Sebastião Laranjeiras

Sebastião Laranjeiras

Últimas Notícias


Indicadores de mercado de trabalho apresentam piora em abril
Foto: Divulgação

Os dois indicadores do mercado de trabalho da Fundação Getulio Vargas (FGV) apresentaram piora na passagem de março para abril deste ano. O Indicador Antecedente de Emprego (Iaemp), que busca antecipar as tendências do mercado de trabalho para os próximos meses, com base na opinião de consumidores e de empresários da indústria e de serviços, recuou 1 ponto no período.

Com essa, que foi a terceira queda consecutiva, o indicador passou para 92,5 pontos, em uma escala de zero a 200, o menor nível desde outubro do ano passado. Em três meses, o Iaemp acumula perda de 8,6 pontos.

Já o Indicador Coincidente de Desemprego, que mede a percepção dos consumidores sobre o mercado de trabalho atual, subiu 0,7 ponto de março para abril e chegou a 94,8 pontos, em uma escala invertida de zero a 200. Nessa escala invertida, quanto maior a pontuação, pior é o resultado.

Começa hoje (6/5) serviço de agendamento da Justiça Eleitoral para todo o estado
Foto: Divulgação

A partir desta segunda-feira (6/5), eleitores de todo o estado podem agendar atendimento nos cartórios da Justiça Eleitoral. O serviço de agendamento é disponibilizado por meio da página web agendamento.tre-ba.jus.br e pelo telefone (71) 3373-7223. O atendimento por hora marcada, sem filas, oferece maior comodidade ao eleitor.

Para agendar, o interessado deve informar número de CPF, nome completo e data de nascimento. Entre os dados opcionais estão o número do título de eleitor e nome completo do pai e da mãe.

O último ciclo da biometria na Bahia tem início no dia 13 de maio e envolve 281 cidades e 108 zonas eleitorais. A convocação atinge mais de 2,9 milhões de cidadãos e, conforme cronograma definido pelo Regional baiano, o processo deverá ser concluído em todos os municípios participantes antes das Eleições Municipais de 2020


 

Ler texto completo
Governo autoriza IBGE a contratar 234 mil temporários para o Censo 2020
Foto: Divulgação

O governo federal publicou nesta segunda-feira (6) portaria que autoriza o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a contratar até 234.416 trabalhadores temporários para trabalhar no Censo Demográfico 2020.

Segundo a portaria do Ministério da Economia, os profissionais poderão ser contratados a partir de janeiro de 2020, mediante processo seletivo cujo edital deverá ser publicado em até 6 meses.

O prazo de duração dos contratos será de 1 ano, mas poderão ser prorrogados, com base nas necessidades de conclusão das atividades. O valor das remunerações será definido pelo IBGE.

"As contratações de que trata o art. 1º somente serão formalizadas mediante disponibilidade de dotações orçamentárias específicas, observando-se os demais requisitos previstos na Lei nº 8.745, de 1993", acrescenta a portaria.

Na última terça-feira, o Ministério da Economia já tinha autorizado a realização de processo seletivo simplificado para 400 vagas de analista censitário no IBGE. No mês passado, outras 209 vagas foram autorizadas no órgão.

 

Ler texto completo
Buscando apoio para categoria, professores de Sebastião Laranjeiras dialogam com vereadores na Câmara
Foto: Reprodução | Iguanambi

Os professores da rede municipal de ensino de Sebastião Laranjeiras estão mobilizados para assegurar a participação da categoria na divisão dos recursos previstos nos precatórios do Fundef, estimado em 23 milhões de reais, no caso de uma vitória judicial do município. Os educadores marcaram presença na sessão ordinária da câmara de vereadores na noite desta terça-feira, 30, ocasião em que a professora Luz Marina e o professor Edimarcos Mendes expressaram as demandas da categoria e criticaram a exclusão da classe pelo poder público municipal na elaboração do plano de investimentos dos recursos do precatório. “Nós colaboramos diretamente com a discussão e elaboração do plano de metas da educação e a agora a aplicação dos recursos é feito por decreto do executivo”, expressaram os representantes da classe.

O presidente do sindicato dos servidores Marlus Castro e os vereadores expressaram apoio a luta dos professores.

O vereador Pingo de Nem Caculé enfatizou que já solicitou apoio jurídico do gabinete do deputado federal Charles Fernandes e frisou, “é uma causa de todos, acima de política partidária, vamos nos unir aqui na câmara para apoiar essa classe”.

O presidente da casa, vereador Valmirar Pereira Moraes (Mica), parabenizou os professores e colocou o legislativo a disposição, “estivemos ao lado dos agentes, aprovamos o projeto de interesse da categoria e vamos estar juntos para que os professores tenham seus direitos assegurados”.

Tanto os vereadores como os professores questionaram os valores monetários previstos no plano de investimentos.

Inscrições do Enem 2019 começam nesta segunda
Foto: Divulgação

Começa nesta segunda-feira (6) o prazo para as inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019. O cadastro deve ser feito pelo site oficial da prova (https://enem.inep.gov.br/participante/) e vai até 17 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 85. Neste ano, a prova será aplicada em dois domingos seguidos: 3 e 10 de novembro.

Mesmo quem obteve a isenção desse pagamento precisa se inscrever. Os candidatos que não têm isenção devem pagar a taxa entre 6 e 23 de maio, em agências bancárias, casas lotéricas e correios.

 

Ler texto completo