. O Macron não consegue sequer evitar um previsível incêndio em uma igreja que é um patrimônio da humanidade e quer ensinar o quê para nosso país? Ele tem muito o que cuidar em casa e nas colônias francesas", disse Onyx.

"O Brasil é uma nação democrática, livre, e nunca teve práticas colonialistas e imperialistas como talvez seja o objetivo do francês Macron. Aliás, coincidentemente, com altas taxas internas de rejeição", acrescentou o ministro da Casa Civil.

Onyx Lorenzoni disse ainda que o Brasil pode ensinar "a qualquer nação" como proteger matas nativas. "Aliás, não existe nenhum país que tenha uma cobertura nativa maior que o nosso", acrescentou.

Por meio de nota, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou que apesar do "suposto lançamento de novas iniciativas relacionadas à Amazônia" para reflorestar a região, já existem instrumentos previstos para esse tipo de medida.

Mais cedo, nesta segunda-feira, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, chegou a dizer que a ajuda anunciada pelo G7 era "bem-vinda".

Também nesta segunda, Bolsonaro não disse se aceitaria ou não o apoio, mas questionou o anúncio feito por Macron. "Será que alguém ajuda alguém — a não ser uma pessoa pobre, né? — sem retorno? [...] O que que eles querem lá há tanto tempo?".