Guanambi

Guanambi

Últimas Notícias

Mandado de Segurança é protocolado na justiça para que artista de Ituaçu receba os recursos da Lei Aldir Blanc

Um mandado de Segurança foi protocolado na justiça pelo artista Aelson Soares da Silva Neto, que assim como os demais artistas e representantes culturais, não receberam os recursos da Lei Aldir Blanc retidos pela Prefeitura de Ituaçu em um suposto ato de Abuso de Poder e perseguição política.
Políticos de notoriedade nacional também têm se posicionado a contra a atitude o atual gestor Phellipe Brito e se mobilizado no intuito de que o auxílio seja liberado.
O Mandado de Segurança Cível de número 8000281-53.2021.8.05.0134 é contra o prefeito Phellipe Brito e o Secretário Francisco de Assis. Caso a justiça seja favorável, este por ser o caminho para que os demais prejudicados com o não recebimento do auxílio também tenha os seus direitos atendidos.

Prefeitos somam forças pela formação do Consórcio Chapada Sul

Mais um importante passo rumo a implantação do Consórcio de Desenvolvimento Chapada Sul foi dado na última segunda-feira (19), quando o prefeito de Barra da Estiva João de Didi, juntamente com os prefeitos de Mirante, Ituaçu, Rio de Contas, Iramaia e Tanhaçu, estiveram na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE), onde formalizaram o protocolo de intenção da formação do consórcio, durante uma reunião com secretário Nelson Leal.

Prefeitos somam forças pela formação do Consórcio Chapada Sul

Além dos prefeitos supracitados, ainda estarão participando, conforme já demonstraram interesse, os prefeitos de Ibicoara, Jussiape, Caetanos e a prefeita de Contendas do Sincorá.
A reunião ainda contou com a presença do Deputado Federal Cláudio Cajado, que apoia a constituição do consórcio que tem como finalidade somar forças para promover ainda mais o desenvolvimento dos municípios participantes.

Aulas semipresenciais começam no dia 26 na rede estadual de ensino

O retorno das aulas na rede estadual de ensino, de forma semipresencial, foi confirmado pelo governador Rui Costa, na noite desta terça-feira (13), durante o Papo Correria. No dia 26 de julho, as escolas da rede estadual irão iniciar a segunda fase do planejamento do ano letivo 2020/21, passando do ensino 100% remoto, que começou em 15 de março, para o ensino híbrido.

O governador destacou que serão adotadas medidas de segurança no retorno das aulas. As salas serão ocupadas com metade da capacidade, e a semana letiva passará a ter seis dias, dividida em dois grupos de estudantes. Um grupo terá aula nas segundas, quartas e sextas, enquanto o outro terá nas terças, quintas e sábados. “A ideia é dividir a turma por ordem alfabética, mas vamos dar liberdade para que cada escola possa fazer esse ajuste quantidade de alunos em sala”, afirmou.

Ainda sobre as mudanças na educação, Rui disse que autorizou a ampliação da carga horária de professores de 20 horas para 40 horas semanais. “Vamos também zerar o chamamento do concurso de 2019 e vamos declarar o concurso encerrado. Ainda convocaremos professores no regime REDA para suprir as vagas existentes nas escolas”.

Durante o programa, ele também garantiu a oferta de transporte, alimentação escolar reforçada, internet com wi-fi de qualidade e auxílio presença aos alunos da rede estadual de ensino.

