Sebastião Laranjeiras

Sebastião Laranjeiras

Últimas Notícias


Cinco pessoas morrem em tiroteio durante missa na Catedral de Campinas; atirador cometeu suicídio
Foto: Reprodução

Um tiroteio deixou cinco mortos e três feridos no centro de Campinas, interior paulista, na tarde de hoje (11).
Segundo a Polícia Militar, o incidente ocorreu às 13h25 na Catedral Metropolitana, na Rua 13 de Maio. A corporação ainda não tem detalhes de como a situação começou. De acordo com relatos, um homem invadiu a igreja, atirou contra as pessoas e se matou. Ainda não se sabe a motivação.

Em nota postada no Facebook, a Arquiodiocese de Campinas informou que a catedral permanecerá fechada para atendimento das vítimas e a investigação da polícia.
“Contamos com as orações de todos neste momento de profunda dor”, diz o texto.

Cinco pessoas morrem em tiroteio durante missa na Catedral de Campinas; atirador cometeu suicídio
Foto: Reprodução | Whatsapp

Atendimento às vítimas

Assim que soube do tiroteio, a prefeitura mobilizou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a Rede Mário Gatti, a Guarda Municipal e a Empresa de Desenvolvimento Municipal de Campinas (Emdec) para assistência às vítimas do ataque ocorrido na catedral. A prioridade no momento é dar total atenção aos feridos e à família das vítimas.

As informações, até agora, são de que um homem, de cerca de 30 anos, entrou na catedral atirando, por volta das 13h desta terça-feira. Ele matou quatro pessoas e se matou.

Quatro pessoas estão feridas – duas foram levadas para o Hospital Municipal Mário Gatti, uma para o Hospital de Clínicas da Unicamp e outra para o Hospital da Beneficência Portuguesa.

O prefeito Jonas Donizette disse que está "estarrecido" com o brutal crime e que dedica suas orações às vítimas e suas famílias.

A prefeitura continuará mobilizada acompanhando os acontecimentos.

Homem é preso após esfaquear o próprio pai durante briga na zona rural de Candiba
Foto: Reprodução | Sudoeste Bahia

Um homem foi preso após esfaquear o próprio pai de 60 anos durante um desentendimento, na fazenda Alecrim, zona Rural de Candiba. De acordo informações do Sudoeste Bahia, Robério Silva Pereira teria desferido golpes de faca na barriga e no braço do pai. A vítima foi encaminhada ao hospital local e devido à gravidade transferido para o Hospital Regional de Guanambi. Robério foi localizado pela polícia poucas horas depois escondidos em uma casa abandonada, também com cortes na cabeça e no braço e apresentado a delegacia após receber atendimento médico. Não há informações sobre oi estado de saúde do idoso.

BR-030 é interditada após rio transbordar entre Brumado e Suçuarana
Foto: Rede Informe

A BR-030 foi interditada na manhã desta quarta-feira (05) após o rio Riachão transbordar e cobrir o asfalto, no trecho entre Brumado e o Distrito de Suçuarana em Tanhaçu. Imagens enviadas por internautas mostram a força da água e devido ao risco, a Polícia Rodoviária Estadual interditou a via para que não ocorram acidentes. As chuvas que chegaram a região vem trazendo transtornos em diversas cidades da Bahia, com alagamentos, queda de estruturas, rios transbordando e vias interditadas.

BR-030 é interditada após rio transbordar entre Brumado e Suçuarana
Foto: Reprodução Sudoeste Bahia

No trecho da BR-030, entre as cidades de Guanambi e Malhada, a pista também foi interditada após o asfalto ceder e parte da estrutura ser carregada pela correnteza.

Veja o vídeo do trecho entre Brumado e Suçuarana:

Em projeto confuso, Câmara de Vereadores de Sebastião Laranjeiras aprova taxa de Iluminação Pública e revolta moradores
Foto: Informe Sebastião Laranjeiras

A População de Sebastião Laranjeiras e grande parte da zona rural do município agora terão que pagar taxa de iluminação pública. O projeto do poder executivo, enviado a câmara pelo prefeito Elton Oreia foi aprovado pela maioria dos vereadores, contando apenas com um voto contra, do vereador conhecido como Pingo e uma abstenção do vereador Neguinho de Piranhas. De acordo alguns vereadores e populares, o projeto que prevê uma taxa de 7,5% na conta de luz para gastos com iluminação pública já vem sendo discutido ha algum tempo, mas só agora foi aprovado pela casa. A questão que levantou questionamentos em algumas pessoas presente na sessão do último dia (13), é que o referido projeto foi votado de forma rápida e confusa, dando a impressão de que os vereadores queriam de alguma forma, fugir da responsabilidade, sem encarar a população. De acordo um morador, que não quis se identificar, havia outro projeto envolvendo questões dos taxistas da cidade, e ambos os materiais foram colocados em uma só votação, ou seja, havia apenas um parágrafo para votação de dois projetos totalmente diferentes. A situação causou estranheza em alguns vereadores de oposição e deu início a uma discussão. Após questionamentos, a base aliada do prefeito justificou a votação “embolada” e disse que separaria os projetos posteriormente.

Em projeto confuso, Câmara de Vereadores de Sebastião Laranjeiras aprova taxa de Iluminação Pública e revolta moradores
Foto: Reprodução | Redes Sociais

Resultado disso é que os moradores agora pagarão uma taxa de iluminação, nas quais muita gente se quer usufrui, e que apenas uma semana após a aprovação já estava sendo vigorada.

Vale lembrar que os povoados maiores, com mais estruturas físicas e populacionais também serão enquadrados no projeto, devido a leis de delimitações feitas pela Ex-Prefeita Luciana Muniz, na qual considera localidades como Mandiroba, Núcleo III, Piranhas, Mato Grosso e várias outras como perímetro urbano.

Nas redes sociais, alguns moradores do distrito de Mandiroba afirmaram já estarem pagando a taxa e disseram que não há informações sobre nenhum convênio firmado com a Coelba. “Os portes aqui em Mandiroba ficam 24 horas com as lâmpadas acesas e nenhum vereador toma nenhuma atitude, tá faltando algum reparo pq antes as luzes acendiam as 18:00 hrs e as 6:00 da manhã desligavam”. Disse outro morador.

Nossa redação está aberta a esclarecimentos de ambas as partes.

Renovação da matrícula na rede estadual de ensino começa nesta segunda-feira (26)
Para renovar a matrícula, a unidade escolar entregará aos estudantes uma carta de renovação, que deverá ser devolvida, obrigatoriamente, à Secretaria Escolar.

Começa nesta segunda-feira (26) e segue até o dia 17 de dezembro, o período de renovação da matrícula da rede estadual de ensino dos estudantes que frequentaram regularmente o ano letivo 2018. A renovação poderá ser feita presencialmente nas escolas ou pelo sistema online da Secretaria da Educação do Estado, que estará disponível no Portal da Educação.

Para renovar a matrícula, a unidade escolar entregará aos estudantes uma carta de renovação, que deverá ser devolvida obrigatoriamente à Secretaria Escolar, mediante protocolo, sob pena de o aluno perder a vaga na unidade escolar onde estudou em 2018. Quando a escola em que o aluno está regularmente matriculado em 2018 não oferecer a série subsequente para o ano letivo de 2019, o estudante receberá uma carta informativa com um código para fazer sua matrícula pela internet, no dia 22 de janeiro de 2019. Essa data é reservada à transferência de estudantes da rede estadual de ensino, que também poderá ser feita presencialmente em qualquer escola da rede estadual.