Ituaçu

Ituaçu

Últimas Notícias

MAETINGA: AJUDE A PEQUENA SARA NA COMPRA DE UMA CADEIRA DE RODAS INFANTIL

A pequena Sara, de apenas 02 anos de idade, da cidade de Maetinga, precisa de sua ajuda. Ela foi diagnosticada com Microcefalia e Epilepsia, e atualmente se alimenta por sonda. A família busca apoio financeiro para comprar uma cadeira de rodas infantil, pois ela está com 16kg e sua mãe já não consegue mais carregá-la em seus braços. A família aceita uma cadeira de rodas infantil usada, caso alguém possa doa. Um carrinho novo custa mais de 3 mil reais e você pode ajudar com qualquer quantia em dinheiro que deve ser depositada na conta da Caixa Econômica Federal, Agência 0947 Operação 023  Conta 5198-3 em nome de Valdívia da Silva Santos . A família também precisa de doações de fralda P adulto e Leite NAN 3.

Polícia Militar apreende grande quantidade de droga em Barra da Estiva

Por volta das 23h, do último domingo (04), na Praça Rochael Alves, a Guarnição da Polícia Militar de Barra da Estiva abordou MÁRCIO DA SILVA MENEZES, 19 anos, e após busca pessoal, localizou com o mesmo uma pequena quantidade de entorpecentes. O referido informou que estava hospedado em um hotel localizado nas proximidades, e no quarto em que o mesmo estava alojado foram encontrados mais entorpecentes e outros materiais, totalizando: meio tablete de maconha, 19 petecas de cocaína, 03 munições calibre .38, 02 balanças de precisão, R$ 425,00 em espécie, vasto material plástico utilizado para embalar entorpecentes, e 01 aparelho de telefone celular. O acusado e todo o material foram apresentados na Delegacia Territorial de Brumado, onde o mesmo foi flagranteado.

Ituaçu registra 02 casos ativos da Covid-19

Em Boletim Epidemiológico divulgado nesse domingo (04), a Secretaria Municipal de Saúde de Ituaçu informou que, até o momento, 223 casos testaram negativo. São 12 casos monitorados, 16 confirmados, 12 curados, 02 ativos, 01 suspeitos e 923 pessoas já foram testadas. Duas pessoas vieram a óbito em decorrência da doença.

BAHIA REGISTRA 729 NOVOS CASOS DE COVID-19 NAS ÚLTIMAS 24 HORAS

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 729 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,2%) e 842 curados (+0,3%). Dos 315.440 casos confirmados desde o início da pandemia, 301.922 já são considerados curados e 6.593 encontram-se ativos. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (27,67%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (6.792,06), Almadina (6.515,37), Madre de Deus (6.144,22), Itabuna (6.094,09), São José da Vitória (5.497,61). O boletim epidemiológico contabiliza ainda 629.361 casos descartados e 76.838 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo (4). Na Bahia, 26.376 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

 

COVID-19: VACINA DA JOHNSON & JOHNSON GERA ANTICORPOS EM 98% DOS VOLUNTÁRIOS

De acordo com um estudo preliminar publicado na última sexta-feira (25), a vacina contra o novo coronavírus criada pela Johnson & Johnson apresentou 98% de eficácia na aplicação em adultos. Disponível no site científico MedRxiv, o documento de 28 páginas reúne dados sobre as fases 1 e 2 dos testes e afirma que a solução apresentou forte resposta imunológica ao vírus. Os dados disponíveis na publicação mostram que, 29 dias após a vacinação, 98% dos participantes produziram anticorpos que neutralizaram a Covid-19. São esses anticorpos que defendem as células do corpo de organismos patógenos, denominação usada para identificar estruturas que causam as doenças. Segundo o estudo, a vacina também foi considerada segura, pois, foram identificados poucos casos de reações adversas. No caso das leves e moderadas, os voluntários apresentaram dor no local da aplicação, fadiga, dor de cabeça e dor muscular. De modo padrão, essas reações duravam apenas um ou dois dias. Apenas dois casos adversos graves foram identificados: hipotensão (baixa pressão arterial) e febre. No entanto, segundo os pesquisadores, o episódio de hipotensão não estava associado à vacina. Já o voluntário com febre foi internado com suspeita de ter adquirido a doença, mas se recuperou em 12 horas. A Ad26.COV2.S, como foi nomeada cientificamente, está sendo devolvida pela Janssen, uma farmacêutica subsidiária da Johnson & Johnson, nos Estados Unidos, e é considerada um dos imunizantes mais promissores, pois é o único que está sendo testado em dose única.

BRASIL CONFIRMA 14.318 CASOS DE COVID-19 NAS ÚLTIMAS 24 HORAS

Nas últimas 24 horas, o Brasil confirmou mais 14.318 casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Na mais recente atualização dos números da doença no país, divulgada no fim da tarde de hoje (27), o Ministério da Saúde também acrescentou 335 mortes ao total de óbitos em decorrência da covid-19. De acordo com informações da Agência Brasil, só no Brasil, a doença já tirou a vida de 141.741 pessoas. Entre o fim de fevereiro, quando o primeiro caso foi confirmado no país, e as 17h30 de hoje, 4.732.309 pessoas foram diagnosticadas com o novo coronavírus. O número de pacientes que se recuperaram chega a 4.060.088, o que corresponde a quase 86% do total de pessoas infectadas – 530.480 pacientes continuam em acompanhamento médico. Autoridades de saúde estaduais ainda investigam se 2.511 mortes suspeitas ocorreram em função da covid-19. Até ontem (26), havia 2.430 em apuração. Segundo o ministério, a taxa de letalidade da doença em relação à população geral é de 3%. Ou seja, em cada 100 pessoas que adoecerem, três têm chances de morrer devido às complicações da covid-19. Uma série de fatores pode contribuir para que o quadro de saúde de um paciente evolua para um caso grave ou resultar em morte. Idosos e quem tem pressão alta, doenças cardíacas, pulmonares, câncer ou diabetes costumam estar mais suscetíveis, devendo redobrar os cuidados. As informações são fornecidas ao Ministério da Saúde pelas secretarias dos estados. Em geral, o número de notificações aos sábados e domingos tende a ser menor que ao longo da semana devido à demora no repasse dos dados.