POR NÃO ACEITAR SUPOSTAS PERSEGUIÇÕES POLÍTICAS, SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE ITUAÇU É EXONERADO
"No cenário onde a politicagem sorrateira atua de maneira desrespeitosa e vexatória, quem pensa como eu não sobrevive", diz Fernando Ávila, demitido da Secretaria de Educação de Ituaçu

01/07/2021 - 09:08

"No cenário onde a politicagem sorrateira atua de maneira desrespeitosa e vexatória, quem pensa como eu não sobrevive", diz Fernando Ávila, demitido da Secretaria de Educação de Ituaçu

POR NÃO ACEITAR SUPOSTAS PERSEGUIÇÕES POLÍTICAS, SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE ITUAÇU É EXONERADO

A prefeitura de Ituaçu, que tem como gestor o prefeito Phellipe Brito, exonerou Fernando Silva Ávila da Secretaria de Educação do Município. O educador que é reconhecido por seu histórico de relevantes serviços prestados à educação no município, deixou a pasta com pouco menos de 6 meses no cargo. A demissão foi acarretada, segundo o educador, por questões políticas.
Em um manifesto publicado pelo mesmo, fica evidente intervenções sem o seu conhecimento e consentimento na secretaria, onde a suposta perseguição política estaria ocorrendo, por não compactuar com as ações o secretário teria tido a sua “cabeça” pedida ao prefeito, e assim aconteceu.
Segue abaixo algumas das citações do ex-secretário contida no manifesto o qual encontra-se anexo na íntegra ao fim do texto.

"Contudo, pensar a vida em sociedade sem respeitar a opinião/preferência contrária do outro, não pode ser vista como normal, principalmente para um gestor educaional que tem sua autonomia tolhida de forma sorrateira, por personagens que pregam discursos democráticos, mas atuam com perseguição política, pervessa e ditatorial.
[…] Sua atitude de intolerância pelo eleitor da oposição, decidindo persegui-lo, me deixa triste.
[…] Estava secretário de Educação, e gostaria de dividir com vocês que aceitei o convite e fui para a secretaria com o objetivo de procurar somar em equipe, mas com a certeza de não adotar a política medíocre, suja e vergonhosa que impera em nosso município, independente do partido, situação ou oposição."

Clique aqui para baixar na íntegra o manifesto do ex-secretário.

VEJA O VÍDEO: VISANDO AINDA MAIS DESTAQUE NO TURISMO, IBICOARA LANÇA NOVA IDENTIDADE COMUNICATIVA

Quando o assunto é turismo de natureza, Ibicoara figura-se entre as preferidas do Brasil. E a estrela dessa cidade na região sul da Chapada Diamantina, dentre outros tantos atrativos, é a Cachoeira do Buracão.
 

Embora a cidade seja conhecida como uma das maiores produtoras de alimentos do nordeste e norte do país, o turismo de natureza, mesmo com suas grandes potencialidades, nunca gerou destaque para o municipio de Ibicoara, uma vez que os destaques sempre se deram para as cachoeiras, suas trilhas e mirantes.

Mas isso tem mudado. A gestão municipal do Prefeito Gilmadson Melo (PSC), juntamente com a Secretaria Municipal de Turismo comandada por Luã Sampaio, promovem, o lançamento da marca e identidade do Turismo de Ibicoara.

O intuito desse material de comunicação é de conversar com os públicos interessados no turismo de imersão na natureza, que amam explorar e superar desafios ao ar livre. E também, dessa forma, atribuir a Ibicoara o posto merecido de um dos melhores destinos naturais do país.

Com cachoeiras fantásticas, como o Buração e a Fumacinha, trilhas e mirantes impressionantes, clima muito agradável para a prática de atividades a céu aberto, a exemplo de trekkings, hikkings, escaladas, canyonismo e rapel, e com degustação de cachaças e cervejas artesanais, frutas vermelhas e cafés especiais premiados no mundo todo promovem um grande resultado para o turismo de Ibicoara, e reflete a demanda turística para novo momento mundial, um turismo menos massivo.

Contudo, essa soma de ambientes naturais que possibilitam a imersão seguindo os protocolos de saúde pública universal, possibilitam que o ecoturismo, o turismo rural e de aventura em paisagens únicas na Chapada Diamantina Sul, uma das regiões naturais mais exuberantes do Brasil, seja desejo de todos os viajantes da retomada do turismo.

