Jânio Quadros

Jânio Quadros

Últimas Notícias


Produção industrial baiana avança 7,4% em abril
Foto: Mateus Pereira

Em abril de 2019, a produção industrial (de transformação e extrativa mineral) da Bahia, ajustada sazonalmente, avançou 7,4% frente ao mês imediatamente anterior. As informações fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal, analisadas em âmbito estadual pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (SEI), autarquia da Secretaria de Planejamento do Estado (Seplan).

"Apesar do cenário econômico nacional não se apresentar favorável, o resultado da produção industrial baiana em abril sinaliza melhora, na margem, na maioria dos segmentos industriais. Este resultado é consequência de intensas articulações e de políticas públicas do Governo do Estado para estimular a produção industrial na Bahia. Vale destacar que o resultado da Bahia foi bem superior ao nacional, que ficou em 0,3%, sendo a Bahia responsável pelo segundo maior avanço do país", avalia o secretário do Planejamento do Estado, Walter Pinheiro.

No confronto de abril de 2019 com igual mês do ano anterior, a indústria baiana apresentou leve recuo de 1,2%, ficando acima da média nacional (-3,9%) e com apenas três das 12 atividades pesquisadas assinalando queda da produção. A principal contribuição positiva foi em Metalurgia (52,4%), influenciada, principalmente, pela maior fabricação de barras, perfis e vergalhões de cobre e de ligas de cobre.

Outros setores que tiveram resultados positivos foram Derivados de petróleo (4,2%), Extrativa mineral (9,6%), Alimentos (4,7%), Minerais não metálicos (18,0%), Borracha e material plástico (5,9%) e Bebidas (13,0%).

MP recebe 4,3 mil denúncias de trabalho infantil por ano
Foto: Divulgação

De 2014 a 2018, o Ministério Público do Trabalho (MPT) registrou mais de 21 mil denúncias de trabalho infantil. Na média histórica, o MPT calcula que haja 4,3 mil denúncias de trabalho infantil por ano. Foram ajuizadas 968 ações e firmados 5.990 termos de ajustamento de conduta, um instrumento administrativo para impedir condutas irregulares.

Para reforçar a luta contra esse tipo de trabalho, o MPT lança nesta quarta-feira (12) a campanha nacional Toda Criança é Nossa Criança. Diga Não ao Trabalho Infantil.

A campanha, que conta com um filme de animação, questiona os adultos: “você acha difícil imaginar o quanto é ruim para uma criança ficar vendendo coisas na rua? Comece imaginando que é o seu filho.” Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 2,5 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos estão trabalhando no Brasil. Dados do Observatório Digital do Trabalho Escravo, desenvolvido pelo MPT em cooperação com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), mostram que entre 2003 e 2018, 938 crianças foram resgatadas de condições análogas à escravidão.

 

Ler texto completo
Selecionados no Sisu podem fazer matrícula a partir de hoje
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom

Os estudantes selecionados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) podem, a partir de hoje (12), fazer matrícula nas instituições de ensino para as quais foram selecionados. O prazo vai até o dia 17. Cabe aos candidatos verificar os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em edital próprio.

O resultado da chamada única do Sisu foi divulgado segunda-feira (10) e está disponível no site do programa.

Os estudantes selecionados podem pleitear auxílio para pagar transporte, moradia e outras despesas nas próprias instituições de ensino superior, de acordo com determinados critérios, como renda familiar. Os programas de assistência estudantil são implementados diretamente pelas instituições.

 

Ler texto completo
Vitória da Conquista: Mulher processa Embasa após cano estourar e comprometer estrutura de casa
Foto: Tv Sudoeste

Uma mulher processou a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) após um cano estourar e comprometer a estrutura da casa dela, em agosto de 2012, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia.

Remilza Dias morava em um apartamento no bairro Urbis 5. A mulher decidiu se mudar após ficar com medo de continuar na casa e reclama que não recebeu ajuda da Embasa para cobrir os gastos que teve com a mudança.

Vitória da Conquista: Mulher processa Embasa após cano estourar e comprometer estrutura de casa
Foto: Tv Sudoeste

Um perito contratado pela mulher fez um laudo que constatou que um cano estourou dentro da parede. A água alagou a parte debaixo da casa, por uma fossa.

"Nesse dia a gente estava dormindo, eu levantei para preparar o menino para a escola, pisei no tapete do banheiro e estava cheio de água. Eu fiquei procurando de onde que vinha aquela água, aí foi quando o interfone tocou e o vizinho disse que tinha um vazamento no cano da água e a rua estava cheia de lama", disse Remilza.

 

Ler texto completo
Malhada de Pedras: Rio-antoniense morre e três pessoas ficam feridas em acidente em Malhada de Pedras
Foto / Montagem: Rede Informe

Um jovem identificado como André dos Santos Neves, natural de Rio do Antonio,  faleceu na noite deste domingo 09, após capotar o veiculo que dirigia na  BA–148,  que liga as cidades de Malhada de Pedras e Rio do Antonio.

Segundo informações o carro que André dirigia estava ocupado por mais três pessoas: Pedro Henrique, Vinícius Silva e Paulo Júnior. Estes tiveram ferimentos leves e foram encaminhadas ao  hospital, André não resistiu aos ferimentos e teve morte instantânea.

O Samu 192, a Polícia Técnica e a Polícia Civil  estiveram no local para prestar os primeiros procedimentos e fazer a remoção do corpo. Na redes sociais dezenas de amigos prestam as últimas homenagens e lamentam a morte prematura do jovem.