Rio do Antônio

Rio do Antônio

Últimas Notícias


Sobe para 26 o numero de casos registrados de Sarampo na Bahia

A confirmação de três novos casos de sarampo, subiu de 23 para 26 o número de pessoas com a doença na Bahia. As novas ocorrências foram confirmadas em Salvador, Camaçari e Santo Amaro.

Segundo as do último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), até o dia 26 de outubro foram notificados 616 casos suspeitos de sarampo.

Desse total, 314 foram descartados (51%), 26 foram confirmados (4%) e 276 (45%) permanecem em investigação. Ainda segundo a Sesab, há oito municípios com surto ativo da doença. 

Maetinga e outras 9 cidades podem ser excluídas e incorporadas a outros municípios em nova proposta do governo
Foto: Destaque Bahia

Foi anunciada nesta terça-feira (5), uma proposta do Governo Federal que prevê a exclusão de 10 cidades da Bahia com população inferior a 5 mil habitantes e arrecadação própria menor do que 10% da receita total. A lista, segundo Waldery Rodrigues, secretário especial de Fazenda, inclui 1.253 municípios brasileiros, de acordo com dados mais recentes da estimativa de população de 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número representa 22,5% do total de cidades do país. A cidade de Maetinga está no topo desta lista com apenas 3161 habitantes. Segue a lista completa dos municípios que podem ser incorporados a partir de 2026.

1. Maetinga (BA) - 3161 habitantes
2. Catolândia (BA) - 3577 habitantes
3. Lafaiete Coutinho (BA) - 3724 habitantes
4. Lajedinho (BA) - 3783 habitantes
5. Lajedão (BA) - 3955 habitantes
6. Ibiquera (BA) - 4044 habitantes
7. Dom Macedo Costa (BA) - 4058 habitantes
8. Contendas do Sincorá (BA) - 4066 habitantes
9. Aiquara (BA) - 4446 habitantes
10. Gavião (BA) - 4463 habitantes 

Vacinação contra Aftosa na Bahia deve atingir mais de três milhões de animais
Foto: ASCOM - ADAB

O lançamento oficial da segunda etapa da Campanha Contra a Febre Aftosa, reuniu produtores, profissionais da ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária), MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), e imprensa em uma fazenda da Região Metropolitana de Salvador, na manhã dessa segunda-feira (4). A meta é vacinar cerca de 3,5 milhões de animais de até vinte e quatro meses de idade, com o objetivo de proteger o plantel baiano. ”Mas é preciso que todos se unam nessa luta para manter o status da Bahia. Estamos caminhando para Zona Livre da Aftosa sem Vacinação”, reforçou o diretor-geral da ADAB, Maurício Bacelar.

Esse ano, o produtor vai utilizar a dose de 2 ml da vacina, no  entanto, é fundamental atentar para alguns detalhes relativos à higiene do local onde é realizado o procedimento, aquisição das vacinas em locais credenciados, transporte e armazenamento adequados, limpeza das seringas e substituição da agulha a cada dez vacinas, entre outros cuidados, como lembra o Coordenador do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA/BA), Antônio Maia. “Os cuidados são imprescindíveis para evitar reação nos animais e a eficácia da dose, lembrando que os recém nascidos também precisam ser vacinados”. 

Ler texto completo
Vestibular UNEB 2020: Universidade prorroga inscrições até 10 de novembro

A Universidade do Estado da Bahia prorrogou, até o dia 10 de novembro, o período de inscrições para o Vestibular UNEB 2020. Os interessados devem se inscrever, exclusivamente, pelo site vestibular.uneb.br.

Estão sendo ofertadas 6.321 vagas no processo seletivo, para cursos de graduação na modalidade presencial (4.021) e na modalidade a distância, oferecidos pela instituição (500) e pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), também ministrados pela UNEB (1.800).

As inscrições devem ser feitas no site do Vestibular UNEB 2020. O interessado deve clicar em “INSCRIÇÃO ONLINE”, identificar o seu grupo de pertencimento, escolher a modalidade de ensino desejada, primeira e segunda opções de curso, língua estrangeira, optar ou não pelas cotas e definir local onde realizará as provas. A taxa é de R$ 100 e deve ser paga até a data apresentada pelo boleto bancário.

As provas serão aplicadas nos dias 15 e 16 de dezembro. A relação de cursos, quadro de vagas, informações sobre as provas, documentação solicitada e cronograma da seleção constam no edital do Vestibular UNEB 2020 (veja prorrogação).

Sefaz irá notificar 100 mil veículos com placas 9 e 0 por atraso no IPVA

Até o final do mês de novembro, a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA) irá notificar 100 mil veículos com placas de finais de 9 e 0 pela falta de pagamento do IPVA 2019. Os contribuintes que ainda não quitaram o seu imposto devem regularizar o quanto antes a situação e assim evitar a cobrança de multas e juros que passam a incidir logo após a notificação. Para quitar o IPVA, o contribuinte deve dirigir-se a uma agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, do Bradesco ou do Bancoob, com o número do Renavam em mãos.
A Sefaz-BA já havia notificado 208 mil automóveis com placas de finais 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8 pelo atraso do imposto. Por meio do site da Sefaz, os proprietários de veículos podem consultar se estão enquadrados nessa situação. Para isso, basta acessar a opção “Inspetoria Eletrônica” => “IPVA” => “Relação de Notificados” e informar o número do Renavam. Quem tiver sido notificado deve imprimir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) também no site da Sefaz-BA, clicando em “Inspetoria Eletrônica” =>”IPVA”=> “Relação de Notificados” => “Emissão de DAE “  e quitar o débito em qualquer banco, com desconto de até 70% sobre o valor da multa caso o pagamento seja efetuado antes do ajuizamento da execução fiscal.

Ler texto completo