Por tudo isso, a Secretaria de Turismo tem projetado um novo momento para o turismo na cidade. Capacitações e treinamento voltadas para todos os envolvidos no receptivo turístico da cidade, sistematização dos circuitos e rotas turísticas, atualização e consequente aplicação do Plano Turístico com mais de 120 metas a serem cumpridas nos próximos 3 anos, além da reformulação de toda a comunicação do turismo que ressaltará no destaque do que há de melhor na Chapada Diamantina.

E, para mais novidades, convidamos a nos acompanhar e interagir nas redes oficiais do turismo da cidade e, também, a nos visitar em breve e constatar de perto todas as mudanças e adaptações do turismo de Ibicoara para o que todos têm chamado de “novo normal”.

Bahia também é alvo de Operação contra pornografia infantil realizada no Brasil e mais 5 países

A Polícia Civil da Bahia apresenta, nesta quarta-feira (9), os resultados da Operação ‘Luz na Infância 8’.
A ação faz parte de uma mobilização nacional para combater crimes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes na internet e foi articulada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi).

Na Operação Luz na Infância 8, a Polícia Civil da Bahia está cumprindo três mandados de busca e apreensão no estado.
Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Brasil e em mais cinco países: Argentina, Estados Unidos, Paraguai, Panamá e Equador.

Houve a colaboração da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, por meio da Homeland Security Investigations (HSI), que ofereceu cursos, compartilhamento de boas práticas e capacitações.

Programa Partiu Estágio convoca mais 1.388 estudantes para atuar em órgãos estaduais

Mais 1.388 estudantes universitários foram selecionados pelo Programa Partiu Estágio e terão a oportunidade de atuar nos órgãos estaduais, em 60 municípios da Bahia, com postos de trabalho na capital e interior do estado. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa, nesta terça-feira (1º), durante o Papo Correria. Outro destaque do programa foi a confirmação de que o pagamento da segunda parcela de R$ 150 do programa Bolsa Presença, para famílias com filhos matriculados na Rede Estadual de Ensino e em condição de vulnerabilidade socioeconômica, será realizada no dia 10 de junho.

“Estamos investindo muito na educação, porque acreditamos que é o caminho para o desenvolvimento de nosso povo. Além das bolsas e programas como o Primeiro Emprego, temos investimentos em novas escolas, em requalificação da infraestrutura das escolas existentes, para capacitar e dar condições para um modelo que vai integrar educação profissional, arte, cultura e esporte com a aprendizagem convencional. Nos próximos meses, nós vamos inaugurar uma série de escolas e iniciar outras obras.”, afirmou o governador.

Estágio

Nesta edição do Partiu Estágio, o programa contemplará 110 cursos de graduação. A lista com os convocados será divulgada nesta quarta-feira (2). Os estudantes selecionados terão até vinte dias úteis para apresentar a documentação exigida no edital, a partir do dia 11 de junho, ao órgão em que irão atuar. O chamamento será encaminhado por e-mail e SMS. Já a lista dos convocados estará disponível para consulta no site da Secretaria da Administração do Estado (Saeb). Os universitários que não apresentarem a documentação completa, ou não se apresentarem dentro do prazo estipulado, perderão a vaga de estágio automaticamente.

Devido à pandemia causada pelo novo coronavírus, todas as medidas preventivas estão sendo adotadas por cada órgão, no intuito de garantir a segurança de seus colaboradores. Em caso de dúvidas, os estudantes podem entrar em contato por e-mail ou pelo telefone do órgão em que irão estagiar. Todos esses dados estarão no e-mail de convocação para o estágio. Após a entrega de toda a documentação e assinatura do contrato, o universitário já poderá iniciar o estágio.

Tecnologia

Também nesta quarta-feira (2), será lançado um convênio entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a startup Digital Innovation One com o objetivo de permitir a distribuição de 10 mil vagas para formar desenvolvedores de software capacitados para o mercado de TI. O objetivo do ProgramAÊ é levar educação em desenvolvimento de software para milhares de pessoas do estado de forma totalmente gratuita, democratizando o aprendizado em tecnologia, além de capacitar milhares de desenvolvedores para suprir o déficit do mercado nacional. As inscrições para as vagas ficarão abertas até o dia 30 de junho e podem ser acessadas, nas modalidades iniciante e avançado, no site da Secti.

