Sebastião Laranjeiras

Sebastião Laranjeiras

Últimas Notícias

SEC inicia segunda-feira (1°) pré-jornada pedagógica para o ano letivo 2020/21 na rede estadual de ensino
Foto: Josenildo Almeida

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) desencadeia, a partir de segunda-feira (1°), uma série de atividades visando o início do ano letivo 2020/21, que começará no dia 15 de março, com o ensino 100% remoto. Primeiro será realizada a pré-jornada pedagógica, de segunda a sexta-feira (de 1° a 5), que acontecerá totalmente virtual, com o engajamento de professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares, profissionais da Educação, estudantes e as famílias, com atividades pelo canal do YouTube Educação Bahia 1 ou por meio de plataformas digitais, como o Teams e o Zoom.

 

“Este é um momento de nos encontrarmos coletivamente, com o isolamento social e todo o cuidado que a pandemia do novo Coronavírus ainda requer, para planejar o ano letivo 2020/2021. O nosso desejo era de estarmos juntos, com as escolas vivendo a sua rotina normal, mas ainda é o momento de cuidar das vidas e manter o distanciamento social que a pandemia nos impõe. Ao mesmo tempo, estaremos juntos virtualmente, com as escolas estabelecendo a rotina de trabalho no ensino remoto, para dar todo o suporte aos estudantes e garantir a todos eles o direito de aprender”, afirmou o secretário da educação do Estado, Jerônimo Rodrigues.

 

Neste sábado (27), a SEC se reuniu com os dirigentes dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) para discutir esta dinâmica de trabalho na pré-jornada, que envolverá diretamente professores, coordenadores pedagógicos e gestores e contará, também, com momentos de participação dos estudantes e das famílias. De acordo com a programação, as manhãs de segunda a sexta serão dedicadas a lives e oficinas para orientações da Secretaria da Educação do Estado (SEC) e os períodos da tarde, para o trabalho, estudo e planejamento interno dos NTE e das escolas. 

 

*PROGRAMAÇÃO* - Na segunda, a programação começa às 10h, com uma live com o tema "Agenda da inclusão e aprendizagem". Na oportunidade, serão apresentadas as atividades pensadas para a Jornada Pedagógica Paulo Freire da rede estadual, que será realizada de 8 a 12 de março. A programação também terá convidados, a exemplo da estudante Ludmila Ferreira, do Colégio Rotary de Juazeiro, medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica; e da professora Rita Malheiros, do Colégio Estadual do Campo Pedro Atanásio Garcia, no povoado de Maniaçú, em Caetité. Para a agenda dos NTEs e das escolas, na segunda-feira, está programado o "Diálogo territorial", das 14h às 16h. 

A programação da pré-jornada pedagógica, segue, na terça (2), com lives, às 9h, sobre os "Protocolos sanitários e infraestrutura" e, às 11h, terá a oficina sobre "Tempo Integral". No período da tarde, acontecerá a agenda escolar interna, com os NTEs e as escolas, das 14h às 18h. Na quarta-feira (3), a live das 9h será sobre os "Protocolos de matrícula, programação, tecnologia e sistemas" e, às 11h, terá oficina sobre "Planos de ensino e atividades complementares". O período da tarde segue para agenda escolar interna, das 14h às 18h, entre os NTEs e as escolas.

Na quinta-feira (4), às 9h, acontecerá a live sobre "Acolhimento, formação e busca ativa" e, das 14h às 18h, segue a agenda entre os NTEs e as escolas. A programação da pré-jornada na sexta-feira inclui uma live, às 9h, sobre "Educação Profissional e Tecnológica" e uma reunião virtual com escolas Indígenas, do Campo, Especiais, Escolas Famílias Agrícolas e de Assentamento e, das 14h às 18h, termina com a agenda escolar interna entre os NTEs e as escolas sobre os estudos e o planejamento para a retomada dos encontros durante a Jornada Pedagógica Paulo Freire, a partir da segunda-feira (8).

