Rio do Antônio

Rio do Antônio

Últimas Notícias

VEJA O VÍDEO: VISANDO AINDA MAIS DESTAQUE NO TURISMO, IBICOARA LANÇA NOVA IDENTIDADE COMUNICATIVA

Quando o assunto é turismo de natureza, Ibicoara figura-se entre as preferidas do Brasil. E a estrela dessa cidade na região sul da Chapada Diamantina, dentre outros tantos atrativos, é a Cachoeira do Buracão.
 

Embora a cidade seja conhecida como uma das maiores produtoras de alimentos do nordeste e norte do país, o turismo de natureza, mesmo com suas grandes potencialidades, nunca gerou destaque para o municipio de Ibicoara, uma vez que os destaques sempre se deram para as cachoeiras, suas trilhas e mirantes.

Mas isso tem mudado. A gestão municipal do Prefeito Gilmadson Melo (PSC), juntamente com a Secretaria Municipal de Turismo comandada por Luã Sampaio, promovem, o lançamento da marca e identidade do Turismo de Ibicoara.

O intuito desse material de comunicação é de conversar com os públicos interessados no turismo de imersão na natureza, que amam explorar e superar desafios ao ar livre. E também, dessa forma, atribuir a Ibicoara o posto merecido de um dos melhores destinos naturais do país.

Com cachoeiras fantásticas, como o Buração e a Fumacinha, trilhas e mirantes impressionantes, clima muito agradável para a prática de atividades a céu aberto, a exemplo de trekkings, hikkings, escaladas, canyonismo e rapel, e com degustação de cachaças e cervejas artesanais, frutas vermelhas e cafés especiais premiados no mundo todo promovem um grande resultado para o turismo de Ibicoara, e reflete a demanda turística para novo momento mundial, um turismo menos massivo.

Contudo, essa soma de ambientes naturais que possibilitam a imersão seguindo os protocolos de saúde pública universal, possibilitam que o ecoturismo, o turismo rural e de aventura em paisagens únicas na Chapada Diamantina Sul, uma das regiões naturais mais exuberantes do Brasil, seja desejo de todos os viajantes da retomada do turismo.

Por tudo isso, a Secretaria de Turismo tem projetado um novo momento para o turismo na cidade. Capacitações e treinamento voltadas para todos os envolvidos no receptivo turístico da cidade, sistematização dos circuitos e rotas turísticas, atualização e consequente aplicação do Plano Turístico com mais de 120 metas a serem cumpridas nos próximos 3 anos, além da reformulação de toda a comunicação do turismo que ressaltará no destaque do que há de melhor na Chapada Diamantina.

E, para mais novidades, convidamos a nos acompanhar e interagir nas redes oficiais do turismo da cidade e, também, a nos visitar em breve e constatar de perto todas as mudanças e adaptações do turismo de Ibicoara para o que todos têm chamado de “novo normal”.

Pavimentação Asfástica de Tranqueiras alegra moradores e vereador Almir comemora o benefício, veja o vídeo

O vereador Almir tem buscado de forma incessante vários benefícios para a população ituaçuense, voz ativa na Câmara, muitos dos seus projetos e indicações vêm transformando positivamente a vida das pessoas em várias localidades do município, Tranqueiras é uma delas. O distrito teve suas ruas pavimentadas com asfalto, fruto das solicitações do vereador, que junto com a comunidade comemorou tão grande obra, veja o vídeo.

Bahia também é alvo de Operação contra pornografia infantil realizada no Brasil e mais 5 países

A Polícia Civil da Bahia apresenta, nesta quarta-feira (9), os resultados da Operação ‘Luz na Infância 8’.
A ação faz parte de uma mobilização nacional para combater crimes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes na internet e foi articulada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi).

Na Operação Luz na Infância 8, a Polícia Civil da Bahia está cumprindo três mandados de busca e apreensão no estado.
Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Brasil e em mais cinco países: Argentina, Estados Unidos, Paraguai, Panamá e Equador.

Houve a colaboração da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, por meio da Homeland Security Investigations (HSI), que ofereceu cursos, compartilhamento de boas práticas e capacitações.