De acordo com a secretária da Secti, Adélia Pinheiro, trata-se de uma oportunidade que os jovens baianos terão para aperfeiçoar as suas habilidades no setor de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação). “Promover acesso à educação em desenvolvimento de software para os nossos jovens é incentivar que eles possam ter um futuro promissor em um dos setores de maior potencial de crescimento no mercado de trabalho. Além disso, é um grande ganho econômico para o nosso estado, pois, com profissionais capacitados, conseguimos atrair ainda mais empresas para a Bahia”, afirmou.

Os cursos são online e envolvem a criação de soluções e sites com o uso de HTML, CSS, JavaScript, ReactJS, Node.js, Java, NET, Python e bancos de dados. Serão trabalhados ainda o desenvolvimento de soft skills e debates a respeito de aspectos fundamentais dessa carreira no mercado de trabalho. As aulas são tanto gravadas quanto ao vivo, todas ministradas por profissionais do setor.

Repórter: Tácio Santos

SEC inicia segunda-feira (1°) pré-jornada pedagógica para o ano letivo 2020/21 na rede estadual de ensino
Foto: Josenildo Almeida

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) desencadeia, a partir de segunda-feira (1°), uma série de atividades visando o início do ano letivo 2020/21, que começará no dia 15 de março, com o ensino 100% remoto. Primeiro será realizada a pré-jornada pedagógica, de segunda a sexta-feira (de 1° a 5), que acontecerá totalmente virtual, com o engajamento de professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares, profissionais da Educação, estudantes e as famílias, com atividades pelo canal do YouTube Educação Bahia 1 ou por meio de plataformas digitais, como o Teams e o Zoom.

 

“Este é um momento de nos encontrarmos coletivamente, com o isolamento social e todo o cuidado que a pandemia do novo Coronavírus ainda requer, para planejar o ano letivo 2020/2021. O nosso desejo era de estarmos juntos, com as escolas vivendo a sua rotina normal, mas ainda é o momento de cuidar das vidas e manter o distanciamento social que a pandemia nos impõe. Ao mesmo tempo, estaremos juntos virtualmente, com as escolas estabelecendo a rotina de trabalho no ensino remoto, para dar todo o suporte aos estudantes e garantir a todos eles o direito de aprender”, afirmou o secretário da educação do Estado, Jerônimo Rodrigues.

 

Neste sábado (27), a SEC se reuniu com os dirigentes dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) para discutir esta dinâmica de trabalho na pré-jornada, que envolverá diretamente professores, coordenadores pedagógicos e gestores e contará, também, com momentos de participação dos estudantes e das famílias. De acordo com a programação, as manhãs de segunda a sexta serão dedicadas a lives e oficinas para orientações da Secretaria da Educação do Estado (SEC) e os períodos da tarde, para o trabalho, estudo e planejamento interno dos NTE e das escolas. 

 

*PROGRAMAÇÃO* - Na segunda, a programação começa às 10h, com uma live com o tema "Agenda da inclusão e aprendizagem". Na oportunidade, serão apresentadas as atividades pensadas para a Jornada Pedagógica Paulo Freire da rede estadual, que será realizada de 8 a 12 de março. A programação também terá convidados, a exemplo da estudante Ludmila Ferreira, do Colégio Rotary de Juazeiro, medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica; e da professora Rita Malheiros, do Colégio Estadual do Campo Pedro Atanásio Garcia, no povoado de Maniaçú, em Caetité. Para a agenda dos NTEs e das escolas, na segunda-feira, está programado o "Diálogo territorial", das 14h às 16h. 