 

 

COVID-19: GOVERNO DA BAHIA ASSINA PROTOCOLO PARA TESTAGEM DE VACINA RUSSA

Nesta quarta-feira (09), durante a entrega de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro de Pirajá, em Salvador, o governador Rui Costa anunciou que foi assinado, na noite da última terça-feira (8), um protocolo de confidencialidade para que a Bahia possa participar da testagem da vacina produzida pela Rússia contra a Covid-19. A previsão é de que o estado receba 500 doses de vacina tão logo as etapas burocráticas sejam cumpridas. “Assinamos um protocolo mais formal e com garantias para ambas as partes e que foi enviado para a Embaixada da Rússia. A nossa expectativa é de que em breve possamos receber as 500 doses da vacina. Serão 250 doses da vacina e mais 250 de placebos. Iremos aplicar essas 500 doses para participar dessa linha de pesquisa da vacina russa. Além disso, continuamos buscando parcerias com outras linhas de pesquisa e acho que os estados devem apoiar essas pesquisas. Acredito inclusive que o Governo Federal deveria estar sendo mais incisivo nessa busca por parcerias e sem nenhum preconceito ideológico ou dogmático com nenhuma nação do mundo”, ponderou Rui. Segundo o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, as negociações estão avançadas. “Já havíamos assinado o memorando de entendimento para testagem da vacina russa Sputinik V. Agora concluímos o acordo de confidencialidade, que é um documento no qual a gente se compromete a receber informações sigilosas, tratar de forma interna e confidencial e, a partir dos resultados obtidos, iremos decidir pela continuidade ou não da parceria. Após o cumprimento dos ritos necessários e liberação dos órgãos reguladores, acreditamos que em pouco mais de 30 dias poderemos iniciar esse estudo da vacina russa na Bahia”, explicou.

Polícia apreende arma e droga em Sebastião Laranjeiras

Na manhã desta segunda-feira (04), a Guarnição da CAESG 02, após receber Informações do policiamento local dando conta que indivíduos suspeitos de Tráfico de Drogas, estariam em uma residência na cidade de Sebastião Laranjeiras e possivelmente estariam de posse de arma. A Guarnição deslocou ao local e procedeu com a abordagem localizando dois indivíduos, entorpecentes e a arma. Ambos já respondem judicialmente por Tráfico de Drogas. Diante dos fatos todos foram conduzidos e apresentados na Delegacia de Palmas de Monte Alto onde foram autuados em flagrante pela autoridade competente.

Materiais Apreendidos: 01 (um) Revólver calibre 32, seis tiros, marca INA, nº 146996; 05 (cinco) cartuchos intactos calibre 32, marca CBC; 05 (cinco) saquinhos de substância análoga a Cocaína, pesando aproximadamente 10 gramas; 01 (um) Aparelho celular marca Xiaomi, modelo RedmiGo e R$ 12,75 (doze reais e setenta e cinco centavos) em espécie.

Jovem morre durante intervenção policial em Presidente Jânio Quadros

Um jovem identificado como, Wesley de Jesus Campos , vulgo " Ula", foi morto na noite de ontem (08), no bairro Vila Elisia, durante uma intervenção policial.
De acordo com informações noticiadas pelo site Destaquebahia, a Guarnição da Polícia Militar, se deparou com Wesley que estaria estaria armado e resistiu a prisão. Ao empunhar a arma em direção aos policiais, o mesmo foi alvejado e socorrido ao hospital, mas não resistiu e faleceu. Wesley possuía passagens pela polícia.

Novo Coronavírus: Médica que atende em unidade de saúde em Brumado testa positivo

Nota Pública 
Prefeitura Municipal de Brumado 

A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde e do Comitê Gestor Emergencial de Enfrentamento à Covid-19 vem comunicar a toda a população brumadense que uma médica que atende na UBS Joaquim de Castro Donato que fica no CAIC, testou positivo para a Covid-19. 

Segundo o protocolo recomendado pela OMS todas as medidas protetivas têm que ser tomadas com o máximo de urgência, então, diante disso, a unidade da UBS do CAIC foi isolada por 14 dias, a partir desta terça-feira (31). 

Também foram isolados todos os membros da equipe que atuam na unidade que tiveram contato com a profissional. 

A SESAU também comunica que todos os pacientes que foram atendidos pela médica entre os dias 16 a 23 de março que mantenham o isolamento. 

A SESAU está fazendo todo o monitoramento e quaisquer dúvidas podem ser tiradas pela Central de Atendimento pelos seguintes números: 9.9961-0131; 9.9961-0115; 9.9961-0131; 9.9961-0107; 9.9961-0110; 9.9961-0128; 9.9961-0402 e 9.9961-0118. 

O Isolamento Social será mantido pela Prefeitura Municipal e, caso novos casos sejam confirmados, as medidas deverão ser ainda mais rígidas. 

Estamos mantendo todos os esforços para conter a proliferação do vírus, então faça a sua parte e permaneça em sua residência, saindo somente quando for estritamente necessário.