Condeúba

Condeúba

Últimas Notícias

Feminicídio: Homem mata a esposa na zona rural de Maetinga

Na manhã deste domingo (02), um feminicídio foi registrado na Fazenda Corredor, Zona Rural de Maetinga.
De acordo com informações obtidas pela reportagem do Destaque Bahia, Meneir Vieira de Oliveira, 35 anos, natural de Presidente Jânio Quadros, foi morta pelo companheiro, João Antônio dos santos.
A polícia apura a motivação do crime. O corpo de Mineir foi encaminhado para o IML (Instituto Médico Legal ) de Brumado para ser feita a necropsia e, posteriormente, ser liberado aos familiares para sepultamento.

SEC inicia segunda-feira (1°) pré-jornada pedagógica para o ano letivo 2020/21 na rede estadual de ensino
Foto: Josenildo Almeida

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) desencadeia, a partir de segunda-feira (1°), uma série de atividades visando o início do ano letivo 2020/21, que começará no dia 15 de março, com o ensino 100% remoto. Primeiro será realizada a pré-jornada pedagógica, de segunda a sexta-feira (de 1° a 5), que acontecerá totalmente virtual, com o engajamento de professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares, profissionais da Educação, estudantes e as famílias, com atividades pelo canal do YouTube Educação Bahia 1 ou por meio de plataformas digitais, como o Teams e o Zoom.

 

“Este é um momento de nos encontrarmos coletivamente, com o isolamento social e todo o cuidado que a pandemia do novo Coronavírus ainda requer, para planejar o ano letivo 2020/2021. O nosso desejo era de estarmos juntos, com as escolas vivendo a sua rotina normal, mas ainda é o momento de cuidar das vidas e manter o distanciamento social que a pandemia nos impõe. Ao mesmo tempo, estaremos juntos virtualmente, com as escolas estabelecendo a rotina de trabalho no ensino remoto, para dar todo o suporte aos estudantes e garantir a todos eles o direito de aprender”, afirmou o secretário da educação do Estado, Jerônimo Rodrigues.

 

Neste sábado (27), a SEC se reuniu com os dirigentes dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) para discutir esta dinâmica de trabalho na pré-jornada, que envolverá diretamente professores, coordenadores pedagógicos e gestores e contará, também, com momentos de participação dos estudantes e das famílias. De acordo com a programação, as manhãs de segunda a sexta serão dedicadas a lives e oficinas para orientações da Secretaria da Educação do Estado (SEC) e os períodos da tarde, para o trabalho, estudo e planejamento interno dos NTE e das escolas. 

 

*PROGRAMAÇÃO* - Na segunda, a programação começa às 10h, com uma live com o tema "Agenda da inclusão e aprendizagem". Na oportunidade, serão apresentadas as atividades pensadas para a Jornada Pedagógica Paulo Freire da rede estadual, que será realizada de 8 a 12 de março. A programação também terá convidados, a exemplo da estudante Ludmila Ferreira, do Colégio Rotary de Juazeiro, medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica; e da professora Rita Malheiros, do Colégio Estadual do Campo Pedro Atanásio Garcia, no povoado de Maniaçú, em Caetité. Para a agenda dos NTEs e das escolas, na segunda-feira, está programado o "Diálogo territorial", das 14h às 16h. 

A programação da pré-jornada pedagógica, segue, na terça (2), com lives, às 9h, sobre os "Protocolos sanitários e infraestrutura" e, às 11h, terá a oficina sobre "Tempo Integral". No período da tarde, acontecerá a agenda escolar interna, com os NTEs e as escolas, das 14h às 18h. Na quarta-feira (3), a live das 9h será sobre os "Protocolos de matrícula, programação, tecnologia e sistemas" e, às 11h, terá oficina sobre "Planos de ensino e atividades complementares". O período da tarde segue para agenda escolar interna, das 14h às 18h, entre os NTEs e as escolas.

Na quinta-feira (4), às 9h, acontecerá a live sobre "Acolhimento, formação e busca ativa" e, das 14h às 18h, segue a agenda entre os NTEs e as escolas. A programação da pré-jornada na sexta-feira inclui uma live, às 9h, sobre "Educação Profissional e Tecnológica" e uma reunião virtual com escolas Indígenas, do Campo, Especiais, Escolas Famílias Agrícolas e de Assentamento e, das 14h às 18h, termina com a agenda escolar interna entre os NTEs e as escolas sobre os estudos e o planejamento para a retomada dos encontros durante a Jornada Pedagógica Paulo Freire, a partir da segunda-feira (8).

 

 

Jovem morre durante intervenção policial em Presidente Jânio Quadros

Um jovem identificado como, Wesley de Jesus Campos , vulgo " Ula", foi morto na noite de ontem (08), no bairro Vila Elisia, durante uma intervenção policial.
De acordo com informações noticiadas pelo site Destaquebahia, a Guarnição da Polícia Militar, se deparou com Wesley que estaria estaria armado e resistiu a prisão. Ao empunhar a arma em direção aos policiais, o mesmo foi alvejado e socorrido ao hospital, mas não resistiu e faleceu. Wesley possuía passagens pela polícia.