Rio do Antônio

Rio do Antônio

Últimas Notícias


Baleia encontrada encalhada morre na praia de Salvador
Foto: Reprodução

Morreu na manhã desta sexta-feira (30), a baleia jubarte, encontrada viva e encalhada na praia bairro de Coutos, em Salvador. A informação foi confirmada por Luena Fernandes, bióloga do Instituto Baleia Jubarte.

O animal era um adulto de cerca de 15 metros comprimento e 39 toneladas. Conforme Luena, equipes do instituto continuam no local, fazendo exames e colhendo amostras, que vão apontar a causa da morte da baleia.

A previsão é de que o corpo seja retirado ainda nesta sexta, por equipes da Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb).

O encalhe desta sexta ocorreu um dia após outra jubarte ser encontrada morta em praia de Plataforma, a cerca de oito quilômetros de Coutos.

Desde o inicio da manhã, quando a baleia foi encontrada, diversos moradores estiveram no local para jogar água nela. Durante a ajuda, um homem foi atingido após a baleia fazer um movimento brusco e ficou ferido. Há suspeita de que ele tenha fraturado uma perna.

 

Prefeitura de Rio do Antônio viabiliza 'Palma Gigante' para agricultores do município

A Prefeitura de Rio do Antônio através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com agricultores do município de Rio do Antônio, viabilizou o frete para aquisição da Palma "gigante" conhecida como Orelha de Elefante.
Essa variedade está sendo comercializada entre os agricultores do município, tem em comum o fato de serem resistentes à praga conhecida como “colchonilha do carmim”. Nos últimos 20 anos, essa “colchonilha” foi responsável por dizimar mais de 200 mil hectares de plantações de palma nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Alagoas. A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) já encontrou registros de que a “colchonilha de carmim” chegou às terras baianas e se aproxima da região sudoeste.

Prefeitura de Rio do Antônio viabiliza 'Palma Gigante' para agricultores do município

De acordo com o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Junior do Tabuleiro, mais de 90% dos agricultores da Bahia cultivam a palma do tipo “gigante”, que é suscetível à praga. Uma alternativa, portanto, seria estimulá-los a conhecerem a variedade.
“Nós apenas estamos começando a mudar essa concepção de combater a seca. Precisamos conviver com o clima do semiárido e buscar nele alternativas sustentáveis de desenvolvimento”, Júnior do Tabuleiro. “É preciso que se olhe a questão ambiental e estimule os produtores a criações e lavouras já adaptadas ao nosso clima e resistentes à baixa quantidade de chuvas”.

ARMA E OUTROS MATERIAIS ILÍCITOS SÃO APREENDIDOS PELA POLÍCIA EM BRUMADO, UMA PESSOA FOI PRESA

Após denúncia de populares sobre intenso tráfico de drogas e individuo ostentando arma de fogo na rua Virgílio Ataíde, o grupo C do Peto com apoio da Soint ; fazendo rondas no endereço acima citado deparou-se com dois individuos em atitude suspeita na porta da residência do conduzido, ao dar voz de abordagem, os mesmos tentaram empreender fuga  sendo alcançados no interior da residência; foi feita a busca no quarto de Erielton Henrique Alves dos Santos Vulgo ( Rick de Dona Nice), local onde foi encontrado: 01 Balança de precisão, Embalagem comumente usada para embalar entorpecentes, 02 Cigarros de substância análoga a maconha, 5 cartuchos intactos de calibre 38 e 01 Revólver Taurus Calibre 38. O mesmo assumiu ser todos de sua propriedade. O indivíduo e todo material foram conduzidos até 20° COORPIN onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante pelo Delegado Claudio Marques. 

 Governo rejeitará ajuda financeira do G7 segundo o ministro Onyx Lorenzoni
Foto: Reprodução

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou que o governo rejeitará a ajuda do G7 para combater as queimadas na Amazônia, anunciada nesta segunda-feira (26) pelo presidente da França, Emmanuel Macron. A assessoria do Palácio do Planalto confirmou a informação dada por Onyx.

O anúncio da ajuda foi feito na França, após Macron ter participado de uma reunião do G7. Segundo ele, o grupo decidiu destinar 20 milhões de euros para combater as queimadas.

O presidente francês e o presidente Jair Bolsonaro têm feito críticas públicas um ao outro desde a semana passada.

"Agradecemos, mas talvez esses recursos sejam mais relevantes para reflorestar a Europa. O Macron não consegue sequer evitar um previsível incêndio em uma igreja que é um patrimônio da humanidade e quer ensinar o quê para nosso país? Ele tem muito o que cuidar em casa e nas colônias francesas", disse Onyx.

"O Brasil é uma nação democrática, livre, e nunca teve práticas colonialistas e imperialistas como talvez seja o objetivo do francês Macron. Aliás, coincidentemente, com altas taxas internas de rejeição", acrescentou o ministro da Casa Civil.

Onyx Lorenzoni disse ainda que o Brasil pode ensinar "a qualquer nação" como proteger matas nativas. "Aliás, não existe nenhum país que tenha uma cobertura nativa maior que o nosso", acrescentou.

Por meio de nota, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou que apesar do "suposto lançamento de novas iniciativas relacionadas à Amazônia" para reflorestar a região, já existem instrumentos previstos para esse tipo de medida.

Mais cedo, nesta segunda-feira, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, chegou a dizer que a ajuda anunciada pelo G7 era "bem-vinda".

Também nesta segunda, Bolsonaro não disse se aceitaria ou não o apoio, mas questionou o anúncio feito por Macron. "Será que alguém ajuda alguém — a não ser uma pessoa pobre, né? — sem retorno? [...] O que que eles querem lá há tanto tempo?".

 

Homem é morto a golpes de machado em Brumado; vítima já possuía passagens pela polícia

Um homem indentificado pelo prenome de "Davi Cabeça Torta", foi encontrado morto no fim da manhã desta segunda-feira (26), no bairro São Félix em Brumado.
Segundo informações preliminares, o mesmo foi morto com vários golpes de machado na cabeça. A polícia foi acionada para registrar a ocorrência e apurar as circunstâncias do crime. O corpo foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) de Brumado para ser feita a necropsia e, posteriomente, liberar para os familiares realizarem o sepultamento. Davi já tinha passagens pela polícia.