Sebastião Laranjeiras

Sebastião Laranjeiras

Últimas Notícias

Mandado de Segurança é protocolado na justiça para que artista de Ituaçu receba os recursos da Lei Aldir Blanc

Um mandado de Segurança foi protocolado na justiça pelo artista Aelson Soares da Silva Neto, que assim como os demais artistas e representantes culturais, não receberam os recursos da Lei Aldir Blanc retidos pela Prefeitura de Ituaçu em um suposto ato de Abuso de Poder e perseguição política.
Políticos de notoriedade nacional também têm se posicionado a contra a atitude o atual gestor Phellipe Brito e se mobilizado no intuito de que o auxílio seja liberado.
O Mandado de Segurança Cível de número 8000281-53.2021.8.05.0134 é contra o prefeito Phellipe Brito e o Secretário Francisco de Assis. Caso a justiça seja favorável, este por ser o caminho para que os demais prejudicados com o não recebimento do auxílio também tenha os seus direitos atendidos.

Prefeitos somam forças pela formação do Consórcio Chapada Sul

Mais um importante passo rumo a implantação do Consórcio de Desenvolvimento Chapada Sul foi dado na última segunda-feira (19), quando o prefeito de Barra da Estiva João de Didi, juntamente com os prefeitos de Mirante, Ituaçu, Rio de Contas, Iramaia e Tanhaçu, estiveram na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE), onde formalizaram o protocolo de intenção da formação do consórcio, durante uma reunião com secretário Nelson Leal.

Prefeitos somam forças pela formação do Consórcio Chapada Sul

Além dos prefeitos supracitados, ainda estarão participando, conforme já demonstraram interesse, os prefeitos de Ibicoara, Jussiape, Caetanos e a prefeita de Contendas do Sincorá.
A reunião ainda contou com a presença do Deputado Federal Cláudio Cajado, que apoia a constituição do consórcio que tem como finalidade somar forças para promover ainda mais o desenvolvimento dos municípios participantes.

Aulas semipresenciais começam no dia 26 na rede estadual de ensino

O retorno das aulas na rede estadual de ensino, de forma semipresencial, foi confirmado pelo governador Rui Costa, na noite desta terça-feira (13), durante o Papo Correria. No dia 26 de julho, as escolas da rede estadual irão iniciar a segunda fase do planejamento do ano letivo 2020/21, passando do ensino 100% remoto, que começou em 15 de março, para o ensino híbrido.

O governador destacou que serão adotadas medidas de segurança no retorno das aulas. As salas serão ocupadas com metade da capacidade, e a semana letiva passará a ter seis dias, dividida em dois grupos de estudantes. Um grupo terá aula nas segundas, quartas e sextas, enquanto o outro terá nas terças, quintas e sábados. “A ideia é dividir a turma por ordem alfabética, mas vamos dar liberdade para que cada escola possa fazer esse ajuste quantidade de alunos em sala”, afirmou.

Ainda sobre as mudanças na educação, Rui disse que autorizou a ampliação da carga horária de professores de 20 horas para 40 horas semanais. “Vamos também zerar o chamamento do concurso de 2019 e vamos declarar o concurso encerrado. Ainda convocaremos professores no regime REDA para suprir as vagas existentes nas escolas”.

Durante o programa, ele também garantiu a oferta de transporte, alimentação escolar reforçada, internet com wi-fi de qualidade e auxílio presença aos alunos da rede estadual de ensino.

VEJA O VÍDEO: VISANDO AINDA MAIS DESTAQUE NO TURISMO, IBICOARA LANÇA NOVA IDENTIDADE COMUNICATIVA

Quando o assunto é turismo de natureza, Ibicoara figura-se entre as preferidas do Brasil. E a estrela dessa cidade na região sul da Chapada Diamantina, dentre outros tantos atrativos, é a Cachoeira do Buracão.
 

Embora a cidade seja conhecida como uma das maiores produtoras de alimentos do nordeste e norte do país, o turismo de natureza, mesmo com suas grandes potencialidades, nunca gerou destaque para o municipio de Ibicoara, uma vez que os destaques sempre se deram para as cachoeiras, suas trilhas e mirantes.

Mas isso tem mudado. A gestão municipal do Prefeito Gilmadson Melo (PSC), juntamente com a Secretaria Municipal de Turismo comandada por Luã Sampaio, promovem, o lançamento da marca e identidade do Turismo de Ibicoara.

O intuito desse material de comunicação é de conversar com os públicos interessados no turismo de imersão na natureza, que amam explorar e superar desafios ao ar livre. E também, dessa forma, atribuir a Ibicoara o posto merecido de um dos melhores destinos naturais do país.

Com cachoeiras fantásticas, como o Buração e a Fumacinha, trilhas e mirantes impressionantes, clima muito agradável para a prática de atividades a céu aberto, a exemplo de trekkings, hikkings, escaladas, canyonismo e rapel, e com degustação de cachaças e cervejas artesanais, frutas vermelhas e cafés especiais premiados no mundo todo promovem um grande resultado para o turismo de Ibicoara, e reflete a demanda turística para novo momento mundial, um turismo menos massivo.

Contudo, essa soma de ambientes naturais que possibilitam a imersão seguindo os protocolos de saúde pública universal, possibilitam que o ecoturismo, o turismo rural e de aventura em paisagens únicas na Chapada Diamantina Sul, uma das regiões naturais mais exuberantes do Brasil, seja desejo de todos os viajantes da retomada do turismo.

Por tudo isso, a Secretaria de Turismo tem projetado um novo momento para o turismo na cidade. Capacitações e treinamento voltadas para todos os envolvidos no receptivo turístico da cidade, sistematização dos circuitos e rotas turísticas, atualização e consequente aplicação do Plano Turístico com mais de 120 metas a serem cumpridas nos próximos 3 anos, além da reformulação de toda a comunicação do turismo que ressaltará no destaque do que há de melhor na Chapada Diamantina.

E, para mais novidades, convidamos a nos acompanhar e interagir nas redes oficiais do turismo da cidade e, também, a nos visitar em breve e constatar de perto todas as mudanças e adaptações do turismo de Ibicoara para o que todos têm chamado de “novo normal”.

Pavimentação Asfástica de Tranqueiras alegra moradores e vereador Almir comemora o benefício, veja o vídeo

O vereador Almir tem buscado de forma incessante vários benefícios para a população ituaçuense, voz ativa na Câmara, muitos dos seus projetos e indicações vêm transformando positivamente a vida das pessoas em várias localidades do município, Tranqueiras é uma delas. O distrito teve suas ruas pavimentadas com asfalto, fruto das solicitações do vereador, que junto com a comunidade comemorou tão grande obra, veja o vídeo.