A programação da pré-jornada pedagógica, segue, na terça (2), com lives, às 9h, sobre os "Protocolos sanitários e infraestrutura" e, às 11h, terá a oficina sobre "Tempo Integral". No período da tarde, acontecerá a agenda escolar interna, com os NTEs e as escolas, das 14h às 18h. Na quarta-feira (3), a live das 9h será sobre os "Protocolos de matrícula, programação, tecnologia e sistemas" e, às 11h, terá oficina sobre "Planos de ensino e atividades complementares". O período da tarde segue para agenda escolar interna, das 14h às 18h, entre os NTEs e as escolas.

Na quinta-feira (4), às 9h, acontecerá a live sobre "Acolhimento, formação e busca ativa" e, das 14h às 18h, segue a agenda entre os NTEs e as escolas. A programação da pré-jornada na sexta-feira inclui uma live, às 9h, sobre "Educação Profissional e Tecnológica" e uma reunião virtual com escolas Indígenas, do Campo, Especiais, Escolas Famílias Agrícolas e de Assentamento e, das 14h às 18h, termina com a agenda escolar interna entre os NTEs e as escolas sobre os estudos e o planejamento para a retomada dos encontros durante a Jornada Pedagógica Paulo Freire, a partir da segunda-feira (8).

 

 

Jovem morre durante intervenção policial em Presidente Jânio Quadros

Um jovem identificado como, Wesley de Jesus Campos , vulgo " Ula", foi morto na noite de ontem (08), no bairro Vila Elisia, durante uma intervenção policial.
De acordo com informações noticiadas pelo site Destaquebahia, a Guarnição da Polícia Militar, se deparou com Wesley que estaria estaria armado e resistiu a prisão. Ao empunhar a arma em direção aos policiais, o mesmo foi alvejado e socorrido ao hospital, mas não resistiu e faleceu. Wesley possuía passagens pela polícia.

EM RIO DO ANTÔNIO VEREADOR ANDRÉ BERKOVITZ SOLICITA REDUÇÃO PELA METADE DE SALÁRIOS DE PREFEITO, VICE E VEREADORES
A economia com a redução será de mais de R$ 1 milhão nos próximos quatro anos

23/03/2020 - 12:47

A economia com a redução será de mais de R$ 1 milhão nos próximos quatro anos

EM RIO DO ANTÔNIO VEREADOR ANDRÉ BERKOVITZ SOLICITA REDUÇÃO PELA METADE DE SALÁRIOS DE PREFEITO, VICE E VEREADORES

O vereador André Rogério Berkovitz Soares, apresentou uma indicação na última sessão da Câmara de Vereadores de Rio do  Antônio, onde sugere a redução dos salários do Prefeito, Vice-Prefeitos e Vereadores.

Na justificativa a sua indicação, o Parlamentar usa como argumento a nescessidade da redução dos salários dos agentes públicos em virtude da forte crise que assola o país e a frequente queda na receita do Município de Rio do Antônio. O projeto de Lei visa fixar os subsídios para o quadriênio  2021 a 2024, obedecendo os requisitos legais na Lei Orgânica e na constituição Federal. Por não ter sido apresentado em tempo hábil, o projeto já se encontra na Câmara de Vereadores e será apreciado na próxima sessão.

"O momento é de colaborar para que o nosso município tenha mais verba para a educação, saúde e outras áreas de extrema importância. Espero que após ser apresentado os meus colegas possam ser favoravéis, pois isso gerará uma grande economia que reflitirá numa melhor qualidade de vida para os municípes já que serão mais de R$ 1 milhão em economia nos próximos quatro anos; além, é claro, de moralizar a política, que hoje está tão desacreditada em nosso Brasil", disse o vereador em contato com nossa reportagem.

veja abaixo o projeto.

EM RIO DO ANTÔNIO VEREADOR ANDRÉ BERKOVITZ SOLICITA REDUÇÃO PELA METADE DE SALÁRIOS DE PREFEITO, VICE E VEREADORES