Últimas Notícias

Sebastião Laranjeiras

Sebastião Laranjeiras


Substância produzida pelo organismo tem potencial para tratamento de diabetes



19/08/2019 - 16:12

Por

Substância produzida pelo organismo tem potencial para tratamento de diabetes
Foto: Reprodução

O pesquisador brasileiro Luiz Osório Leiria, durante pesquisa de pós-doutorado na Universidade Harvard, nos EUA, identificou uma certa substância produzida pelo organismo que ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue e pode ser uma alternativa para combater a diabetes. Atualmente Leiria é pesquisador do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Em um artigo publicado na revista Cell Metabolism, o pesquisador  descreveu pela primeira vez as funções de tal substância, o lipídio 12-HEPE, que se trata de um tipo de gordura que é produzida e liberada pelo tecido adiposo marrom. O tecido adiposo marrom está mais relacionado à regulação térmica do organismo por meio da produção de calor. Já o tecido adiposo branco é relacionado com a obesidade e tem a função de acumular a gordura quando há excedente energético disponível.

Em sua pesquisa Leiria percebeu que camundongos obesos que foram tratados com o lipídio 12-HEPE apresentaram uma maior eficiência na redução dos níveis de glicose no sangue após receberem uma injeção com glicose concentrada, na comparação com os camundongos que não tinham recebido o tratamento com o lipídio.