Governador entrega Ba-142 requalificada e anuncia novos investimentos em Ituaçu e Tanhaçu, veja o vídeo

Nesta sexta-feira (04), os municípios de Tanhaçu e Ituaçu receberam a visita do Governador Rui Costa, o qual fez a inauguração simbólica da Ba-142, que liga os dois municípios e foi totalmente requalificada. Em Ituaçu, o governador visitou outras obras em andamento e fez anúncio de novos investimentos. Prefeitos de municípios vizinhos; a exemplo de Barra da Estiva, Ibicoara, Mirante, entre outras autoridades e lideranças políticas também estiveram recepcionando o governador, veja o vídeo com a reportagem completa.

Programa Partiu Estágio convoca mais 1.388 estudantes para atuar em órgãos estaduais

Mais 1.388 estudantes universitários foram selecionados pelo Programa Partiu Estágio e terão a oportunidade de atuar nos órgãos estaduais, em 60 municípios da Bahia, com postos de trabalho na capital e interior do estado. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa, nesta terça-feira (1º), durante o Papo Correria. Outro destaque do programa foi a confirmação de que o pagamento da segunda parcela de R$ 150 do programa Bolsa Presença, para famílias com filhos matriculados na Rede Estadual de Ensino e em condição de vulnerabilidade socioeconômica, será realizada no dia 10 de junho.

“Estamos investindo muito na educação, porque acreditamos que é o caminho para o desenvolvimento de nosso povo. Além das bolsas e programas como o Primeiro Emprego, temos investimentos em novas escolas, em requalificação da infraestrutura das escolas existentes, para capacitar e dar condições para um modelo que vai integrar educação profissional, arte, cultura e esporte com a aprendizagem convencional. Nos próximos meses, nós vamos inaugurar uma série de escolas e iniciar outras obras.”, afirmou o governador.

Estágio

Nesta edição do Partiu Estágio, o programa contemplará 110 cursos de graduação. A lista com os convocados será divulgada nesta quarta-feira (2). Os estudantes selecionados terão até vinte dias úteis para apresentar a documentação exigida no edital, a partir do dia 11 de junho, ao órgão em que irão atuar. O chamamento será encaminhado por e-mail e SMS. Já a lista dos convocados estará disponível para consulta no site da Secretaria da Administração do Estado (Saeb). Os universitários que não apresentarem a documentação completa, ou não se apresentarem dentro do prazo estipulado, perderão a vaga de estágio automaticamente.

Devido à pandemia causada pelo novo coronavírus, todas as medidas preventivas estão sendo adotadas por cada órgão, no intuito de garantir a segurança de seus colaboradores. Em caso de dúvidas, os estudantes podem entrar em contato por e-mail ou pelo telefone do órgão em que irão estagiar. Todos esses dados estarão no e-mail de convocação para o estágio. Após a entrega de toda a documentação e assinatura do contrato, o universitário já poderá iniciar o estágio.

Tecnologia

Também nesta quarta-feira (2), será lançado um convênio entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a startup Digital Innovation One com o objetivo de permitir a distribuição de 10 mil vagas para formar desenvolvedores de software capacitados para o mercado de TI. O objetivo do ProgramAÊ é levar educação em desenvolvimento de software para milhares de pessoas do estado de forma totalmente gratuita, democratizando o aprendizado em tecnologia, além de capacitar milhares de desenvolvedores para suprir o déficit do mercado nacional. As inscrições para as vagas ficarão abertas até o dia 30 de junho e podem ser acessadas, nas modalidades iniciante e avançado, no site da Secti.

De acordo com a secretária da Secti, Adélia Pinheiro, trata-se de uma oportunidade que os jovens baianos terão para aperfeiçoar as suas habilidades no setor de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação). “Promover acesso à educação em desenvolvimento de software para os nossos jovens é incentivar que eles possam ter um futuro promissor em um dos setores de maior potencial de crescimento no mercado de trabalho. Além disso, é um grande ganho econômico para o nosso estado, pois, com profissionais capacitados, conseguimos atrair ainda mais empresas para a Bahia”, afirmou.

Os cursos são online e envolvem a criação de soluções e sites com o uso de HTML, CSS, JavaScript, ReactJS, Node.js, Java, NET, Python e bancos de dados. Serão trabalhados ainda o desenvolvimento de soft skills e debates a respeito de aspectos fundamentais dessa carreira no mercado de trabalho. As aulas são tanto gravadas quanto ao vivo, todas ministradas por profissionais do setor.

Repórter: Tácio Santos