Jânio Quadros

Jânio Quadros

Últimas Notícias


Justiça Eleitoral convoca eleitores de Anagé, Caraíbas e Maetinga para recadastramento biométrico

A Justiça Eleitoral convoca os eleitores de Anagé, Caraíbas e Maetinga, municípios pertencentes a 161ª Zona Eleitoral, para a realização do recadastramento biométrico. O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia reforça que a revisão biométrica é obrigatória e o cidadão que não comparecer até 22 de fevereiro de 2019 terá o título cancelado.

Até esta segunda-feira (14/1), dos 33.517 eleitores da região, 16.532 fizeram a identificação biométrica, o que corresponde a 49,32 %. Dos três municípios, Maetinga é o que mais preocupa: dos 6.789, somente 1.693 (24,93%) compareceram ao cartório para a coleta dos dados biométricos. Em Anagé, dos 18.307 eleitores, 10.669 (58,28%) informaram seus dados à Justiça Eleitoral e em Caraíbas, o número de biometrizados é de 4.170 (49,52%), de um total de 8.421 eleitores.

Para fazer o recadastramento biométrico, basta comparecer ao cartório e apresentar originais de um documento de identificação com foto e comprovante de residência atualizado. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Fórum Abmael do Prado Nogueira, localizado na Avenida Agnelo Cardoso, s/n, São João Batista – Anagé.

Bolsonaro assina decreto que flexibiliza posse de armas e diz ser garantia de 'legítimo direito a defesa'
Foto: Reprodução/NBR

O presidente Jair Bolsonaro assinou nesta terça-feira (15), em cerimônia no Palácio do Planalto, o decreto que facilita a posse de armas.

"Como o povo soberanamente decidiu por ocasião do referendo de 2005, para lhes garantir esse legítimo direito à defesa, eu como presidente vou usar essa arma", disse Bolsonaro, ao mostrar uma caneta e assinar o decreto.

O direito à posse é a autorização para manter uma arma de fogo em casa ou no local de trabalho, desde que o dono da arma seja o responsável legal pelo estabelecimento. Para andar com a arma na rua, é preciso ter direito ao porte, que exige regras mais rigorosas e não foi tratado no decreto.

Em discurso, Bolsonaro disse que o decreto restabelece um direito definido no referendo. Na época, a maioria da população rejeitou trecho do Estatuto do Desarmamento que tornava mais restrita a posse de armas.

"Infelizmente o governo, à época, buscou maneiras em decretos e portarias para negar esse direito", disse Bolsonaro.

"O povo decidiu por comprar armas e munições e nós não podemos negar o que o povo quis nesse momento", afirmou Bolsonaro.

Em meio ao discurso na solenidade de assinatura do decreto, Bolsonaro criticou trecho da antiga legislação que exigia comprovação "da efetiva necessidade" de ter uma arma em casa. Segundo ele, essa regra "beirava a subjetividade".

O decreto assinado nesta terça-feira prevê que o Estado vai presumir "a veracidade dos fatos e das circunstâncias afirmadas na declaração de efetiva necessidade" de posse de arma de fogo. Caberá à Polícia Federal examinar a declaração.

Polícia Militar prende homem com arma de fogo no centro de Jânio Quadros
Foto: Divulgação 34ª CIPM

Por volta de 09h10min, a Guarnição do Destacamento de Presidente Jânio Quadros avistou um indivíduo suspeito no Centro da cidade. Ao realizarem abordagem, foram encontrados uma arma de fogo, sem numeração, uma arma branca, a quantia de R$ 244,50 e dois talões de jogo em posse do mesmo.
Por essa razão, o homem e as armas foram levadas e apresentadas na sede da delegacia local, onde o fato foi registrado.

PGR pede 80 anos de prisão a Geddel e 48 para Lúcio Vieira Lima
Foto: Reprodução

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu hoje (9) a condenação do ex-ministro e ex-deputado Geddel Vieira Lima a 80 anos de prisão pelos crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa.

Ela também pediu a condenação do deputado Lúcio Vieira Lima (MDB-BA) a 48 anos e seis meses de prisão, pelos mesmos crimes.  Ele é irmão de Geddel e não conseguiu se reeleger nas últimas eleições.

O pedido foi enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) nas alegações finais da ação penal relacionada aos R$ 51 milhões em espécie encontrados no apartamento de um amigo de Geddel em Salvador. Ele foi preso preventivamente em 8 setembro do ano passado, três dias após o dinheiro ser encontrado, e encontra-se hoje na penitenciária da Papuda, no Distrito Federal.

A PGR pediu que seja mantida a prisão preventiva de Geddel até o julgamento do caso. A defesa solicitou a soltura dele por já estar encerrada a fase de instrução processual, razão pela qual ele não mais representaria ameaça às investigações, segundo os advogados.

Para Raquel Dodge, Geddel “já deu mostras suficientes do que, em liberdade, é capaz de fazer para colocar em risco a ordem pública e vulnerar a aplicação da lei”, razão pela qual deve continuar preso. Ela citou também o risco de fuga.

Bibio vai disputar o Rondoniense 2019 pela segunda vez
Foto: Divulgação

Claudemir Lopes da Silva (Bibio Lopes) 32 anos ex Ecpp Vitoria da Conquista irá disputar o Campeonato Rondoniense 2019 pela segunda vez, depois de defender o Guajará em 2018 por ter feito um ótimo campeonato, dispertou interesse do Spor Club Genus que passa ser seu novo Clube, O Genus é da cidade de Porto Velho, capital do Estado de Rondônia. Fundado em 15 de novembro 1991 Atualmente é o clube de Rondônia que ocupa a melhor posição no Ranking de Clubes da CBF. O clube do povo, o mais querido, o aurigrená da capital.

Mais de 3 mil quilômetros de distância entre a Porto Velho e Presidente Jânio Quadros- BA. Mas é de lá que vem a aposta na posição de lateral esquerdo do Genus. Bibio é o nome dele! Na temporada passada ele defendeu a camisa do Guajará. A previsão da chegada do atleta é para dia 18de Janeiro.

Nessa temporada o lateral Esquerdo, que também atua como segundo volante e meia, defenderá a camisa do time da capital. – Bibio: Ano passado estava no Guajará. Fizemos uma ótima campanha, mas infelizmente não alcançamos os objetivos do clube. Devido a essa boa campanha e ter sido escolhido entre os melhores da posição, acredito que tenha despertado o interesse do Genus.

Bibio Lopes  teve passagens pelo clubes do Ecpp Vitoria da Conquista-BA, Ceilândia-DF, São José - AP, Mogi Mirim - SP, Vitória - BA, Corumbaense -MS, Atlético Alagoinhas-BA, Madre de Deus - BA, Serrano-BA, Porções-BA e Guajará – RO